terça-feira, 5 de outubro de 2010

14a. Nice. Segunda noite.

Marselha foi um tormento!!! Hotel não achamos. Ficamos em outro. Muito bom, mas caro!!!! De manhã, HIPER CONGESTIONAMENTO!!!!
Mas vale um pouco de história:

10a. Marseille – antigamente conhecida por Massalia (from Greek: Μασσαλία),é a mais velha cidade da França, e atulamnete a mais populosa, com 852,395 residentes em 2007. Forma a 3a. maior área etropolitana, depois de Paris e Lyon, com população de 1,516,340 em 1999 (censo) e estimatda em 1,605,000 em 2007. Localizada na costa sul da França no Mediterraneo, Marseilha é o maior porto comercial da França. Marseilha é a capital administrativa (préfecture de région) da região do Provence-Alpes-Côte d'Azur, como também capital administrativa (préfecture départementale) do departamento de Bouches-du-Rhône.
A leste a montanha de Sainte-Baume, a 1,147 m numa floresta árvores secas, a cidade de Toulon e a Riviera francesa. Ao norte, montanhas de 1,011 m (Mont Sainte Victoire). A oeste a antiga colonia de l'Estaque; depoios a Côte Bleue, o Golfo de Lion e a região Camargue. O aeroporto fica a noroeste da cidade.
2 fortes flanqueiam a entrada do porto velho (Fort Saint-Nicolas) ao sul e (Fort Saint-Jean) ao norte. Ao largo da baia de Marselha há 4 ilhas. Ailha IF, onde Alexandre Dumas locou seu famoso escrito sobre o Conde de Monte Cristo. No centro da cidade há muitas zonas de pedestres, entre as quais a St Ferréol, Cours Julien perto do Music Conservatory, a Cours Honoré-d'Estienne-d'Orves fora do Old Porte da área ao redor do Hôtel de Ville. A estação de trens - Gare de Marseille Saint-Charles – está ao norte do Centre Bourse.
Prehistoria e classico

