segunda-feira, 20 de abril de 2009

VIVENCIANDO QUALIDADE

Indiscutivelmente estamos vivenciando a ERA da QUALIDADE.
Todos querem qualidade, procuram qualidade, cobram qualidade. Criaram-se órgãos específicos para garantir a qualidade (ISOs, etc), para reclamar a qualidade (Procons), que defendem o consumidor (defender-se quem está “apanhando”!!!), delegacias especiais e até fóruns especais para tratar de assuntos relativos a qualidade (ou a sua falta).
E alguém aqui (ou em qualquer outro lugar), pode ser contra isso? Contra esse movimento em favor da qualidade? Contra esse “furor” de cobrança por qualidade?
Em sã consciência, claro que não.
Empresas montam programas de qualidade, escolas propõem metas de qualidade, prestadoras de serviços fazem propaganda e marketing baseados na excelência da qualidade de seu atendimento.
De todos os cantos do mundo, aparecem os famosos “Sistemas de Qualidade”. Sistema GM de qualidade, propaganda, out-doors, revistas, rádio e televisão, e de repente, ouvimos no noticiário que o novo fenômeno de popularidade (e unanimidade) mundial, o Sr. Barack Hussein Obama (uma mistura de cristão, mouro e negro, fundido no cadinho da esperança da América do Norte – God Bless America), foi a público solicitar que o anterior (e mais impopular) presidente que a America teve (Sr. Bush filho), liberasse a miserável quantia de 25 bilhöes de dólares (sim, 25 bilhöes – de dólares), para SALVAR a GM, que até então era considerada a GIGANTE (tudo nos US é o maior do mundo – parece uma cidade que conheço – já ouviram falar na cidade de Itu em SP?).
Salvar? Mas como salvar uma empresa que é a maior do mundo, que tem um sistema de qualidade, etc., etc?????? Que produz os melhores (será mesmo?) veículos do mundo?
Mas não paramos por aqui. A Ford, (do velho Henry Ford, que Deus o tenha!), aquele que começou a revolução industrial, que introduziu a linha de montagem multiplicando por 500 a produtividade e sendo um exemplo para o mundo, também está à beira da banca rota.
E a 3ª. (das BIG 3), a Chrysler? Como anda? Pior que as duas irmãs maiores.
Como explicar essa FALTA de qualidade administrativa (sim, porque qualidade se apresenta em tudo), nos fornecedores, na logística, na produção, mas principalmente, na administração.
Se lá estas coisas acontecem, o que não acontecerá por aqui?
Uma das ferramentas de qualidade utilizada (e inventada) pelos japoneses se chama: a filosofia dos 5 S’s. Ou 5 Sensos.
Em português isso não faz muito sentido, mas mesmo assim usamos (ou copiamos, como macaquinho e papagaios), esses tais de 5 S’s. Na realidade hoje até já inventaram mais 2 Ss. Em outros lugares, inventaram mais 5!!!! Sr. Santos Dumont que se cuide.
Um dos Ss, é o que representa a LIMPEZA.
Todo mundo sabe que limpeza é essencial, certo? Alguém gostaria de tomar água num copo sujo de baton?
Pois é: uma das primeiras experiências minhas numa certa cidade, num certo bar da moda (aqueles em que toda a juventude vai, não porque é o melhor, mas porque está na moda e não tem outra opção), me serviu um copo, para cerveja, todo manchado de baton. Quando pedi para trocar (para espanto do garçon), ele alegou que não adiantaria, porque outro poderia estar até mais sujo.
Quando indignado perguntei o motivo, ele “candidamente” me respondeu:
- Porque estamos sem água. A cisterna está com problemas há uns 3 dias!!!!!!

Mas voltando ao Senso de Limpeza e as coisas que acontecem lá e aqui, gostaria de propor uma questão.
Existe uma corrente na educação que diz: O que ouço, esqueço; o que vejo, me lembro e o que faço, aprendo.
Vejamos:
(Deveria aparecer a foto de uma feira do Brasil, mas não consegui colocar)
FEIRA NO BRASIL - SÓ SUJEIRA, PAPEL NO CHÃO, COPINHOS, FRUTAS, VERDURAS PODRES, ETC...
(Idem para uma feira nos Estados Unidos)
FEIRA NOS US! A IMAGEM DA LIMPEZA!
Reflexão sobre o assunto.
Porque, a deles é limpa? Tem gente limpando o tempo todo? Limparam porque íamos tirar foto? Uma tava no começo e outra no fim? Americano é MELHOR que brasileiro?
Não tem gente limpando o tempo todo, não limparam para tirarmos fotos, ambas são assim desde o início até o fim e americano NÃO é melhor que brasileiro. Ao contrário, somos melhores.....
Mas então, se nós somos melhores (em quase tudo), porque convivemos com essa sujeira?
1º. – Eles sabem que NÃO sujar é melhor que LIMPAR.
2º. – Eles aprendem isso DESDE crianças, em casa e nas escolas.
3º. – Eles têm CERTEZA, que se sujarem, vão pagar MULTA (Dói no bolso!!!)
Pelo mesmo motivo, aqui ocorrem tantos casos de corrupção, em todos os níveis.
Lá fora não há casos de corrupção? Claro que há, mas em número infinitamente menor. Aqui, até o lixeiro, sem desmerecer a profissão, mas somente para exemplificar uma profissão que mexe com lixo, (lembrar o caso do lixo em Ribeirão Preto quando o Sr. Palocci era o prefeito da cidade) se puder, corrompe-se ou é corrompido.
Qual o motivo?
No meu entender existem dois grandes motivos:
1- O sintoma, que é a impunidade. Se ninguém é punido, todo mundo pode tirar uma lasquinha. Lei do Gerson.
Quem aqui conheceu (ou ouviu falar do Gerson – canhotinha de ouro da seleção de 1970, tri-campeã mundial de futebol?)
2- A CAUSA: Falta de EDUCAÇÃO. (Dr. E. Deming)
Viva o Ex-ministro Cristovam Buarque de Olanda.
Mas o que tudo isso tem a ver com Qualidade?
Só busca qualidade, clama por qualidade, avalia o VALOR da qualidade, quem tem QUALIDADE de VIDA e qualidade de vida só ocorre com: EDUCAÇÃO!
Infelizmente, o Brasil está hoje (como diz a música) há léguas, muitas léguas, de oferecer uma educação Razoável.
Estamos (em todos os níveis; os testes nacionais e internacionais não nos deixam dúvidas), na era da Quantidade e não da Qualidade de ensino e de educação.
Na era do: Me engana que eu gosto, onde professor finge que ensina aluno que finge que aprende.
Resultado desta conta de faz-de-conta? Quando o aluno, “certificado” chaga pra procurar emprego, não consegue desempenhar e, se não consegue desempenhar, não arruma emprego. Daí as empresas clamam:
- Não há gente Qualificada!
Os alunos clamam!
Tenho um “monte” de certificados, das “MELHORES” escolas, normais e técnicas, mas não consigo emprego, porque?????
Alguém arrisca uma resposta?

Um comentário:

  1. Fernando: 23:58 (15 horas atrás)ORKUT 06-05
    Roberval, li alguns textos no blog. Ironia refina, caracteristica dos grandes intelectuais... muito bom... minha namorada (Leíza) é quem vai gostar, ela escreve crônicas parecidas e são publicadas no portal catalão... grande abraço... mantenha contato...

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.