sábado, 31 de outubro de 2009

Agruras de um cartao de credito INTERNACIONAL!

Bomdia, boatarde, boa noite!

Agora, vivendo aqui nos Estados Unidos eh que me dei conta de que, em cada lugar do mundo, temos um horario diferente (e um teclado de computador tb.... o deles, naum tem acentos!!!!)

Volto hoje pra contar como um “sistema” pode ser bom(para situacoes normais) e burro (ao mesmo tempo), para excessoes.

Ninguem pode negar que hoje, ter um cartao de credito eh uma comodidade.
1- Pode-se andar praticamente sem dinheiro, o que eh otimo no Brasil, para o caso de assaltos (roubos ou furtos, sei la o termo correto a ser utilizado).
2- A praticidade de ser aceito (hoje) em quase todas as lojas, restaurantes, etc.... (quase porque por ex. em Catalao GO, cidade onde moro, muito lugares ainda nao aceitam), facilitando sobremaneira as nossas vidas.
3- Na eventualidade de falta de cash, de uma dificuldade momentanea, voce poder utilizar o cartao e pagar quando puder, claro dentro do seu limite e arcando com os juros escorxantes que sao cobranos em nosso Brasil varonil (e nao adianta culpar os banco, financeiras, etc... Os culpados somos nos mesmos que votamos e colocamos no poder gente que vai la pra nos roubar, atraves dos impostos mais caros do mundo).

Tudo isso controlado por um “sistem” muito bem projetado para garantir o usuario, quem aceita o cartao, etc... Porem, a despeito das vantagens apresentadas acima, alem de outras, quando algo sai dos “padroes normais” a coisa muda completamente de figura.

Vindo aos US em setembro, percebi que meu cartao venceria em outubro. Tarde demais para solicitar prorrogacao no Brasil e cedo demais para receber em casa o cartao novo. Ligo para o cartao para solicitar que seja entregue nos US. Negativo. Entrega somente no endereco que consta no “sistema”. OK, entao altero o endereco pra US. Negativo. Somente para enderecos no Brasil (Detalhe: eh um cartao internacional, cuja sede eh nos US). Portanto, sem ter mais opcoes, viajo com o cartao que expira em 31 de outubro.
No dia 21 ligo para o cartao (US) e sou informado que posso simplesmente pedir um cartao suplementar. Otimo, vamos fazer isso.
- OK senhor, vou conecta-lo com o Brasil.
- Alo, meu nome eh fulana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
- Conto a historia........ (mais de 20 minutos no fone para que ela entenda), porque o cartao suplementar eh para roubo ou perda.... e o meu, NAO foi roubado e nem perdido. Perde a validade!
- Para sua seguranca o Sr. Pode confirmar alguns dados? Nome que consta no cartao suplementar; Sua data de nascimento; Nome completo de sua mae; cor da sua cueca!!!
- Obrigado Sr. por confirmar; Mas Sr. o cartao suplementar so funciona com as maquinhas antigas, aquelas de colocar e passar rolinho em cima!
- Aquelas do tempo do guarana de rolha? Isso nao existe mais, nem no Paraguay!!!
- Sinto muito Sr. em que mais posso ajuda-lo?
Em nada, claro. Retorna para o atendente nos US.
Explico a explicacao e o atendente (muito educado e cortez) me replica:
- A atendente no Brasil esta mal informada. Os cartoes suplementares, alguma vezes apresentam problemas na tarja magnetica, mas, basta o caixa digitar o No. do cartao e a transacao sera efetuada!
- Are yoy sure? (Vc tem certeza?)
- Absolutamante.
- OK, entao vamos providanciar. Vamos contactar o Brasil e eu fico na linha junto.
- Alo, meu nome eh ciclana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
- Atendente americano (que surpreendentemente fala um otimo portugues do Brasil – nao de Portugal – nada contra os portugueses) explica.
- Mas Sr. se o Sr. solicitar agora o emergencial, imediatamente os cartoes originais que estao no Brasil serao cancelados e o “sistema” enviara novos cartoes para o seu endereco de correspondencia.
Explico (pela 5ª vez), que nao adianta irem cartoes para a minha residencia no Brasil porque nao tem ninguem para recebe-los e portanto eles deverao retornar. Solicito que o endereco seja alterado para a residencia de uma de minhas filhas que podera receber o cartao no Brasil.
- Ok Sr. qual o novo endereco?
- Rua..........
- Ok Sr. o endereco esta atualizado mas o “sistema” leva 48 hs para reconhece-lo. Caso o Sr. Solicite seu suplementar agora, imediatamente o “sistema” enviara novos cartoes para o seu endereco antigo.
Atendente americano entra na linha....
- Entao posso sugerir algo? Deixamos o processo todo pronto. No dia 23 o Sr. liga, diz o No. de referencia e o atandnete somente “completa” o pedido.
- OK, perfeito, mas por via das duvidas, como conheco o Brasil, vamos deixar para o dia 26 (segunda feira).
- OK, vou deixar gravado no seu registro que o Sr. ligara de novo no dia 26.
FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:
Dia 21 19:00hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 19:30hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 21:00hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 22:00hs. Trim........ cel chamando! Atendo.

