terça-feira, 7 de julho de 2009

Mulheres no Poder - Nada Contra!!!

Golda Meir CONSIDERADA HEROÍNA
3-5-1898, Kyiv 8-12-1978, Jerusalém

Nome de solteira Golda Meyerson, Mabovitch. Criança, emigrou para os ES (1906) e, em 21, estabeleceu-se na Palestina, começando a trabalhar para a criação de Israel, aliando-se ao movimento sindical Histadrut e no Partido Trabalhista (Mapai) e integrando a frente da divisão política da Agência Judaica (1946-1948). Em 1948, chefiou as infrutíferas conversações com o rei Abdallah da Transjordânia a fim de tentar uma solução pacífica para o conflito na Palestina. Foi embaixadora na União Soviética entre 48 e 49, ministra do Trabalho entre 49 e 56, dos Negócios Estrangeiros entre 56 e 66, secretária-geral do Mapai entre 66 e 68 e, primeira-ministra em 69, após a morte de Levi Eschkols. Demitiu-se após a Guerra do Yom Kippur, em 73.

Indira Priyadarshini Gandhi, CONSIDERADA MÁRTIR Allahabad, 19-11-1917 Nova Délhi, 31-10-1984


Primeira-ministra da Índia entre 66 e 77 e entre 80 e 84. Filha de Jawaharlal Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Mulher e ocupando a mais alta posição numa sociedade, na época, bastante patriarcal, esperava-se que fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário. Filiou-se em 39 ao Partido do Congresso Nacional Indiano, e passou mais de um ano presa por atividades durante a guerra. Seus primeiros anos na política foram dedicados a ajudar o pai, Nehru. Tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão no gabinete de Lal Bahadur Shastri, e em 66 foi escolhida para suceder Shastri como primeiro-ministro. Criou seu próprio partido do Congresso em 69. Reeleita em 71 —em campanha feroz com plataforma socialista e slogan célebre (garibi hatao ou expulsar a pobreza) Após a bem-sucedida guerra indo-paquistanesa de 71, sua popularidade subiu no auge. Após a derrota nas eleições de 77, sua carreira parecia encerrada, mas em 79 reelegeu-se e governou até ser assassinada, em 1984.


Margaret Thatcher CONSIDERADA SÁBIA Lincolnshire, 13-10-1925.


Estudou química em Oxford. Em 51 casou-se com um executivo da ind. Do petroleo, que a introduziu na política. Em 53 estudou direito. Ingressou no Part. Conservador, e em 59 ganhou lugar na Câmara dos Comuns. 2 anos depois foi secret. de Estado para Assuntos Sociais, e ministra da Educação e Ciência. Seguidora do ideal econômico de Friedrich Hayek, aboliu a distribuição gratuita de leite nas escolas, o que provocou protestos. Considerada líder mais enérgica da ala direita do Partidor, substituiu Heath na direção do mesmo (75). Elaborou um programa para inverter a crise da economia mediante redução do estado e a implementação de um programa de privatização. Reduziu os serviços sociais e, o poder dos Conselhos de Salários, abolindo o salário mínimo - que via como um estorvo às pregorrativas de administração. Estudou a negociação da participação do Reino Unido na CEE e para abolir o poder sindical.


Angela Dorothea Merkel CONSIDERADA ÉTICA Hamburgo, 17-07-54 1ª. mulher a presidir um governo da Alemanha.


Filha de pastor, acompanha o pai na Alemanha Oriental, onde cresceu. Estudou Física na Univ. de Leipzig onde doutorou-se. Trabalhou como química em Berlim Oriental, onde viveu até à queda do Muro em 89. Na CDU foi apadri-nhada por Helmut Kohl, participou como ministra da Mulher e da Juventude (após a unificação alemã), e Ministra do Ambiente. De início desvalorizada como política, conquista destaque. Após o escândalo de corrupção que atingiu a CDU e Helmut Kohl, surge como única capaz de assumir a liderança do partido. Nas eleições de 2002 foi obrigada a ceder a candidatura de Chanceler a Edmund Stoiber, líder dos democratas-cristãos. Considerada uma centrista em questões sociais como o aborto e a homossexualidade, é partidária de reformas na economia, que incluem a flexibilização dos contratos de trabalho. Opõe-se à entrada da Turquia na União Europeia. Foi uma partidária da invasão do Iraque de 2003. O Merkel foi recebido do seu ex-marido Ulrich Merkel. Casou-se em seguida com o químico Joachim Sauer e não tem filhos.


Verónica Michelle Bachelet Jeria CONSIDERADA SOCIAL Santiago, 29-09-1951 é uma médica e política chilena.


Filha de Gen. viveu em bases da Força Aérea Chilena, e entre 62 e 63 nos US. Regressou, participando em grupos musicais e de teatro. Em 70, ingressa na Faculdade de Medicina e licencia-se cirurgiã pediatra. No começo do governo de Allende, ingressa na Juventude Socialista. Em 72, seu pai é indicado para um cargo, mas com o golpe de estado é detido por "traição", morrendo em 74. Ela é presa com a mãe (75) e torturada. Após 1 ano de reclusão, partem para Austrália, e depois Alemanha Oriental. Continuou os estudos em Medicina casando-se com Jorge Dávalos. Volta ao Chile em 79, retoma os estudos, formando-se em 82. Como médica foi rechaçada pelas autoridades, que levantaram razões políticas. Com bolsa do Col. Médico do Chile especializa-se em Pediatria e Saúde Pública. Incorporou-se à ONG PIDEE até 90, ajudando a filhos das vítimas do regime militar. Entre 94 e 97, exerceu funções como assessora do Minist. da Saúde. Em 96 entra num curso onde, devido ao seu desempenho e ao financiamento estatal, foi convidada a estudar em Washington. Em 98 trabalhou como assessora do Ministério da Defesa e em 2000 foi nomeada ministra da Saúde, com prazo de 3 meses para acabar com as listas de espera nos consultórios. Não alcançou este objetivo, mas conseguiu uma importante redução. Em 2002, em resultado de mudanças na composição do gabinete ministerial, Bachelet tornou-se a primeira mulher na história republicana do país a desempenhar o cargo de ministra da Defesa e devido a popularidade, tornou-se candidata às eleições presidenciais. Em 2006 obteve 53,5% dos votos, convertendo-se na primeira mulher presidente de seu país.

Dilma Roussef INDICADA PELO PRESIDENTE LULA PARA PRÓXIMA PRESIDENTE,
SUA FICHA FALA POR SI:
CONSIDERADA TERRORISTA E ASSALTANTE!!!! Lembre-se disso em 2010!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.