segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A VIAGEM

Pegamos o carro alugado! Demoramos. A viagem foi bem legal, fora uns errinhos básicos, mas acabou que chegamos em Marselha um pouco tarde (escuro). O GPS funcionou, mas nos levou pra um lugar (o Hotel), muito feio. Marselha é cidade de porto!!!!
Mudamos de hotel, mas as tomadas aqui são todas diferentes!!! Não dá pra carregar nada! Bateria do PC acabando, das filmadoras acabaram e não tem como carregar. Só a maq. Fotográfica (a pilha) está funcionando!!!! Amanhã tenho que comprar um adaptador!!!! E pilhas!!! Vou postar isso rapidinho senão fico na mão!
Passamos por dezenas de pequenas cidades. Um pouco da história de cada uma delas!!!

1ª cidade Mataró é um município da Espanha na província de Barcelona, comunidade autónoma da Catalunha, de área 22,53 km² com população de 119035 habitantes (2007) e densidade populacional de 5126,42 hab/km².

2ª cidade Tordera é município da Espanha na província de Barcelona, comunidade autónoma da Catalunha, de área 84,6 km² com população de 14017 habitantes (2007) e densidade populacional de 137,95 hab/km².

3ª cidade Girona Durante séculos, as inúmeras invasões obrigaram Girona a renascer de várias formas, inclusive na posição de principal pólo comercial do Império Romano e centro da cultura árabe. Depois de meio milênio, a cidade recupera um centro medieval surpreendentemente intocado, assim como sua elegância - algo que passava despercebido para aqueles que usavam o aeroporto apenas para conhecer o charme, por vezes duvidoso, da Costa Brava.

4ª cidade Perpignan é uma comuna e a capital do departamento Pyrénées-Orientales no sul da France. Perpignan era a capital da antiga provincia de Roussillon (Rosselló in Catalan) e capital continental cdo reino de Maiorca nos séculos 13 e 14. População (2007): 118,221 (Perpignanais, Perpinyanés). A área metropolitana tem um total de 300,000 (2010).
Uma boa parte da população de PERPIGNAN é de origem Ispanica – refugiados da Guerra Civil e seus descendentes. A influência sulista é aumentada posteriormente por uma substancial mistura de Norte Africanos, incluindo Arabes e Franceses repatriados após a independencia da Algelia em 1962. Enquanto há somente poucos monumentos a visitar, Perpignan é uma agradável cidade com muita vida. Seus dias de glória estão nos anos 1300 e 1400, quando o rei de Majorca assentou sua corte ali, e vem daquele período a maior parte do interesse histórico da cidade. Bem instalado na principal costa Mediterranea, com internacionais linhas de comunicação, é a melhor base para explorar a parte lesto dos Pyreneus, e os castelos Cathar dos Corbières.

5a cidade Narbonne é uma comuna no sol da França na região de Languedoc-Roussillon. Fica a 849 km de Paris no departemento, de Aude do qual é uma sub-prefeitura. Antigamente um prospero porto, agora está localizada a aprox. 15 km das bordas do Mar Mediterraneo. É a maior comuna do departemento, de Aude embora a prefeitura (capital) esteja numa cidade bem menos, a comuna de Carcassonne.
Narbonne foi a 1a. colônia Romana fora da Italia. Foi estabelecida na Galia em 118 BC, como a Colonia Narbo Martius. Estava localizada na Via Domitia, a primeira Estrada Romana na Galia, ligando a Italia a Espanha. Em Narbonne, a Via Domitia cruzava com a Via Aquitania, que levava ao Atlantico, para Toulouse e Bordeaux. Narbonne mais tarde tornou-se a capital da provincial Visigoda entre os séculos 7º. E 8º. Nos séculos 11o. e 12o., Narbonne foi o lar de uma importante escola exegetica Judia, que fez parte primordial no crescimento e desenvolvimento das linguas Zarphatic (Judeo-French) e Shuadit (Judeo-Provençal).
Narbonne caiu em declinio no século 14, em parte devido a mudanças no curso do rio Aude – as mudanças resultants na costa significaram que a cidade não mais podia servir como um porto Mediterraneo. A cidade ganhou parte da vitalidade com a expansão das vinhas no século 19. Hoje, Narbonne é uma pequena cidade e é destino turistico com vários locais de interesse religioso.

6a cidade Béziers (Besièrs in Occitan, and Besiers in Catalan) cidade do Languedoc no sudoeste da França. É uma cidade e sub-prefeitura do departamento de Hérault. Béziers hospeda a famosa Feira de Béziers, de briga de tourso, em Agosto. Um milhão de visitentes são atraidos para o evento de 5 dias. Habitantes de Béziers são conhecidos como Biterrois (masc.) ou Biterroises (fem.), após Baeterrae, o nome Romano da cidade.

