sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Da Toscana ao Lázio (passando pela Úmbria)

28a. Lucca

Em Lucca chegamos a tarde, passamos pela cidade e a nossa amiga GPS(a) (pq tem voz de mulher), nos mandou sair… fomos para as montanhas….. a estrada foi ficando cada vez mais estreita!!!!!!

Será que ela está certa?

A Raquel começou a tremer na base!!!

- Não deve ser aqui! Vamos voltar!!!

Mas a estrada era MUIIIIITO estreita. Não dava pra voltar. Num certo ponto, “cruzamos” com outro carro! A Raquel “quase” morreu! Resolvi voltar pq nossa amiga nos disse que havíamos chegado e não tinha nada! Só mato!

Fiz a manobra na estrada estreita, a beira do despenhadeiro! A Raquel queria descer!!!! (se morrer, morro só eu, claro!!! Kkkkk)

Voltamos. 200 mts pra frente encontramos uma senhora, gorda, com um cão, colhendo não sei o que. Pergunto!

- Onde fica o hotel X!

- A 3 curvas adiante!

Resolvemos seguir mais 2 curvas! Achamos o tal hotel!

QUE MARAVILHA!!!!

Um (ex) convento, no meio da montanha, de onde se vê toda a redondeza (incluso Lucca).

Quarto maravilhoso, local maravilhoso, etc... etc... maravilhosos.

Junto tem um restaurante e resolvemos jantar ali mesmo, pra curtir o ambiente!

Saimos pela manhã, depois de um café da manhã (colazzione) perfeito. Pago a conta (74 euros) e não acredito! Na tabela (de verão) o quarto MAIS BARATO custa 330 Euros!!!!!!!!


História: Lucca foi fundada pelos Etruscos e tornou-se Romana em 180 BC. O centro retangular é historico e preserva as ruas Romanas, e a Piazza San Michele ocupa o site do velho forum. Traços do amfiteatro ainda pode ser visto. Em Lucca houve a conferencia em 56 BC que reafirmou a superioridade Romana.

Frediano, um monge Irlandes, foi bispo de Lucca no século 5. A certo ponto, Lucca foi tomada por Odoacer, 1o. rei Germanico da Italia. Lucca foi uma importante cidade no século 6, quando Narses sitiou por vário meses em 553. No governo Lombardo, o duque da cidade cunha suas próprias moedas. O Volto Santo, a maior reliquia suposetamente carvada por Nicodemus, em 742. Torna-se próspera com o comércio de seda no século 11, tornando-se rival de Bizancio. Durante os séculos 10-11, Lucca foi a capital do feudo da Toscana.

Após a morte de Matilda of Tuscany, a cidade começa a constituir-se como uma comuna independente, em 1160. Por aprox. 500 anos, Lucca permanece independente. Toscana, neste tempo era parte do feudo Europa. A Divina Comedia de Dante inclui muitas referencias ao grande feudo e as familias da cidade. Dante passa parte de seu exilio em Lucca.

Em 1273 e depois em 1277 Lucca foi tomada por um Guelph capitano del popolo chamado Luchetto Gattilusio. Em 1314, discordias internas permitem Uguccione della Faggiuola de Pisa fazer-se lorde de Lucca. Lucca torna-se rival de Florença até a morte de Castracani em 1328. Em September de 1325, na batalha de Altopascio, Castracani derrota Florença. Por isso foi chamado Louis IV the Bavarian e tornou-se duque de Lucca. A tumba de Castracani está na igreja de San Francesco. Sua biografia é o 3o. livro famoso de Machiavelli. Em 1408, Lucca hospeda a convocation que pretendia terminar o sisma papal. Ocupada por tropas de Louis da Bavaria, a cidade foi vendida a um rico Genovese, Gherardino Spinola, depois passada a John, rei da Bohemia. Passa a Rossi de Parma, e depois a Martino della Scala de Verona, vendida aos Florentinos, aos Pisanos, e depois liberadada pelo imperador Charles IV. Lucca consegue ser a 1a. democracia, e depois de 1628 torna-se uma oligarquia, mantendo-se independente ao lado de Veneza e Genova, pintando a palavra Libertas em sua bandeira durante a revuloção Francesa em 1789.