- Sr. Barioni? Aqui eh do cartao..... o Sr. solicitou um cartao emergencial mas ele foi negado pelo seu banco no Brasil!
- Como ? AINDA nao solicitei nada!!!!!!
- O Sr. NAO solicitou?
Mais 1 horas e meia para explicar TODA a situacao....
- Entao o Sr quer que CANCELE o seu cartao emergencial?
Mais 1 hora para chegar a um “novo acordo” exatamente igual ao anterior. Algum “desgrassado” viu o pedido, NAO via a observacao e “mandou ver” o pedido pro Brasil!
FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:
Dia 26, 18hs ligo para o cartao. Dou o No. de referencia.
- OK Sr. vou conecta-lo com o Brasil.
- Alo, meu nome eh beltrana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
20 minutos explicando a situacao.
- Para sua seguranca o Sr. pode confirmar alguns dados? Nome que consta no cartao suplementar; Sua data de nascimento; Nome completo de sua mae; cor da sua cueca!!!
- Obrigado Sr. por confirmar; OK Sr. entao o Sr. deseja solicitar o cartao suplementar (especial para viajantes com problemas)?
- Sim.
- OK Sr, sua solicitacao esta confirmada, seus novos cartoes irao para o endereco de correspondencis (confirmado) e o novo cartao suplementar chegara em 24 horas.
3º. FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:

