quinta-feira, 18 de abril de 2013

A GALINHA DOS OVOS DE OURO!


Grupos de investidores (inescrupulosos a meu ver, mas muito espertos), encontraram a “galinha dos ovos de ouro”.

Ela se chama EaD!!!!

Há 40 anos o ensino vem se degradando. Isso é público e notório. Frequentamos os honrosos penúltimos lugares em todos os testes (sérios) a que nossos estudantes (de qualquer nível, desde o primário até as universidades) participam. Se houvesse uma OAB para médicos, engenheiros, arquitetos, enfermeiros, etc., etc., penso que os resultados seriam iguais ou piores que o dos proeminentes bacharéis de direito.

Essa “estória” vem se repetindo em todas as áreas, estados, municípios, cursos, há 40 anos, porque para o governo, que quer quantidade ao invés de qualidade (povo burro vota errado e assim político corrupto – a maioria – tem a vida muito mais fácil) está bom como está. O ex-presidente le livro até de cabeça para baixo! kkkkkkkkkkkkk

Para os alunos também está bom porque cada vez fica mais fácil pegar um certificado. Não repete, não assiste muitas aulas, faz um monte de trabalhos em grupo (uns carregam os outros nas costas), e assim vai-se empurrando com a barriga. Tem um monte de gente com um monte de certificado, mas pouquíssimos com verdadeira Qualificação. Apagão de M.O.

Para as empresas é um problema, mas os verdadeiros empresários, empreendedores (que são poucos) nada é barreira. Não tem brasileiro? Contrata chileno, alemão, japonês, americano. Se for a nível nacional, contrata paulista, carioca.....

O problema está com as escolas. Por um tempo (uns 30 anos), correu tudo bem. Professores (cada vez menos qualificados), fingindo ensinar (o que nem eles sabem) para alunos fingindo aprender e tudo continuou como Dantes nos mares de Abrantes.

Entretanto, o poço tem um fundo e ao atingir o fundo do poço, com resultados TÃO ruins (mesmo que maquiados ao máximo), começa a perturbar o governo, que tem que achar um “culpado”. Achou: Chama-se DESISTÊNCIA e por tabela, culpa das ESCOLAS.

Portanto o que era bom, durou pouco (só uns 30 anos).

Dai vem salvar a pátria o tal EaD!!!! Ensino a Distância. É coisa velhíssima (ao contrário do que muitos pensam). Antes era pelo rádio (antigo aparelho de emissão de voz a distância que existiu um dia). Depois passou a ser pela TV. Agora é pela internet. Só mudaram as moscas.

Ocorre que o tal EaD RESOLVE o problema da desistência: na 1ª aula de TODO curso de EaD, frisa-se enfaticamente que, a responsabilidade é do aluno, que o aluno é que aprende e não a escola que ensina (Paulo Freire vira na cova). Assim, se o aluno não aguentar a barra (mais da metade de todos os cursos que presenciei desistem nos primeiros dias), o problema não é mais da escola e sim do ALUNO!!!

Com um ou dois professores, um estúdio de gravação meia boca, um software (investimento pífio em comparação ao de uma escola antiga, com laboratórios, etc..) alguns tutores, pode-se dar aulas a milhares de alunos no Brasil inteiro, desde que o “malaco ou malaca” tenham um note, net, lap, ou coisa que o valha, que hoje são artigos de uso pessoal.

Custo no abismo e lucro nas nuvens. Sem problemas de consciência porque a culpa é do aluno se algo sair errado. Todos felizes novamente. A cada mil, salvam-se 2 ou 3. Seria ótima solução se fossemos uma China, com milhões de amarelinhos nascendo a cada minuto.

Portanto colegas, se querem um ensino de qualidade, sigam o mestre: crescei-vos e multiplicai-vos... senão seus filhos (ou netos) vão “pagar o pato”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.