Bé (como dizem os italianos). Em Lucca visitamos a cidadela (fortificada), andamos nas muralhas e tomamos um café lungo numa paneteria!!!

Coisa de louco! Pura CULTURA!

Depois rumamos pra Roma! A cidade eterna!

Passamos por várias cidades ainda da Toscana.


29a. Arezzzo. na Italia central, é a capital da provincia do mesmo nome, localizada na Toscana. Arezzo está a 80 km ao sul de Florença, e tinha em 2009 uma população de aprox..99,346 pessoas.


Historia

Descrita por Livy como a Capitae Etruriae (capital Etrusca), Arezzo pode ter sido uma das 12 mais importantes cidades Etruscas. Achados Etruscos mostram que a acropole de San Cornelio, pequena colina perto de San Donatus, foi ocupada e fortificada no período Etrusco. Há outras evidencias como partas da muralha, uma tumba Etrusca em Poggio del Sole, e 2 bronzes, a "Chimera of Arezzo" (século 5 BC) e "Minerva" (século 4 BC) descocertas no século 16 e levadas a Florença. Aumento de comércio com a Grecia traz properidade aos nobres de Arezzo.

Conquistada por Roma em 311 BC, Arretium torna-se uma estação militar na via Cassia, estrada construida para a expansão de Roma no vale do Po. Arretium alia-se a Marius na guerra civil Romana, e a vitória de Sulla coloca uma colônia de veteranos na cidade meia demolida, acomo Arretium Fidens. A antiga aristocracia Etrusca não é extinta: Caius Cilnius Maecenas, foi o nobre Aretine Etruscan mantido. A cidade continua a florecer como Arretium Vetus, a 3a. maior da Italia no período de Augusto,.

Entre 26-261 AD o coselho da ciade dedicou uma inscrição ao seu patrono L. Petronius Taurus Volusianus.

No séculos 3 a 4, Arezzo torna-se um episcopado. A cidade Romana foi demolida, em parte pela guerra Gotica e a invasão dos Lombardos, e em parte desmantelada, como outras na Europe, e a pedras usadas novamente para construir fortificações pelos Aretinos. Só pernaceu o amfiteatro.

A comuna de Arezzo deixa de lado o bispado em 1098 e trona-se uma cidade independente até 1384. Em 1252 funda-se a universidade e o Studium. Após a Batalha de Campaldino (1289), a sorte de Ghibelline Arezzo começa a declinar, exceto pelo pequeno periodo sob a familia Tarlati, com Guido Tarlati, que torna-se bispo em 1312 e maintem boas relações com Ghibelline. Os Tarlati formaram uma aliança com Forlì mas falharam: Arezzo é dominada por Florentino em 1384. Durante este periodo Piero della Francesca trabalhou na igreja de San Francesco di Arezzo produzindo esplendidod afrescos, recentemente restaurados. Após isso, a cidade decai economic e culturalmente, mas seu centro medieval é preservado.

No século 18 os pântanos na vizinhança de Val di Chiana, sul de Arezzo, são drenados e a região melhora. Ao final do século, a Frença, liderada por Napoleon Bonaparte conquista Arezzo, mas a cidade rapidamente torna-se base de resistecia contra os invasores com o movimento "Viva Maria". Em 1860 Arezzo torna-se parte do reino da Italia. Os prédios da cidade sofreram grandes danos durante a II guerra.


