sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DICAS DE VIAGEM – PARTE 1

Bomdia, boatarde, boanoite! (dependendo de onde vc está!!!!!)

MUITA gente tem comentado que seguiu o meu blog durante nossa viagem para a Europa e MUITOS manifestam a vontade de “UM DIA”, poder fazer a mesma viagem ou a viagem do seu sonho!

Amigos. Isto é uma coisa MUITO fácil de ser feita. Aliás, como tudo na vida, basta ter um BOM PLANEJAMENTE, muita disciplina e firmeza de propósitos.

Vou contar como nossa viagem começou, quase um ano antes de embarcarmos no A370 da TAM que nos levou ao aeroporto de Baraja em Madrid e de lá, até Barcelona.

Algumas premissas: Se tiver disponibilidade, viaje em períodos que não sejam de férias escolares. Hoje, todos os locais turísticos estão sempre muito cheios de gente, barracas, ambulantes, pedintes, etc. Nas férias, multiplique isso por 3 ou 4! Para quem conhece Sampa, algo próximo da rua 25 de Março!

Claro que sempre será férias em algum lugar do mundo, mas “normalmente”, na Europa, US, etc., as férias acontecem mais ou menos nos mesmos períodos.

Para o hemisfério norte, a melhor época para viajar é no outono. Não tem o calor do verão, que é de sufocar (na Grécia e em outros países, chega a fazer 45º, 47º – as vezes chega a mais de 50º), nem o frio do inverno, que atinge os -22º, -30º, fácil, fácil. Para quem, como eu, ADORA neve e frio, ótimo, mas como a maioria das mulheres são friorentas..... melhor evitar.

Como nada é perfeito, corre-se o risco de pegar algum dia chuvoso. Graças a Deus, os 20 dias que passamos por lá foram com tempo M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Só pegamos um dia de garoa leve, mas nesse dia estávamos na estrada.

Decisão: Esta é a parte mais importante. Tomar a decisão de ir! Uma vez tomada a decisão, só resta, o resto! kkkkkkkk. Nada que um BOM PLANEJAMENTO não possa resolver. Procure decidir entre o Natal e o Ano Novo, pois assim, em janeiro você já começa a se planejar.

Passo ZERO! Prepare a sua documentação. Europa (passaporte). US, Canadá, México (Passaporte e Visto de entrada no país)

Passaporte: Entre no site de Polícia Federal. Agende uma entrevista. Prepare os documentos (RG, CPF, Militar, Eleitoral, com comprovantes das 2 últimas eleições, etc.), e compareça na agência desejada na data e hora marcada. Não precisa mais tirar foto. Eles tiram lá mesmo, mas não vá com camiseta. É bem rápido. Depois eles marcam a data para retirada.

Dica: Se você tiver cara de terrorista, barba, bigode, etc., tire. Se você quer viajar, esquece essa besteira. A barba depois cresce de novo!

Com o passaporte nas mãos, entre no site do consulado do país que pedir Visto, americano por exemplo, e agende uma entrevista. Prepare a documentação pedida. Formulário, Passaporte, Imposto de Renda, Holerits, motivo da viagem, etc. Mesmo que você não pretenda ir agora, tem que colocar uma data da “possível” viagem para um período próximo. Lembre-se que você “não deve nada a eles”. Não tenha medo, não trema. Responda SOMENTE o que for perguntado. Na dúvida, esclareça. Se puder pagar um despachante (eles tem as manhas) melhor, mas basicamente o cônsul (ou a consulesa) vai querer saber se você TEM DINHEIRO para manter-se lá, no período da sua viagem.

CUIDADO! O Visto só serve para você poder desembarcar no país. Na hora da chegada, se a polícia federal de lá invocar com você, pode ter Visto, dinheiro, etc, que te mandam de volta no mesmo avião. Nos países que não pedem visto, o procedimento é o mesmo. Portanto nessa hora, também não tenha medo, ou se tiver, não demonstre! Normalmente te perguntam o Motivo da viagem (turismo), onde você vai ficar (reserva de hotel ou endereço de um amigo – nesta hora mostre tudo, aluguel de carro, reservas, etc, sem atabalhoamento, o mais natural possível) e, se tem dinheiro para isso.

Roteiro: Esta parte, embora difícil, porque gostaríamos de conhecer TODA a Europa (ou todos os US), é delimitar um roteiro, que deve ficar entre o desejado e o possível.

- Qual(is) o(s) país(es) eu gostaria de visitar! Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Holanda, Austria, Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, etc.... Tem gente, que pega um avião em SP ou Rio, desce em Lisboa, no outro dia pega outro e desce em Madrid, passa um dia e vai pra Roma, dois dias depois está em Paris, Viena, Bonn, e depois de 12 dias dentro do avião, diz: conheci TODA a Europa!!!!

Sem ofensa! Eu que tive a felicidade de poder morar lá, posso dizer: Não se conhece a Europa dentro de aviões. Compra (ou alugue) um GPS, alugue um carro e realmente conheça, nem que seja uma parte, da Europa! Gente, GPS na Europa e nos US, funciona mesmo! Pode acreditar. Aqui no Brasil é só pra dizer que tem um GPS. É chic. Mas na maioria das vezes, não serve pra nada. Tem um monte de mapas, mas estes “não estão HOMOLOGADOS”, ou seja, não representam a verdade. Escrevem com letras garrafais: Tem 569 mapas (e com letrinhas pequenas – 22 homologados)!!! Só esses 22 é que são de verdade!!!