7a cidade Montpelier é uma cidade do sul da França. É a capital do Languedoc-Roussillon, assim como do departamento de Hérault. Montpellier é a 8a. maior cidade do país, e a que mais cresceu nos últimos 25 anos.A população da cidade de Montpellier, segundo censo de 2006 era de 251,392. A area metropolitana tinha uma população de 600,000 em 2006. Em 2009, foi estimada uma população de Montpellier chegando a 265,000.
A cidade está situada num terreno montanhoso de 10 kilometros inlhada na costa do Mediterraneo sobre o Rio Lez. O nome da cidade, que originalmente era Monspessulanus, diz que veio demont pelé (a montanha pelada, porque tinha vegetação muito pobre), ou le mont de la colline (o monte da colinal). Montpellier está localizada a 52 kilometres de Nîmes, 168 kilometros de Marseilha, 248 kilometros de Toulouse e a 750 kilometros da capital, Paris.
O ponto mais alto de Montpellier é a Place du Peyrou, numa altitude de 57 m. A cidade está construida entre duas colinas, Montpellier and Montpelliéret, assim algumas ruas tem grandes diferenças de altitude. Algumas são também muito estreitas e velhas, que dá um ar de intimidade.
História
No início da Idade Media, a cidade episcopal de Maguelone era o maior assentamento na area, mas ataques de piratas encourajaram os colonos a adentrar mais para o interior. Montpellier, 1o. mencionada num documento de 985, foi fundada sob uma dinastai fudal local, do conde Guilherme de Toulouse, que juntou duas aldeias e construiu um castelo com muros em volta para proteger os colonos. Entretanto, as 2 torres sobreviventes da cidade murada, aTorre des Pins e a Torre de la Babotte são posteriores. Montpellier se desenvoveu no 10o. senculo como uma centro de comércio, ligando o mundo Mediterraneo e a rica cultura judia com tradições de tolerancia entre seus Mussulmanos, Judeus e Cataros e mais tarde também com os Protestantes. William VII de Montpellier estabeleceu uma facudade de medicina em 1180, reconhecida pelo Papa Nicholas IV; A universidade da cidade foi estabelecda em 1220 e transformou-se num dos centros de excelência no ensino da medicina. A cidade tornou-se possessão do reino de Aragon em 1213 pelo casamento de Pedro II de Aragon com Maria de Montpellier, que levou a cidade como seu dote. Montpellier ganhou a carta de liberdade em 1204 quando Pedro e Maria confirmaram a tradicional liberdade da cidade e garantiram o direito de escolher seus governantes anualmente. Montpellier permanesceu uma possessão da coroa de Aragon até passar para James III de Maiorca, que vendeu a cidade ao rei da França Philip VI em 1349, para levantar fundos para guerra com Peter IV de Aragon. No 14o. seculo, Montpellier ganhou uma igreja (não ainda catedral) dedicada a São Pedro, notável por sua porta exótica suportada por duas colunas parecidas com foguetes. Com sua importância sempre aumentada, a cidade finalmente ganha um bispado, que moveu-se de Maguelone em 1536 e se assentou perto da comunidade de Montpelliéret. Em 1432, Jacques Cœur estabeleceu-se na cidade que se transformou num importante centro economico, atél 1481 quando Marseille sobrepujou-a nesse quesito.
Durante a Reforma no 16o. seculo, muitos habitantes de Montpellier tornaram-se Protestantes (ou Huguenotes como são conhecidos na França) e a cidade tornou-se reduto da resistência Protestante ao reino Catolico Frencês. Em 1622, Rei Luis XIII sitiou a cidade e tomou-a depois de 8 meses, construindo a Cidadela de Montpellier para assegura-la. Luis XIV fez de Montpellier capital da Baixa Languedoc, e a cidade começou a tornar-se mais bela, com a construção do Promenade du Peyrou, da Esplanade e um grande número de casas no centro histórico. Após a Revolução francesa, a cidade tornou-se a capital da muito menor Hérault.
Durante o 19o,. seculo a cidade desenvolveu-se na área industrial. Nos anos 60, sua população aumentou drasticamente após a vinda dos colonos franceses da Argeria que seguiu a sua independência da França. Nos anos 80 e 90, a cidade chamou a atenção com numerosos tion with projetos de desenvolvimento, tais como Corum e especialmente a Antigone District.
Locais para visitar
• O principal ponto da cidade é a Place de la Comédie.
• O Museu Fabre
• No centro historico, há um significante numero de Hoteis.
• O Jardim de Montpellier – mais antigo jardim botanico da França, fundado em 1593
• A La Serre Amazonienne
• A Catedral de São Pierre 14o. século
• A Porta du Peyrou, Um Arco do triumfo
• O Aqueduct de Saint Clément
• O Antigone District e casas de projetadas pelo arquiteto Ricardo Bofill da Catalunha.