Piazza Grande

A Piazza Grande é uma praça medieval da cidade. Foi a principal praça de mercado da cidade, hoje é o local da Giostra del Saracino ("Justa dos Saracenos"). It has a sloping pavement in red brick with limestone geometrical lines. Aside from the apse of the church, other landmarks of the square include:

  • O Palace of the Lay Fraternity: séculos 14 e 15, estilo Gotico.
  • O Vasari Loggia ao norte, com fachada projetada por Giorgio Vasari.
  • Episcopal Palace, século 13. Com afrescos de Salvi Castellucci, Teofilo Torri, e Pietro Benvenuti. Em frente ao Palace está o Monumento ao Gran Duque Ferdinando I de Medici (1595), por Pietro Francavilla.
  • Palazzo Cofani-Brizzolari, com a Torre Faggiolana.


Festivais

  • Concurso anual international de corais cantaddos.
  • Festival anual medieval da Saracen Joust. Cavaleiros e seus cavalos, representam as justas e atacam alvos de madeira que repreentam os Saracenos e marcam pontos, de acordo com sua pontaria. Todos na cidade se vestem com roupas medievais e entusiasticamente saudam os competidores.
  • De 1986 a 2006 Arezzo também foi palco do festival de música popular e cultura, a cada Julho, chamado Arezzo Wave. Em 2007 foi trocado pelo PLAY Arezzo Art Festival, ainda sobre rock music. Alguns artistas convidados: Negrita, Peter Gabriel, Lou Reed, Joan Baez, Ben Harper, Goran Bregovic, Carmen Consoli, Max Gazzè, Peter Brook.


Cultura popular

  • Arezzo tem papel protagonista no filma de Roberto Benigni, Life Is Beautiful (La vita è bella, 1997). É o local onde o artista principal vive antes de ser embarcado pelos Nazistas para um campo de concentração.
  • Arretium foi usada no jogo de PC Roma: Total War como Capital de Roma.

Passamos por várias cidades, da Toscana a Úmbria e da Úmbria ao Lázio.

Passamos ao largo de Viterbo! (queríamos chegar mais rápido a Roma!)

Mas aqui vai mais um pouco de história:


30a. Viterbo. é uma antiga cidade e comuna da região do Lazio no centro da Italia, capital da província de Viterbo. Está a 80 km ao norte de Roma pela Via Cassia, e é ladeada pelos Monti Cimini e Monti Volsini. O centro historico da cidade é cercado por muralhas medievais, ainda intactas, construídas durante os séculos 11 e 12. Entrada paea a parte velha da cidade é feita através de antigos porticos.

Além da agricultura, os recursos de Viterbo são cerâmica, mármore e madeira. A cidade também tem as reservas de ouro Italianas, uma importante Academy de Artes, e a Universidade de Tuscia, sendo localizada numa vasta area, atraindo muitos touristas de toda a Italia.

A primeira menção de Viterbo data do 8o. século, quando é identificada como Castrum Viterbii. Fortificada em 773 pelo rei Lombardo Desiderius na tentativa de conquistar Roma. Quando os papas aliaram-se a Frnaça, Viterbo torna-se parte do estado Papal, mas contestado pelo Imperador tornando-se em 1095 uma comuna livre.

Num periodo no qual os Papas tiveram dificuldades de colocar sua authoridade sobre Roma, Viterbo tornou-se sua residência favorita, começando com o papa Eugenio III (1145–1146). Em 1164 Frederick Barbarossa faz Viterbo capital de seu Antipapa Paschal III. 3 anos após lhe dá status de cidade e usa suas militias contra Rome. Em 1172 Viterbo começa sua expansão, destruindo a velha cidade de Ferentum e conquistando outras terras: neste período era uma rica e prospera cidade, uma das mais importantes do Centro da Italia, com uma população de 60,000.

Em 1210, Viterbo consegue vencer o Imperador Otto IV e retoma sua guerra com Roma.

No século 13 é governada alternativamente por tiranos Gatti e Di Vico. Frederick II leva Viterbo para o lado de Ghibelline em 1240, mas quando a cidade expulsa as tropas Germanicas em 1243 retorna e sitia a cidade, mas em vão. Entre 1257 e 1261 é a cidade do papa Alexander IV, que morreu ali. Seu sucessor, Urban IV foi eleito em Viterbo.