Moedas de prata com inscrição Μασσ[αλία] de período Helenistico de Marseilha
Humanos habitaram Marseilha por aprox. 30,000 anos: pinturas paleoliticas nas cavernas submarinas Cosquer perto de Morgiou datam de 27,000 a 19,000 BC; e recentes excavações próximas da estação ferroviaria have revelaram habitações com tijolos neoliticos de 6,000 BC.
Marseille, foi fundada em 600 BC pelos Gregos de Phocaea ( mencionado por Tucidides) como um porto de comercio com o nome de Μασσαλία (Massalia). Protis, explorando um novo posto de comércio para Phocaea, discobre no Mediterraneo a enseada de Lacydon, abastecido com água fresca de um rio e protegida por dois promontários rochosos. Protis foi convidade para um banquete na terra, oferecido pelo chefe de uma tribo Liguriana local porque haviam pretendentes para a mão de sua filha Gyptis. No fim do banquete, Gyptis apresentou a taça ceremonial de vinho a Protis, indicando sua escolha. Após seu casamento, mudaram-se para uma colina ao norte de Lacydon e deste assentamento, nasceu Massalia.
Massalia foi um dos primeiros portos Gregos no oesta da Europa, com população acima de 1000. Fazendo faca a uma aliança dee Etruscos, Cartagineses e Celtas, a colonia Grega aliou-se a Roma para proteção. Esta associação, além de proteção, de Massalia em contato com o complexo mercado Romano. A cidade agem como ligação para o interior da França, ávido por produtos romanos e vinho, que Massalia exportava desde 500 BC, e Roma insaciavel por novos produtos e escravos. Com esse arranjo, a cidade mantinha sua independencia até a subida ao trono de Julius Caesar, quando se juntou ao lado perdedor (Pompeu) na guerra civil, e perdeu sua independencia em 49 BC.
Foi o local da batalha naval, após o que a frota foi confiscada por Roma. Durante a era Romana a cidade era controlada por 15 primeiros selecionados senators, entre 600. 3 deles detinham o poder executivo. Entre as leis dessa época, mulheres eram proibidas de tomar vinho e, pelo voto dos senadores, permitidas de auxiliar uma pessoa a cometer o suicídio! Nesta época aparecem as primeiras manifestações católicas, evidenciadas por catacumbas próximas do porto. De Acordo com a tradição provençal, Maria Madalena evangelisou Marseilha com seu irmão Lazaro. A diocese de Marseilha foi assentada no 1o. século AD.
Idade média e Renasseça
Com o declinio de Roma, a cidade cai nas mãos dos Visigodos. Imperador Charlemagne e a dinastia Carolingea garantem poder a Marseilha, que torna-se o principal porto comercial francês até o período medieval. A cidade retoma sua saúde através do comércio e passa a pertencer ao conde da Provença. Em 1262, a cidade se revolta sob Bonifacio VI de Castellana e Hugues des Baux, primos de Barral des Baux, contra o governo de Angevins mas perde para Charles I. Em 1348, a cidade sofre muito com a peste bubonica, que continua até 1361. Como porto principal, acredita-se que Marseilha foi a primeira cidade francesa a conviver com a epidemia, e 15,000 pessoas morrem numa cidade que tinha uma população de 25,000. A sorte da cidade declina a posteriormente é saqueada epilhada por Aragonese em 1423.
A população e comércio logo se recuperam e em 1437, o Conde da Provença, René de Anjou, que sucedeu seu pai Louis II de Anjou como rei da Sicilia e Duque de Anjou, chega a Marseilha e estabelece a cidade mais fortificada da frança, depois de Paris. Ele ajuda a recuperar o status da cidade e permite certos privilegios. Marseilha foi usada pelo Duqu de Anjou como base estrategica para reconquistar seu reino da Sicilia. O rei René, queria equipar a entrada do porto com sólida defesa, decide construir nas ruinas da velha torre Maubert. Jean Pardo, engenheiro, fez as plantas e Jehan Robert, pedreiro de Tarascon, construiu. A construção ocorreu entre 1447 e 1453.
Marseilha uniu-se a Provença em 1481 e foi incorporada e França no ano seguinte, mas logo se rebela contra o poder central. 30 anos após a incorporação, Francis I visita Marseilha, guiado pela curiosidade de ver um rinoceronte que o Rei Manuel I de Portugal enviara ao papa Leo X, mas que foi parar na Île d'If. Como resultado da visita, o forte de Château d'If foi construido; depois disso, a cidade é dominada por Roma. Marseilha torna-se uma basa naval para a aliança Franco-Ottoman em 1536, quando uma frota Franco-Turkish estationa no porto, ameaçando Roma e Genova. No final do século 16 a cidade sofre outra vez com a praga; o hospital do Hôtel-Dieu foi fundado.
Séculos 18 e 19
Nos anos 1700 as defesas do porto melhoraram e Marseilha tornou-se mais importante porto militar da França no Mediterraneo. Em 1720, a última grande praga assola Marseilha, a peste negra, matando 100,000 pessoas. Jean-Baptiste Grosson, escreveu entre 1770 a 1791 o historico Almanac de Marseille.
A população local abraçou entusiasticamente a Revolução francesa e enviou 500 voluntários a Paris em 1792 para defender o governo revolucionario; a canção cantada durante sua marcha para Paris, tornou-se conhecida como La Marseillaise, hoje hino national da França.
A cidade experimentou inovações industriais e crescimento das manufaturas. O crescimento do Império francês e as conquistas da Argelia, estimularam o comércio maritimo.
Século 20
Durante a primeira metado do século, Marseilha celebrou o status de porto do império; a escada monumental da estação de trem, glorificando as conquistas da Fança colonial, data dai. Em 1934 Alexander I da Yugoslavia chega ao porto para encontrar Louis Barthou, sendo assassinado por Vlada Georgieff.
Na 2a. guerra, Marseilha foi bombardeada pelos Alemães e Italianos em 1940. Ocupada pelos Alemães de novembro de 1942 a Agosto de 1944. Após a guerra a cidade é reconstruída nos anos 1950s.
Nos anos 50, o porto serve de entrada para milhões de imigrantes na France. Em 1962 muito imigrantes da Argelia
Após a crise do petróleo em 1973, Marseilha viu aumentar a criminalidade e pobreza. A cidade trabalha no combate aos problemas, desenvolvendo uma moderna e avançada economia baseada em alta tecnologia manufatureira, refinarias de petróleo e serviços.
Historicamente, a economia de Marseilha foi dominada por seu papel como oa porto francês de ligação com as colônias africanas Argelia, Marocos e Tunisia. Pesca continua importante em Marseilha e a economia de alimentos ainda é dominada pelos locais, e o mercado diário de peixes ainda está em Quai des Belges do Old Port. Hoje passam pelo porto, numa área de containers, 100 milhões de tons de frete anualmente, 60% de petroleum. Refino de Petroleo e construção naval são as principais indústrias, mas quimica, vidros, açucar, plasticos, etc e processamento de comida também são importantes.
A regição abriga centenas de companias, 90% das quais, pequenos negócios. Entre as mais famosas estão CMA CGM, Comex; Eurocopter Group, e EADS.
Recentemente a cidade experimentou grande aumento no setor de serviçõs e mudou de manufatura simples para economia high-tech. Marseilha é a ligação no sul da França e tem alta concentração de museos, cinemas, teatros, clubes, bars, restaurantes, lojas, hoteis, e galerias de arte, mirando uma economia turistica.