Dia 28, entra o rapaz da UPS (servivo de correio americano) no escritorio com o cartao nas maos (num envelope, claro).
Recebo, abro, verifico; Meu sobrenome escrito errado!!!!!!! Baroni ao invez de Barioni. Comeram um “I”!!!! Nao faz mal, vou tentar. Saio, vou ao Ralphs (mercado) comprar uns frios pra lanchar.
Pego as mercadorias, vou ao caixa, entrego o cartao:
- Sr. O cartao foi “negado”!
- Explico a situacao (esqueci do negocio de digitar). Mostro o cartao original e explico que esta bloqueado por causa do suplementar.
O caixa pega o original da minha mao e diz:
- Vamos tentar com este, talvez ainda funcione! NEGADO.
OK, pago em dinheiro. US$ 23,18. Thank You! Have a nice day!
Chego no escritorio e ligo imediatamente para o cartao.
Enquanto estou falando recebo (em outro fone), uma ligacao de meu filho que estava fora:
- Liga imediatamente pra sua namorada no Brasil porque ela esta desesperada. Ligaram pra ela do cartao, neste momento e disseram que “alguem” tentou fazer uma compra de enorme valor, nos Estados Unidos e o “sistema” bloqueou TODOS os cartoes, para sua seguranca, imediatamente.
Explico a situacao para o atendente americano.
- OK Sr. vou verificar com o pessoal no Brasil (espera na linha).
Entro em contato com a namorada pelo MSN.
- Voce esta bem? Foi sequestrado?
- Nao, tudo normal, explico a situacao.
Atendente americano entra na linha (15 minutos depois).
- Sr. Nao estou conseguindo falar com o Brasil e nao quero deixa-lo esperando por mais tempo. Assim que conseguir, ligo de volta.
Continuo no MSN acalmando a namorada que quase morre de susto, tem dor de cabeca, etc.... Explico que eh mais facil ela ser sequestrada em Catalao (Brasil) do que eu aqui.
Mais 20 min. Cel toca.
- Sr. aqui eh o etendente do cartao. Consegui falar como Brasil. Eles nao sabem exatamente o que occorreu mas, ficou acertado que o Sr. deve tentar usar novamente o cartao. Nao esqueca que, caso ele nao passe pela maquina, solicite ao caixa DIGITAR o No. do mesmo.
Saindo do escritorio, hora do almoco, vou com meu filho em uma loja de materiais para escritorio. Office Depot. Enquanto ele escolhe materiais fico olhando. Vejo uma filmadora, 2 em 1 (tira fotos tambem), da Sony, compacta, em oferta. Preco otimo. Meu filho confirma que eh boa marca, bom produto, um amigo tem uma igual. Decido comprar.
Filmadora, cabos, cartao de memoria, seguro, etc.... US$ 236,99. Chego ao caixa e entrego o cartao. Caixa passa na maquina: Cartao NEGADO!
Explico que o cartao eh suplementar, mostro o original, solicito que o No. seja digitado. Caixa chama gerente. Um indiano (aparentemente) muito desconfiado!
- Infelizmente Sr. na California ha uma lei que PROIBE DIGITAR Nos de cartao.
???????? !!!!!!!!!!!!! Meu filho paga com o cartao dele!
Ligo imediatamente para o cartao. Explico a situacao. Liga com Brasil. Brasil atende (varios minutos depois). Explico a situacao (novamente).
- Sr. Ontem realmente houve uma tentativa de compra no Ralphs, etc... etc..... o Sr. Confirma que foi o Sr.?
- Claro que confirmo.
- Pois entao Sr. consta do “sistema” que foi enviado um telegrama para seu endereco de correspondencia solicitando a confirmacao de dados, o Sr. recebeu este telegrama?
- Nao sei, o endereco de correspondencia fica no Brasil e eu estou nos US!!!!
- OK Sr., mas o Sr. confirma o endereco?
- Sim confirmo.
- OK Sr. este procedimento eh para sua seguranca. . Consta tambem do “sistema” que ontem os procedimentos realmente foram feitos, mas ESQUECERAM de desbloquear os cartoes, o Sr. deseja que os cartoes sejam desbloqueados?
- Obvio que desejo, senao, pra que quero os cartoes?????
- OK Sr. um momento. OK Sr. os cartoes foram desbloqueados com sucesso. A partir desse momento o Sr. ja pode comprar em qualquer estabelecimento.
FICO FELIZ PELA 4ª VEZ! PROBLEMA FINALMENTE RESOLVIDO.
Ledo engano!

Saimos do escritorio e vamos na ROSS (loja de deptos) ver algumas coisas que minhas filhas pediram.
Antes, vamos passar num 7-Eleven da vida e comprar uma coca so pra certificar que o cartao realmente esta funcionando.
Para, entra na loja, pega uma coca, vai ao caixa, entrega o cartao!
- Cartao negado, Sr.!!!!!
Pesso para DIGITAR o no.
- Impossivel Sr.
Pago em DINHEIRO! Ligo novemante.
- Atendente falando portugues (de Portugal). Mas Sr. o cartao emergencial, apesar de ter tarja magnetica, ela nao funciona. Em TODOS os estabelecimentos, so sera aceito, DIGITANDO o No. do cartao! (conforme a PRIMEIRA informacao!!!)
Explico que na California ha uma lei que proibe digitar.
- Entao nos desculpe Sr. mas o “sistema” so opera desta maneira. Sinto muito! Nao temos como ajuda-lo!!!!!!