Bom. Voltemos ao planejamento. Se for para US, conheça um estado de cada vez. No máximo 2. Miami e Orlando (parques temáticos). Los Angeles (LA – fala-se “élei”), S. Francisco (Frisco), S. Diego, Sta. Barbara, etc... ou NY (fala-se “niu iórk”)

Escolhido o trajeto, escolha a data da viagem. De preferência entre setembro e novembro. São os melhores meses pra Europa e US. Nem frio e nem calor. Suponhamos que você escolheu outubro (baixa estação – preços melhores).

Primeiro passo: Pesquisa de mercado. Nenhum planejamento é bom, sem uma boa pesquisa de mercado. Esta pesquisa tem que levar em conta o seu roteiro possível (não o desejável, porque senão você desanima). Escolha um ponto de partida (chegada na Europa). Lisboa, Madrid, Paris, Roma, não importa, mas inicie pelo local mais próximo. Se você escolheu conhecer Portugal, inicie a viagem por Lisboa. Se escolheu a Itália, inicie por Roma. Há vários sites de pesquisa que comparam preços (www.submarinoViagens.com.br; www.americanas.com.br; www.decolar.com). Procure passagens aéreas para ter ideia dos preços. Lembre-se, no outono é “baixa estação”, portanto os preços são mais baixos.

Lembre-se também dos “pontos dos cartões fidelidade”! Muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais caro, mas ganhar 10 ou 20 mil pontos no cartão, para a próxima viagem.

Mesmo encontrando uma empresa aérea com bom preço, faça também uma pesquisa em algumas agências de viagem. Muitas delas têm “manhas” que nós não temos e conseguem preços (às vezes) mais baratos que da própria companhia aérea, mas fuja daquelas MUITO badaladas, tipo “Tia Augusta”. Normalmente são (muito) mais caras e não oferecem nada de mais, além de uma maletinha mal acabada com a logo dela pra você fazer propaganda grátis.

Uma passagem na baixa, custa de US1200 a US1600 (R$2100,00 a 2700,00), dependendo da classe. Divida em 4, 5 ou 6 vezes no seu cartão de crédito(*). Não esquecer que tem as famosas TAXAS e que elas são cobradas INTEGRALMENTE com a primeira parcela da passagem, portanto a primeira parcela é sempre mais salgada!!

(*) Se você ainda não tem um cartão de crédito, obtenha um URGENTE! No mundo, não se faz mais nada sem um cartão de crédito (ou de débito). Se você já tem um, mas não é internacional, procure transformá-lo em internacional IMEDIATAMENTE!

Dica 1: Marque a saída em um sábado, chegando no destino no domingo. Você terá a semana toda para programar, arrumar malas, etc. Na sexta, tem tempo para revisar. No sábado, tem o dia todo para verificar tudo. Passagens, cartões, senhas, voos, malas, etc, porque normalmente os voos saem a noite. No domingo, você chega e é feriado, tem menos trânsito, já dá pra aproveitar e/ou se refazer do fuso horário. Exceto se for aos US e seus irmãos morarem lá ou você for ficar na casa de conhecidos!!! Neste caso, você PERDE o fim de semana. Então é melhor (se puder), ir na sexta, chegar no sábado e já aproveitar as baladas.

Dica 2: Malas – Durante a semana, vá colocando TUDO o que você pensa que precisa levar, próximo da mala, inclusive documentos, passaporte, dinheiro, reservas de hotel, de aluguel de carro, etc. Vá separando as roupas, sapatos, etc, também colocando perto da mala.

Se for para a Europa, leve (NO MÁXIMO) uma camiseta para cada dia, 2 ou 3 bermudas, 2 calças (NO MÁXIMO – uma basta), meias, roupas de baixo (um jogo para cada 2 dias – se precisar, lave no hotel. Todos tem secador de cabelo), uma jaqueta, de preferência que sirva para frio e chuva (nylon), 2 tenis, 1 chinelo (dispensável – a maioria dos hotéis tem carpete, inclusive no banheiro), uma roupa melhor (calça/saia/vestido, camisa, sapato), para o caso de algum jantar de gala que você IMAGINA que poderá acontecer, mas que você vai ver que, se acontecer (muito improvável), vai ter gente de TODO jeito lá, e você não precisaria ter levado aquela maldita roupa!!

TUDO o mais que você (certamente) separou, deixe no Brasil!

Se for aos US, principalmente Miami, NY ou Califórnia, vá com a roupa do corpo e mais uma muda. Você vai ficar LOUCO com as coisas e principalmente com os preços. Vai querer comprar tudo e não vai ter lugar na mala!

Dica 3: Malas. Você pode levar 2 malas (voos internacionais, classe econômica), com até 30Kg cada, mais uma bagagem de mão, QUE CAIBA abaixo do seu assento ou no guarda bagagem sobre sua cabeça. Na dúvida, vá até um aeroporto ou entre no site de um. Eles fornecem as dimensões permitidas. Para Europa, leve somente a sua mala que tudo por lá é bem caro e você comprará pouca coisa. Se for aos US, leve uma mala grande (a maior que você tiver), mesmo que sem nada dentro, porque ela vai voltar cheia. Se precisar de OUTRA mala, compre lá que é muito melhor e mais barato!

Após “bookar” (reservar) a passagem, entre no site da empresa e marque os assentos do avião. Dê preferência em locais perto das asas. Um pouco a frente se possível. Tem uma boa visão, é servido mais depressa. Se houver problema, está mais perto das saídas de emergência. Normalmente os aviões maiores tem 3 fileiras de assentos. 2-5-2; 3-5-3; 2-7-3; se for casal, procure pegar sempre as fileiras de 2! Nos aviões menores, 2-2; 3-3; 2-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.