Em 1266-1268 Clement IV escolha Viterbo como base para sua luta contra Hohenstaufen: Outroa papas eleitos em Viterbo foram Gregory X (1271) e John XXI (1276), Nicholas III e o Francês Martin IV. Os Viterbesea, que não aceitavam a eleição de um papa extrangeiropediram apoio do rei de Napoles, Charles I de Anjou, invadem a catedral onde estava ocorrendo o conclave, e prende 2 cardeais. Houve excomunhão, e os Papas evitaram Viterbo por 86 anos.

Seo os Papas, a cidade cai nas mãos de Di Vicos. No século 14, Giovanni di Vico havia criado uma área de influência que extendia-se de Civitavecchia, Tarquinia, Bolsena, Orvieto, Todi, Narni até Amelia. Seu dominio foi esmagado pelo Cardeal Gil de Albornoz em 1354, enviado por Avignonese para reconquistar o Estado Papal. Em 1375 a cidade dá sua chave a Francesco Di Vico, filho do tirano anterior, mas 13 anos após o povo o mata e entrega a cidade ao Papa Urban VI, e depois a Giovanni di Sciarra di Vico, primo de Francesco. Mas o Papa Boniface IX com suas tropas o expulsam em 1396 e restabelece a autoridade papal sobre a acidade. O último Di Vico a ter o poder em Viterbo foi Giacomo, vencido em 1431.

De lá para cá Viterbo torna-se uma cidade de secondaria importanciatornando-se para da Italia em 1871

O centro histórico de Viterbo é um dos mais bem preservados das cidades medievais do centro da Italia. Muitos dos prédios antigos foram construidos sobre ruinas mais antigas, reconhecidas por suas grandes pedras de mais de 50 cm de lado.

A atração principal de Viterbo é o Papal Palace. As colunas do palacio são restos de um antigo templo Romano.

2o monumento mais importante é a Cathedral de S. Lorenzo. Erigida em estilo Romanesco por arquitetos Lombardos sobre o templo de Hercules. Foi reconstruída várias vezes do século 16 até hoje, e foi severamente danificada em 1944 por bombas aliadas.

Outros monumentos:

· O Palazzo Comunale, Palazzo del Podestà e Palazzo della Prefettura na praça del Plebiscito..

  • A pequena igreja Gotica de Santa Maria della Salute.
  • A Romanesca Chiesa del Gesù..
  • O Palazzo Farnese, onde Alessandro Farnese, futur Papa Paulus III, viveu sua juventude.
  • A Rocca (castle).
  • A Romanesca igreja de Santa Maria Nuova, San Sisto, e San Giovanni in Zoccoli.
  • O Palazzo degli Alessandri no velho distrito.
  • A igreja Gotica de San Francesco, construida sobre uma fortalez Lombarda.

O Museo Civico, a Pinacoteca com pointuras de Sebastiano del Piombo, Antoniazzo Romano, Salvator Rosa, Antiveduto Grammatica e outros. O jardim Botanico.


ROMA – Finalmente siamo arrivatti a Roma!

Nossa GPS nos levou direto ao hotel! (esperta ela!!!!)

Deixamos as malas e saímos pra passear.

Que loucura de trânsito! Que gente louca! Param em qualquer buraco, de lado, de frente, deixam o carro com o pisca alerta aceso e ciao (tchau)!

A Raquel excomungou Roma e os romanos!

- Se for assim, é melhor ir direto embora!!!!

No meio do trânsito infernal, achei um lugarzinho (sempre acho!!!!!) pra parar, perto da Praça do Povo!

Fomos a pé pela praça, (linda – ela já começou a gostar!!! Respirar CULTURA!!!)

Via del Corso e começam a aparecer as igrejas, anfiteatros, etc.....

Chegamos na praça Montecitorio, Piazza Colona, Palazzo Venezia, Monumento a Vitório Emanuelle!

A Raquel se deslumbrando!!!