Na auto-estrada desviamos para Toulon!

11a. Toulon. A cidade possui um grande porto militar francês, l'Arsenal.
Toulon possui a nona maior densidade demográfica da França e sua população é a décima quinta entre as cidades francesas. A sua área urbana é a décima da França. Os seus habitantes são chamados de Touloneses(as).
Tolon in classical norm or Touloun in Mistralian norm, Italian: Tolone) é uma cidade do sudeste da França e o maior porto militar da costa Mediterranea, com a principal naval base naval Francesa. Localizada na região de Provence-Alpes-Côte-d'Azur, Toulon é a capital do departamento de Var, antiga Provença.
Toulon é um importante centro para a construction naval, pesca, produção de vinhos, e manufatura de equipamentos aeronauticos, armamentos, mapas, papel, tabaco, sapatos, e equipmentos eletronicos.

A cidade velha
O centro historico localiza-se entre o porto, o Boulevard de Strasbourg e a Cours Lafayette, é uma área de pedestres com ruas estreitass, pequenos quarteirões e muitas fontes. A Catedral de Toulon está ali. Tem também o mercado Provençal (feira) que acontece toda manha na Cours Lafayette, que vende produtos locais. Decaiu nos anos 80s e 90s, mas foi restaurada recentemente.

Praça da liberdade.
A cidade alta, entre o Boulevard de Strasbourg e a Estação ferroviária, foi construida na metade do século 19, por Louis Napoleon. O projeto começou com o Baron Haussmann, prefeito de Var em 1849. O Toulon Opera, a praça da Liberté, o Grand Hôtel, o Gardens of Alexander I, o Chalucet Hospital, o palacio de Justiça, a estação de trem, e o prédio ocupado agora pela Galeries Lafayette, entre outro.

O porto e Arsenal

O Mourillon é uma pequena vizinhança lateral a leste de Toulon, perto da entrada do porto. Foi uma vila de pescadores, e depois tornou-se residência de muitos oficiais da marinha francesa. Mourillon tem um epqueno pporto pesqueiro, perto do frote de Saint Louis, reconstruido por Vauban. Nos anos 70s a cidade de Toulon foram criadas uma série de praias de areia em Mourillon, muito populares hoje em dia

Monte Faron - 584 metros domina a cidade de Toulon. O topo pode ser alcançado por cabo de Toulon, ou por estrada estreita e aterradora que sobepelo lado leste e desce pelo lado oeste. No topo,do monte Faron há um memorial dedicado aos aliados de 1944 que aportaram na Provença (Operação Dragão), e aliberação de Toulon.

Fortificação Vauban
O porto d'Italie, construido por Vauban. Napoleon partiu dele em 1796 na campanha contra a Italia.
Em 1678, Vauban construiu um elaborado sistema de fortificações ao redor de Toulon.

Museus
Toulon tem muitos museus.
O Museu Naval (Musée national de la marine) fondado em 1814, reinado de Napoleon.
O Musem da velha Toulon e Região (Musée du vieux Toulon et de sa région).
O Musem de Artes Asiaticas (Musée des arts asiatiques), in Mourillon.
O Museum de Arte (Musée d'art) criado em 1888.
O Memorial Museum da terra de Provença (Mémorial du débarquement de Provence)
O Musem de Natural History de Toulon e Var (Musée d'histoire naturelle de Toulon et du Var) fundado em 1888.
O Hôtel das artes aberto em 1998.

Gastronomia
Comida Local inclui:
• cusinha do Mediterraneo e da Provença
• o cade toulonnaise, uma especialidade composta de farinha de grão de bico
• o Chichi Frégi, um tipo de donut da Provença.

