sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aproveite a vida, Certo, ou Errado? Um pouco de Psicologia de “fundo de quintal” pra descontrair!

Em primeiro lugar quero dizer que penso não haver "certo e errado", nem “defeito ou qualidade”. Ambos dependem muito de quem, quando, onde, como e por que.
-Quem rouba uma galinha para matar a fome do filho, é ladrão, vai lotar mais ainda as cadeias. Quem rouba milhões (ou põe dólares na cueca), é amigo do presidente, está solto.
-Em Catalão, por ex., é feio se prostituir no meio da rua (interior do Brasil - subdesenvolvido). Em Amsterdam, é normal e dá trabalho (digno, com carteira assinada) para muitas "profissionais".
-Há alguns anos, mãe solteira (no Brasil) era considerada prostituta. Hoje aqui mesmo, é considerada Heroína. Como esses eu poderia escrever um livro de exemplos.
Por outro lado, desde a mais longa antiguidade, tudo o que é PROIBIDO, tende a ser considerado melhor. Quando crianças (portanto ingênuas), sempre gostamos do "mal feito". Isso é irremediavelmente recorrente no ser humano normal, portanto, não pode ser errado.
Então, fazer algo de errado, por exemplo, seria uma garota bonita, sexy, elegante, de bom papo, namorar (ou ficar, ou transar, etc), com um homem casado ou teoricamente impedido por qualquer motivo?
Depende: Uma vez que o mundo tem mais mulheres do que homem, Catalão tem mais mulheres do que o resto do mundo, muitos dos (ditos) homens, jogam água pra fora da bacia, muitos outros, cuidam melhor dos "cavalos da roça" do que das namoradas, esposas, etc (nada contra, algumas até gostam!!!), outros ainda, pertencem a categoria de "casados" (portanto segundo as mulheres - impedidos), quanto mais velho o homem (e portanto mais experiente e charmoso), mais mulheres estão a sua disposição, quanto mais velha a mulher (e portanto mais "baranga"), menos homens a querem; considerando tudo isso, penso que não!
Somando-se tudo, substraindo-se e tirando nove vezes fora, sobra o seguinte. Quanto mais tempo passa sem que a mulher aproveite a vida, menos tempo (e oportunidade) terá para fazê-lo.
Mas, desta vida, só levamos o que "experimentamos". As sensações, os momentos felizes. Krishnamurti, um filósofo contemporâneo hindu, escreveu que a nossa vida é feita de instantes. Temos poucos instantes infelizes, Pouquíssimos instantes felizes e enorme maioria de instantes neutros.
A arte de viver, segundo ele, estaria exatamente em tentar, sempre que possível, ter um instante feliz, ainda que seja somente UM instante, porque são esses instantes felizes que alimentam nossa alma e nos impulsionam a continuar.
Ao contrário, nós estamos sempre "esperando" algo acontecer, quando na verdade devemos FAZER as coisas acontecerem.
O Passado, mesmo há um segundo, já passou, não retornará NUNCA mais. O Futuro, ainda não chegou e, como não sabemos da nossa sorte, poderá nunca chegar. Um caminhão desgovernado na próxima esquina, um pequeno coágulo numa veia e, nosso Futuro jamais chegará.
Por este motivo Deus nos deu um Presente. Para ser vivido com intensidade, um instante de cada vez. Maravilhas acontecem a nossa volta todos os instantes, mas nós não vemos. O vôo de uma borboleta, uma criança brincando, a silhueta de um corpo de mulher num entardecer ensolarado num lago azul, etc...
Como disse o velho poeta: A vida é a Arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Eu concordo, mas adiciono: Melhor aproveitar cada instante, mesmo que de desencontro em desencontro, até se encontrar. E se o “grande encontro” não acontecer? Pelo menos aproveitamos o Presente! (Especial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.