Avistamos o Colosseo!!!! As ruinas de Roma antiga, as catacumbas,..... a Raquel se desmanchando......

Chegamos ao Coliseu! A Raquel esqueceu Roma, os romanos, etc.... etc.... o trânsito, etc......

- Que lindo!!!! Maravilhoso!!!! Tira foto disso, daquilo, desse jeito, do outro.....

Pena que estava fechado. Amanhã voltamos.

Ao voltar, fomos a Fontana de Trevi jogar moedas pra voltar!

Quando estive aqui com minha querida mãe, ela me disse pra jogar que eu voltaria! Eu joguei só pra deixar ela contente, mas sem a menos possibilidade de acreditar que um dia voltaria! Voltei!

Ela, daquela vez, não jogou! Não voltou mais!!!!!!

A Raquel ficou toda contente porque “ganhou” uma rosa de um cara!!!!! Que depois ficou me enchendo o saco meia hora pedindo dinheiro!!!!!!

Na Piazza Venezia, paramos pra Raquel comer uma salada. Muito boa. Eu tomei uma “bira” (cerva)!!!!

Mas agora, um pouco de história:

31a. Roma. (pronunciation; Roma), Latin: Rōma) é a capital da Italia e a mais populosa e maior do país, com 2.7 milhões de residentes em 1,285.3 km2. A população da area urbana estava estimada em 3.46 milhões em 2004.

Localizada no centro-oeste da península Italiana, sobre o rio Tibre na região do Lazio. A história de Roma cobre um period de 2500 anos. Foi a capital do Reino Romano, da república Romana e do Imério Roman, que domino a Europa e as terras costeiras do mar Mediterraneo por mais de 700 anos desde o 1º século BC até o 7º. AD. Desde o 2o. século AD Roma tem sido o berço dos Papas, e, depois da dominação Bizantina, no século 8 torna-se a capital do Estado Papal, até 1870. Em 1871 Roma torna-se capital do Reino da Italia, e em 1946 da República Italiana. Desde 1929 é também berço do Vaticano, uma cidade-estado independente presidida pelo Papa.

Após a idade media, Roma foi governada pelos papas, tais como Alexander VI e Leo X, que transformou a cidade no maior centro da Renescença, junto com Florença. A Basilica de St Peter Basilicda foi construida a a Capela Sistina pintada por Michelangelo. Famosos artistas e arquitetos, como Bramante, Bernini e Raphael residiram em Roma, contribuindo para sua arquitetura Renascentista e Baroca.

Sua influencia na Civilisação não pode se substimada, e a cidade ainda figura como um centro de artes e educação. Por causa dessa influência, Roma foi batizada de "Caput Mundi" ("Capital do Mundo") e "A cidade Eternal". Além disso a cidade é um importante centro de peregrinação do Cristianismo. A arquitetura e os sítios arqueologicos, a rica herança artistica e historica, contribuiram para que seu centro histórico fosse tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. A influência global na politica, literatura, cultura, artes, musica, religião, educação, moda, cinema e cuzinha a fizeram ser considerada uma cidade Alpha, de acordo com Loughborough University e GaWC em 2008. Roma é também um foco da indústria cinematográfica e de filmagens; por examplo, a Cinecittà Studios, é a maior da Europa, que viu filmarem-se centenas de películas internacionais e de televisão, locatadas na cidade.

Dedes 1957 o Tratado de Roma estabeleceu a European Economic Community, a metropolis serviu como centro par internacional ações cooperativas, com organizações mundiais, tais como World Food Programme (WFP), Food and Agriculture Organization (FAO), International Fund for Agricultural Development (IFAD) e NATO Defence College com seu quartel general na cidade. Roma é um dos principais centros de negócios do mundo, midia e finanças, junto a Milão. A area metropolitana Roma tem um GDP de €109.4 bilhçoes (US$ 149.14), e de acordo com estudos de 2008, é a 35a. mais rica cidade do mundo.