Historia
Escavações arqueologicas, mostram que a costa da Provença foi habitada desde o Paleolitico. Colonizadores Gregos vieram da Asia Menor no 7o. século BC e estabeleceram postos de comercio ao longo da costaincluindo Toulon. Os assentamentos Ligurianos iniciaram no 4o. século BC.
No 2o. século AD, os romanos iniciaram a instalação de suas próprias colônias e um assentamento romano foi fundado na localização atual de Toulon, com nome de Telo Martius - Telo, ou em homenagem a deusa da primavera ou do Latin tol, a base da colina - e Martius, pelo deus da guerra. Telo Martius tornando-se um dos principais centros de manufatura de corantes Romanos, produzindo a purpura usada nos tecidos imperiais, extraída de um molusco local chamado murex. O porto de Toulon tornou-se abrigo para navios mercantes e o nome da cidade transformou-se gradativamente de Telo para Tholon, Tolon, e Toulon
São Cipriano, discipulo e biografo de St. Cæsarius of Arles, é mencionado como Bispo de Toulon. Seu episcopado,vai de 524 a 541; ele converteu ao Catolicismo 2 chefes Visigodos, Mandrier e Flavian, que tornaram-se martirs.
Em 1486 Provença tornou-se parte da França. Em 1494, Charles VIII de França, com intenção de fazer a França uma potência marítima no Mediterraneo, e para suportar suas campanhas militares na Italia, começa construir um prto militar em Toulon.
Em 1790, após a Revolução francesa, Toulon torna-se centro administrativo do departemento de Var.
Durante as guerras Napoleonicas, de 1803 a 1805 uma frota Britanica liderada pelo Almirante Horatio Nelson bloqueou Toulon.
Em 1820, a estatua conhecida como Venus de Milo foi discoberta na ilha Grega de Milo quando um oficial naval francês, Emile Voutier a viu. Ele persuadiu o Embaixador frances na Turkia a comprá-la e levou-a a Toulon em seu navio, o Estafette. De Toulon ela foi levada ao Louvre.
Em 1820 Toulon se torna a base das conquistas Francesas no Norte da Africa.
Durante a II Guerra Mundial, após o desembarque aliado na Africa (Operação Tocha) o Exército alemão ocupa o sul da França, desembarcando em Toulon (27 Novembro 1942). A cidade foi bombardeada pelos Aliados e capturada pelas Forças de libertação francesas em 28 Augosto de 1944.

Passsamos pela costa, Saint Tropez (apesar do sufoco pra chegar, porque a Estrada estava bloqueada e tivemos que dar a volta no mundo pra achar!!!) Passamos também por Saint Raphael, e muitas outras cidadezinhas até chegar em ......

12a. Cannes. É uma cidade super! Gente que não acabava mais.... praias cheias... cidade da Riviera Francesa. Conhecida pelo festival de cinema que acontece em maio, Cannes é também um destino turístico muito popular. Oferece aos visitantes bom tempo, muitas atrações interessantes, museus e belas prais Mediterraneas.
Atividades populares incluem vela, nado, compras e eventos de arte que tem lugar em muitos Festivais e Congressos todo ano. Cannes tem um castelo e parques.
Bons hotéis são encontrados a beira mar, no centro da cidade e nos arredores de Cannes.
Cannes está situada numa grande baia que recebe velejadores e marinheiros de todo o Mediterraneo. Está localizada na principal esttrada de ferro que liga Marseille a Nice, Monte Carlo e a Italia. Cannes está convenientemente localizada peto do Aeroporto International de Nice.

La Croisette é uma arborizada avenida a beira mar. La Croisette é conhecida por prais pitorescas e restaurantes, cafés e boutiques. De Suquet, cidade velha, tem-se uma boa vista de La Croisette. A torre fortificada e a Capela de St Anne abriga o Museu da Castre. O homem da mascara de ferro foi aprisonado na Ilha de Sainte-Marguerite.

Museus
O Museu d'Art et d'Histoire de Provence.

Île Sainte-Marguerite (Ilha de Santa Marguerita)
Abrigou "O homem da máscara de ferro" 11 anos. Acredita-se que o misterioso individo tinha sangue nobre, mas sua identidade nunca foi provada. Sua cela pode ser visitada no Museu de la Mer (Museu do Mar).

Île Saint-Honorat (Ilha de Santo Honorato)
Só monges habitam St Honorat Island desde AD410. Os monges dividem seu tempo entre preces e produção de vinhos.

Historia
No 2o. seculo BC a Ligurian Oxybii estabeleceu um assentamento conhecido como Aegitna. A area era uma vila de pescadores useda como porto.
Cannes vista do Satelite
Em 69 AD sofre violento conflito entre tropas de Othos e Vitellius.

Cannes: o nome
No 10o. seculo a cidade era conhecida como Canua. O nome pode derivar de "canna", um junco. Canua era provavelmente um pequeno porto Liguriano, e depois Romano, que sugerem tumbas romanas descobetas ali.