Ligo pra minha filha:
- Voce recebeu um telagrama do cartao?
- Sim! Mas nao abri.
- Abre e leia.
Escrito no telegrama: Sr. consta em nosso “sistema” que o Sr. solicitou transferencia de endereco de.... para...... no dia....... caso o endereco esteja ERRADO ou o Sr. NAO RECEBA ESTE TELEGRAMA, favor entrar em contato imediatamente.
????????? – Se eu NAO RECEBER ou o endereco estiver ERRADO, como vou entrar em contato????
E falamos dos irmaos portugueses!!!!!!!!

Dia 30. Ligo pela enesima vez.... para certificar que, pelo menos, os cartoes originais ja tenham sido enviados pra casa da minha filha e que, quando chegarem la, o meu genro ponha no correio para ca.
.......... OK Sr. seus cartoes foram enviados somente ontem pois estavam bloqueados devido a uma tentativa de compra no exterior...... etc... etc.....

RESULTADO: O “sistema”, para MINHA seguranca, bloqueou os MEUS cartoes porque EU tentei usar o MEU cartao emergencial que o proprio “sistema” me enviou.
Como NAO respondi ao telegrama confirmando o endereco que EU solicitei que fosse alterado, NAO enviaram os cartoes originais, ATE que EU confirmasse pela enesima vez.
Depois de varias ligacoes, etc., o “sistema” NAO liberou nada, porque ESQUECERAM de me perguntar se eu REALMENTE QUERIA que eles fossem liberados.
E o “sistema”, para MINHA SEGURANCA, somente liberou no dia 29, portanto 8 dias apos o 1º. contato. O Correio (nosso correio brasileiro) tem de 6 a 8 dias para entregar (porque eh em SP. Se fosse em GO eu estava perdido), mas como estiveram em greve, por quase um mes, deve ter MUITA corrspondencia atrasada. Portanto, deve levar mais ALGUNS dias....
DAI: Estou nos US, sem cartao, sem dinheiro e terei que esperar ALGUNS dias ate o cartao chegar no Brasil para ser finalmente enviado para mim.
Se eu fosse um simple turista, estaria REALMENTE enrrascado.
Pobre de nos, simples turistas brasileiros.......

CONCLUSAO FINAL: O “sistema” de cartoes eh otimo, para quando voce NAO PRECISA dele, porque se REALMENTE precisar..........

3 comentários:

  1. Oi Roberval, Blz? Éhh estou vendo que as "BURROCRACIAS" existem não só no Brasil e que elas fazem parcerias até no exterior, que m... hein? bjossss

    ResponderExcluir
  2. Que história amigo Roberva! Realmente se você não contasse com a amparo de seu filho estaria em uma situação muito difícil. Se fosse comigo certamente teria que lavar um porção de pratos, aparar gramas, etc...

    Você faz falta aqui.
    Vê se não demora e volta logo pro 1º Mundo. (pelo menos para nós é o primeiro mundo rsrs).

    ResponderExcluir
  3. Oi tio! Isso realmente acontece..trabalhei durante a madrugada num cartão da vida..onde eu atendia chamadas internacionais, bilíngues, fraudes..enfim eu era um Bom Bril rsrsrs e realmente é assim que funciona: muita falta de comunicação, muita gente desqualificada atendendo e por fim sistemas que não podem servir a necessidade real do cliente. Uma pena mesmo. Mas infelizmente cartão de crédito só serve para fazer pessoas se individarem e abarrotar os bolsos daqueles quem inventaram esse(s) dinheiro(s) de plástico.
    Então nada melhor que moedas e cédulas de verdade no bolso!!
    Um beijão
    Pati

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.