Sede em 1960 do Jogos Olimpicos, e candidate oficial a edição de 2020.

Em 2007 Roma era a 11a. cidade mais visitada no mundo, 3a. da Europa, a mais popular atração tourista da Italia. Monumentos e museos como o Vatican Museums e o Colosseum estão entre os 50 mais visitados por touristas com 4.2 milhões de touristas ao ano.


Historia antiga

Há evidências arqueologicas de ocupação humana em Roma ha pelo menos 14000 anos, mas a história mais recente obscurece as eras Palaeoliticas e Neoliticas. Evidencias de ferramentas de pedra, ceramic e armas de pedra atestam pelo menos 10,000 anos de presence humana. O poder da lenda da fundação de Roma tende também a desviar a atenção de sua real, a muito mais antiga origem.


Monarquia, Republica, Imperio

A história de Roma some na lenda. De acordo com a tradição Romana, a cidade foi fundada por Romulus em 21 de Abril de 753 BC.

A legendaria origem conta que Romulus e Remus decidem construer uma cidade. Ap[os uma briga, Romulus mata Remus. Evidencia arqueológicas mostram que Roma cresceu a partir de um assettamento pastoral nas colinas Palatine área do futuro Forum Romano. Seu successo dependeu de conquistas militares, comerciais, assim como da assimilação selectiva das civilizações visinhas, principalmente dos Etruscos e Gregos. Desde sua fundação Roma, apesar de perder algumas batalhas ocasionais, ficou imbatível na guerra até 386 BC, quando foi rapidamente ocupada pelos Gauleses. De acordio com a lenda, os Gauleses ofereceram para entragar Roma de volta ao povo por mil libras de ouro, mas os Romanos não aceitaram, preferindo retomar a cidade a força.

A Republica Romana era saldável, poderosa e estavel antes de tornar-se um imperio. De acordo com a tradição, Roma tornou-se republica em 509 BC. Entretanto, levou alguns séculos para Roma toranr-se a grande cidade popular, e somente torna-se um grande imperio após o governo de Augustus (Octaviano). No século 3 BC, Roma tinha se tornado a maior cidade Italiana, tendo conquistado e derrotado os Sabinos, os Etruscos, os Samnitas e a maioria das colonias Gregas da Sicilia, Campania e do Sul da Italia. Durante as guerras Punicas entre Roma e o imppério Mediterraneo de Cartago, a estrutura Romana aumentou muito. Iniciando no século 2 BC, Roma tem um significante expansão na população. A vitoria sobre Cartago na 1a. Guerra Punica traz as 2 primeiras provincias externas a peninsula, Sicilia e Sardenha. Partes da Espenha vem a seguir, e no início do século 2 os Romanos se envolvem nos negócios do mundo Grego. Naquela altura, o reino Helenico e as cidades-estado Gregas estavam em declinio, exauridas pelas intermináveis guerras civis. A derrota dos Gregos após a Batalha de Corinto em 146 BC estabelece o controle de Roma sobre a Grecia.

Augustus funda o Principado em 27 BC, que era uma monarquia liderada por um imperador que mantinha o poder por toda a vida, ao invé de uma ditadura, como a de Julius Caesar, que acabou em seu assassinato em 44 BC. Augustus inicia um grande programa social, politico e economico, promovendo reformas e reconstrução da cidade em grande escala. A cidade é dotada de impressivas e magnificas novas edificações, palacios, etc. Augustus torna-se um grande patron das artes, e sua obra é cantada por poetas como Virgil, Horacio e Propertius. Seu governo também estabelece a Pax Romana, um longo period de relative paz que durou aprox. 200 anos. Após seu governo, seguem Caligula, Nero, Trajano, e Hadriano, para nomear alguns. Nero era conhecido por suas extravagancias, crueldade, tirania, e o mito imperadoque "tocava lira enquanto Roma queimava" na noite de 18 para 19 de Julho de 64 AD.