O nascimento de "Suquet"
Um ataque Saraceno em 891, que durou até o 1o. século, devastou os arredores de Canua. A falta de segurança das ilhas Lérins forçaram os monges a assentarem-se em terra firma, no Suquet. Construções de um castelo (1035) fortificado na cidade chamada, na época, Cannes.
Por volta de 1530, Cannes liberou-se dos monges que haviam controladoa cidade por centenas de anos.

As ilhas Lérins
Durante o 18o. século, Espanhois e Britanicos tentaram dominar as Ilhas Lérins, mas foram rechassados pelos Franceses. As ilhas foi posteriormente controlada por muitos, tais como Jean-Honoré Alziary, e o Bispo de Fréjus.

A Belle Époque
Henry Brougham, 1st Barão de Brougham e Vaux construiu Croix des Gardes e a vila Eleonore-Louise. Seu trabalho de melhoria das condições de vida atrairam a aristocracia Inglesa, que também construiu ali residências de inverno.
No fim do 19o. século, muitas estradas de ferro foram construidas. Em Cannes, projetos como o Boulevard Carnot, a rua d'Antibes e o Carlton Hotel no Promenade da Croisette foram construidos. Após o fechamento do Casino des Fleurs (hôtel Gallia), um luxuoso estabelecimento foi construído para os clientes ricos de inverno; o Casino Municipal perto do pier Albert-Edouard. O casino foi demolido e refeito em 1979.

Tempos Modernos
With the 20th century came new luxury hotels such as the Miramar and the Martinez. The city was modernised with a sports centre, street cars, a post office, and schools. There were fewer British and German tourists after the First World War but more Americans. Winter tourism gave way to summer tourism and the summer casino at the Palm Beach was constructed.
The city council had the idea of an international film festival shortly before World War II. The first opened on 20 September 1946, held in the Casino Municipal.

Entre Nice e Cannes, passamos também por:

13a. Antibes. Antíbol in classical norm or Antibo in Mistralian norm) é um resort no departmento Alpes-Maritimes sudoete da France.
Fica no Mediterranean, na Côte d'Azur, localizada entre Cannes e Nice. Integrada ao Antibes Juan-les-Pins, o parque tecnologico de Sophia-Antipolis está localizado ao norte da cidade.

Existem 48 praias ao longo dos 25 km da costa que rodeia Antibes e Juan les Pins.

Museus
• Archaeology Museum
• Naval Museum of Napoleon
• Picasso Museum
• La Tour Museum
• Absinthe Museum

Parques e Jardins
• The Exflora Park
The Exflora Park é um paruqe público de 5 hectare.
• The Eilenroc Gardens
• Thuret Park

Farol de Garoupe
O velho farol de Antibes proporciona uma das melhores vistas da região. Para chegar lá, ande 1 km acima da Chemin de Calvaire vindo da Praia de Salis. Leva meio dia.

Hôtel du Cap-Eden Roc
Vila, dentro de uma "bela floresta" na peninsula de Cap d'Antibes, recriat um château do século 19o. Desde 1870 um Hotel glamuroso, du Cap na Riviera francesa. Visitantes famosos: Marlene Dietrich, Duque e Duquesa de Windsor e Winston Churchill. Elizabeth Taylor e Richard Burton fizeram sua lua-de-mel ali..

Portos
Há muitos embracadouros para iates de vários tamanhos.
• Vauban: O maior.
• Gallice: 542 amarras
• Port de la Salis: 233 amarras
• Port du Croûton: 390 amarras
• Port de l'Olivette:

Historia
Antibes foi fundada no século 5 como colônia Grega, assentada por Phocaeans vindo de Massilia. Devido a natural proteção do porto, Antibes sempre foi um importante centro comercial. Muitos povos dominaram Antibes até que a França finalmente teve o controle.
Em 43 BC, Antibes (or Antipolis Aντιπόλις,como era chamada) foi oficialmente anexada a Roma ficando por mais de 500 anos. Roma torna Antipolis a maior cidade da região e principal entrada para a Gália. Aquedutos romanos, forticações entre outros, ainda podem ser vistos hoje.
Em 476, varios barbaros tomaram Antibes. O resultado foi destruição e um longo periodo de instabilidade.
Pelo século 15 toda a região caiu sob a proteção e controle de Louis XI, rei da França.
Em 1926, o velho castelo de Antibes foi comprado pelo município e transformado em museo. Pablo Picasso veio a cidade em 1946 e é convidado a ficar no castelo. Em sua estada de 6 meses, Picasso pintou e desenhou, fez ceramicas e tapessarias. Quando partiu Picasso deixou um numero de trabalhos para o municio. O castelo ficou oficialmente chamado de Picasso Museum.
Esportes são uma importante parte da cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.