8a cidade Nîmes (Provençal Occitan: Nimes in both classical and Mistralian norms) é uma cidade do sul da França. É a capital do departmento de Gard. Nîmes tem uma rica historia, datando do Império Romano, e é um destino turístico popular.
O nome da cidade deriva de primavera, Nemausus, na vila Romana. O brasão e simbolo da cidade de Nîmes inclui um crocodilo enroscado a uma palmeira com a inscrição 'COLNEM', umaa abreviatura de 'Colonia Nemausus', significando a 'colonia' ou 'assentamento' de Nemausus. Veteranos das legiões Romanas que serviram a Julius Caesar na campanha de Nile.
Nîmes estava localizada sobre a Via Domitia, uma estrrada Romana construida em 118 BC.
4000–2000 BC – O sitio conhecido como Serre Paradis pertence a Idade Neolitica. Com presença de semi-nomades cultivadores entre 4000 to 3500 BC. A população aumentou durante a idade do Bronze. O menir de Courbessac (ou La Poudriere) encontra-se num campo, próximo. Esta pedra monolitica de mais de 2 metros de altura data de aprox. 2500 BC, e é o mais velho monumento de Nîmes. 1800–600 BC – Idade do Bronze.
600–49 BC – Os guerreiros de Grezan são considerados como as mais antigas esculturas do sol da Galia. O monte chamado Mt. Cavalier deu origem a cidade. Durante o 3o. e 2. Séculos BC a muralha rodeando a cidade foi construida. As gurras Galicas e a decadência de Marseilha (49 BC) permitiram a Nîmes readquirir sua autonomia sonb Roma.
Período Gallo-Romano
Nîmes tornou-se uma colonia Romana em 28 BC, testemunham as moedas dessa época. Anos depois, um santuario e outras construções foram erigidas. Nîmes ainda estava sob influencia romana. Augustus a fez capital da provincia de Narbonne.
Augustus deu a cidade uma muralha de seis kilometros, reforçada por 4 torres, com portões dos quais 2 ainda existem, a Porta Augusta e a Porte de France. A cidade tinha uma população estimada em 60,000. Contruiu também o Forum, um aqueduto para trazer água do norte. No cruzamento com o Rio Gard uma espetacular Pont du Gard foi construida. O amfiteatro data do fim do século 2o. AD. A familia do Imperador Antoninus Pius veio a Nemausus. A cidade era próspera. O Imperor Constantino construiu banhos. Nimes tornou-se o local dovigário Diocesan, o chefe administrativo do sul da Galia. No início do 5o. século, a Pretoria (Prefeitura) foi mudada de Trier para Arles. A citdade foi finalmente capturada pelos Visigodos em 473 A.D.
Após o período Gallo-Roman, em dias de invasão e decadencia, a Igreja, aparece como o último refugio da civilização. Após as barbarans invasões a população faz face as incursões dos Mouros da Espanha (AD 710). A ocupação acaba em 754 com Pepino the Short. Aruinada por invasões e problemas é só uma sombra do passado.
As regras Carolingias trazem relativa paz, mas os tempos feudais trazem novos problemas que duram até os dias de St. Louis. Apesar do period feudal, Nîmes tem um certo progresso no comercio e na industria.
Em meados do 17o. Nîmes experimenta um periodo de prosperidade. População crescente. Grande expanção. A

Fonte - Les Quais de la Fontaine1o. jardim civico da França, em 1738–55.
Principais locais
Nîmes foi uma das mais ricas cidades Romanas na Galia. Ainda restam:
• O amfiteatro elitico Romano, do 2o. seculo AD.
• A Maison Carrée (Square House), um pequeno templo Romano dedicado aos filhos de Agrippa construído em 19 BC.
• O Jardins de la Fontaine construido ao lado das termas romanas.
• A Pont du Gard, também construido por Agrippa, aqueduto para levar agua pelo vale Gardon.
• A Tour Magne ("Great Tower"), uma ruina Romana.
Recentes monumentos incluem:
• A catedral (dedicada a Saint Castor de Apt, um nativo da cidade).
• O Museu de Beaux-Arts de Nîmes

9a cidade Aux-en-province (próximo a Marseille) é uma comuna da França do departamento de Bocas do Ródano, na região Provença-Alpes-Costa Azul.

10a. Marseille

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.