A população passa de um milhão de habitantes. Por quase mil anos, Roma foi a cidade mais importante, rica e maior do mundo ocidental. O impirio começa a declinar e é dividido, perde seu status de capital para Milão e depois para Ravena, e é superada em prestigio pela capital do Império Romano do Oriente, Constantinople, cujos habitantes gregos continuaram por séculos a chamarem-se de Romanos.


Queda o império do Ocidente e Idade média

Com o reinado de Constantine I, o Bispo de Roma ganha importância politica e religiosa, tornando-se berço do Papa e estabalacendo-se como centro da Igreja Catolica. Após o Saque de Roma em 410 AD por Alarico I e a queda do Império do Oriente em 476 AD, Roma alternatou entre o controle Bizantino e Germanico. Sua população declina a 20,000 pessoas durante a idade média. Roma permanence parte do império até 751 AD, quando os Lombardos abolem o Exarchate de Ravenna. Em 756, Pepino o breve dá ao Papa jurisdição temporal sobre Roma, craado o estado Papal. Em 846, Arabes invadem Roma e saqueiam a basílica de St. Peter.

Roma continua capital do estado Papal até sua anexação ao reino da Itália em 1870; a cidade torna-se o maior centro de perigrinação durante a idade média com foco nos Papas e no Santo Imério Romano. Além de pequenos periodos de independencia a cidade, durante a idade media, mantém o status de capital Papal e "cidade santa" por séculos, mesmo quando os papas se relocam para Avignon (1309–1377).


Renasceça

A segunda metade do século 15 vê o berço da Renasceça mover-se de Roma para Florença. Os Papastornam-se patronos de artistas como Michelangelo, Perugino, Raphael, Ghirlandaio, Luca Signorelli, Botticelli e Cosimo Rosselli.

O periodo também é famoso pela corrupção papal, com muitos Papas tornam-se pais, e casos de nepotismo. A corrupção dos Papas e a extravagancia de suas construções levaram, em parte, a Reforma e, por vezes, a Contra-Reforma. Papas, como Alexander VI, ficaram conhecidos pela sua decadencia, selvageria, extravagancia e vidas imorais. Entretanto, com essas extravagacia e riquesas dos papas, Roma se transforma num centro de arte, poesia, musica, literatura, educação e cultura. Roma pode assim competir com outras cidades da Europa em termos de saúde, grandesa, artes e arquitetura.

A Renascença italiano em Roma inicia com o declínio Francês em 1377, e o returno do papado a Roma. O Papa Martin V (1417–1431), planejou a renovação da Igreja Católica, a fim de perseguir novos ideais espirituais e politicos. Martin V e seus sucessores começas a seguir novas instruções, e o Papa Nicholas V (1447–1455) planeja o estilo Renascentista da cidade.

O period Renascentista muda a face de Rome dramaticamente, com trabalho com a Pietà de Michelangelo e os frescos de Borgia Apartment, todos no reinado de Innocente. Roma atinge seu esplendor sob o Papa Julius II (1503–1513) e seus sucessores Leo X e Clement VII, ambos membros da família Medici.Nesse período de 20 anos Roma torna-se um dos maiores centros de arte do mundo. A antiga basilica de St. Peter's construida pelo Imperador Constantine o Grandefoi demolida e uma nova tem início. A cidade hospeda artistas como Ghirlandaio, Perugino, Botticelli e Bramante, que construiu o temple de San Pietro em Montorio e planejou a grande renovação do Vaticano. Raphael, que em Roma tornou-se o mais famoso pintos da Italia criando afrescos na Capela Niccolina, a Villa Farnesina, as salas de Raphael, entre muitas outras obras. Michelangelo inicia a decoração do teto da Capela Sistina e executa a famosa estatua de Moises para a tumba de Julius. Roma perde em parte seu character religioso, tornando-se uma verdadeira cidade Renascentista, com grande número de festas populares, corridas de cavalos, intrigas e episódios licenciosos. Sua economia era rica, com a presence de vários banqueiros Toscanos, incluindo Agostino Chigi, amigo de Raphael e patrono das artes. Antes de aus prematura morte, Raphael também promoveu pela 1a. vez a preservação de ruinas antigas. A guerra entre França e Espanha na Europe causa a 1ª. pilhagem da Cidade em mais de mil anos. Em 1527 o Imperador Charles V saqueia a cidade, pondo fim a era de ouro da renasceça de Roma.


Contra-Reforma e Barroco

No início do século 16 a Igreja começa sua luta secuçar contra a Reforma, que subtrai uma grande parte do Christendom a autoridade papal. A revanche da igreja começa no Concilio de Trento, com os Papas da Contra-Reforma (de Pius IV a Sixtus V). So eles Roma torna-se o centro da reforma Catolica, e graças a eles a cidade era adornada com monumentos que celebraram a restauração do Papado. Durante o século 17 os Papas continuam a tradição da Contra-reforma, enriquecendo a cidade com prédios Barocos, erigidos pelos Papas.


Caminhando para a reunificação da Italia

O governo do papa foi interrompido pela pequena vidad da República Romana (1798), criada sob influencia da Revolução francesa. Durante o reinado de Napoleon, Roma foi anexada ao império Frances. Após a queda de Napoleão, a igreja reinstalao estado papal através do Congresso de Vienna de 1814.

Em 1849, outra Republica romana nasce nos moldes da revolução de 1848. 2 das mais influentes figuras da unificação, Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi, lutam pela republica.

Roma torna-se o foco das esperanças de reunificação quando o resto da Italia é reunido son o reinado da Italia com capital em Florença. Em 1861, Roma foi declarada capital da Italia mesmo ainda estando sob controle dos papas. Durante os anos de 1860s, os últimos vestigios do estado Papal estavam sob proteção de Napoleon III. Somente com a eclosão da Guerra (1870), Franco-Prussiana, que tropas Italianas foram capases de capturar Roma. O Papa Pius IX declara-se prisoneiro no Vaticano, e em 1871 a capital da Italia vai de Florença para Roma.


Séculos 20 e 21

Logo após a I Guerra, Roma testemunha o aumento de poder dof Fascismo guiado por Benito Mussolini, que marchou sobre a cidade em 1922, declarando um noco Imperio e aliando-se a Alemanhã nazista. Na II guerra, devido ao estado de cidade aberta, Roma escapa de um destino tragico que outras cidades Europeias tiveram, mas foi ocupada por tropa alemãs até sua liberação em junho de 1944.

Roma cresce muito após a Guerra, sendo uma das forças do "milagre economico Italiano" de reconstrução e modernisação. Nos anos 1950s e 1960s, desfruta de "la dolce vita", com filmes classicos como Ben Hur, Quo Vadis, Roman Holiday e La Dolce Vita. Filmados na Cinecittà Studios. No aumento de população continua até os anso 80s, quando atinge a marca de 2,800,000 de residentes.

Muitos dos monumentos de Roma foram restaurados pelo estado e pelo Vaticano.

Roma, mantém os maiores organismos internacionais, politicos e culturais, tais como a International Fund for Agricultural Development (IFAD), World Food Programme (WFT), the NATO Defence College and ICCROM, o International Center for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property.

Rome é hoje uma cidade alpha, junto a Chicago, Istanbul, Frankfurt, Athens, Zurich, Mexico City, Prague, Budapest, Amsterdam, Vienna e Dublin.

Entre tantas igrejas, Roma tem as 4 maiores Basilicas; San Giovanni in Laterano, Rome's cathedral, San Pietro in Vaticano, San Paolo fuori le Mura, and Santa Maria Maggiore. Junto a basilica menos de San Lorenzo fuori le Mura, compõe as 5 igrejas do Patriarchal Basilicas of the Pentarchy. As 5, junto as igrejas de Santa Croce in Gerusalemme e San Sebastiano fuori le Mura, constituem as 7 igrejas perigrinas de Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.