quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais um dia Maravilhoso!!!!!!

Milão é a São Paulo da Itália. Indústrias, Negócios, Conferências... ficamos num hotel próximo da auto-estrada. Fomos de carro ao centro, onde tem o Duomo (Catedral) e as ruas cobertas, com as lojas mais badaladas, tipo um shipping a céu aberto (ou céu fechado)...

No caminho paramos no castelo do Duque Sforza. Quase intacto ainda, apesar do tempo. Muito lindo... legal ficar imaginando que a centenas, milhares de anos, tinha gente andando por ali, se enfrentado, se matando...

47a. Milano. é a capital da Lombardy e da provincial de Milano. Tem uma população de aprox. 1,310,000, mas a area urbana tem aprox. 4,345,000 em 2,370 km2.
Fundada com o nome de Medhlan, pelos Insubres,povo Celtico, foi posteriormente capturada pelos Romanos em 222 BC. Mais tarde Milano foi governada pelo Visconti Sforza, no século 16 e pelos Austriacos no 18. Em 1796, Milano foi conquitada por Napoleon I e feita capital do reino da Italia em 1805. Durante o período Romantico, Milano foi o maior centror cultural da Europa, atraindo muitos artistas, compositores e importantes figuras literariass. Durante a II guerra, a cidade foi muito afetada por bombardeios Aliados, e depois da ocupação alemã em 1943, Milano torna-se o principal foco da resistancia. Apesar disso, o pos-guerra traz um crescimento economico grande, atraindo centenas de imigrantes do Sul da Italia e de outros países.
Hoje, Milano é a 11a. cidade mais cara do mundo e está entre as 10 top cidades de negócios e finanças da Europa.
Também é reconecida como cidade de moda (fashion) e design, com influência no comercio, industria, musica, sportes, literatura, arte e midia, sendo uma das “Alpha world cities”. É famosa por suas lojas como ao longo da “Via Monte Napoleone” e da “Galleria Vittorio Emanuele” na Piazza Duomo (o mais antigo shopping). Além do Duomo (a Catedral p- MUITO impressionante, toda de mármore), tem o famoso teatro Scala de Milano.
Tempos Celticos e Romano
Em 400 BC, os Celticos Insubres habitaram Milano e redondezas. Em 222 BC, os Romanos conquistaram este assentamento, chamando-o de Mediolanum. Após vários séculos sob controle romano, Milano foi declarada capital do Império Romano do Oeste pelo Imperador Diocletiano em 293 AD. Diocletiano fiocu no Império do leste (capital Nicomedia) e seu colega Maximianus no oeste.
Em 569, os Longobardos (de onde vem o nome da região, Lombardia) conquistaram Milano, derrotando o pequeno exército Bizantino que defendia a cidade. Em 774 Milano passa ao controle dos Francos. Na sequência Milano torna-se parte do Santo Império Romano.

IdadeMédia
Durante a idade media Milano prospera como um centro de comércio pore star no rico vale do rio Po e em rotas para cruzar os Alpes. A guerra de conquista de Frederick I Barbarossa contra os Lombardos trouxe destruição a Milano em 1162. Em 1208 Rambertino Buvalelli serve como governante da cidade, em 1242 Luca Grimaldi, e em 1282 Luchetto Gattilusio. Em 1256 o arcebispo foi expulso da cidade. Em 1259 Martino della Torre foi eleito Capitano del Popolo.
Em 1447 Filippo Maria Visconti, Duque de Milano, more sem um herdeiro homem; é o fim da linha do Visconde. Nasce a Ambrosian Republic que herda o nome de St. Ambrose, popular patrono da cidde. Ambas as facções, os Guelph e os Ghibelline para trazer a Ambrosian Republic a Milano. Entretanto, a Republica rui em 1450, e Milano é conquistada por Francesco Sforza,da casa de Sforza, que fez de Milano uma das cidades líderes da Renascença italiana.
Periodos Francês, Espanhol e Austriaco
O rei Francês Louis XII reclama o ducado em 1492, quando a cidade era defendida por mercenários suiços. Após a vitoria de Louis, sucessor de Francis I sobre os suiços, na batalha de Marignano, o ducado foi prometido ao rei francês Francis I. Quando o Habsburg Charles V derrotou Francis I na batalha de Pavia em 1525, Milano, passa ao controle da casa de Habsburg.
Em 1556, Charles V abdica em favor de seu filho Philip II e seu irmão Ferdinand I. A grande praga de 1629–31 matou aprox. 60.000 pessoas numa população de 130.000. Em 1700 a linha espanhola dos Habsburgos foi extinta com a morte de Charles II. Após sua morte as possessões espanholas passam ao controle Francês. Em 1706, os Franceses são derrotados por Ramillies e Turin e deixam o norte da Italia para os Austriacos Habsburgos.

Século 19
Napoleon conquista a Lombardia em 1796. Milano torna-se a capital da república Cisalpine. Acabada a ocupação francesa, Milano passa ao controle da Austria. Em 1848, os Milaneses se rebelam contra a Austria, e depois de várias guerras ocorre a unificação italiana. Milano tem crescimento economico rapido tornando-se uma cidade de expressão durante os séculos 19 e 20. Em 1919, Benito Mussolini inicia o movimento Fascista. Após a Guerra a cidade se torna refúgio de judeus autríacos e entre os anos 50 e 60 tem uma grande onda de imigração. Nos anos 60 e 70 é seriamente afetada pelo grupo Marxist/Leninist/Communist Italiano chamado Brigate Rosse, ou Brigadas Vermelhas, com constantes manifestações e protestos.
Em 1980, a indústria de Milão começa a ter extremo sucesso. Exporta texteis e marcas de roupas como Armani, Versace e Dolce & Gabbana, fazem de Milão a capital internacional da moda, competindo com Paris.

48a. Novara. capital da provincial do Piemonte, a oeste de Milan. Novara foi fundada nos tempos Romanos. Nome vem de Nov, "nova", e Aria, nome da região em Gaules.Data dos tempos Ligures. Sua posição, perpendicular a estradas data dos tempos de Roma. Após a cidade ter sido destruida em 386 por Magnus Maximus (porter apoiado seu rival Valentinian II), foi reconstruída por Theodosius Ie depois saqueada por Radagaisus (em 405) e por Attila (em 452).
Sob os Lombardos, torna-se um ducado; sob Charles o Gordo, um condado. Em 1110 foi conquistada por Henry V e destruida, mas em 1167 junta-se a liga Lombarda. No século 12, torna-se protetorado dos Sforza.
Em 1706 Novara, uqe havia sido prometida por Filippo Maria a Amadeus VIII de Savoia, foi ocupada por tropas de Savoias. Sua história está bastante ligada a de Milão.
Com população de 25.144 em 1861, a industrialisação do século 20 leva a uma população de 102.088 em 1981.

49a. Torino. maior cidade de negócios e cultural do norte da Italia, capital da região do Piemont,com uma população de 909.193 (2008).
Turino é uma cidade industrial e cosmopolitana, que tem o state-of-the-art em tecnologia e arquitetura. Tem rica cultura e historia, e é conhecida pelas numerosas galerias de arte, restaurantes, igrejas, palacios, operas, piazzas, parks, jardins, teatros, livrarias, museos etc.
Turino foi a 1a. capital da Itália em 1861 e início da dos Savoia, familia real italiana. Hoje é um dos maiores centros industriais, junto a Milão e Genova. 3ª. Cidade da Itália, após Roma e Milão, com GDP de $58 bilhões é o berço da indústria automotiva italiana FIAT (Fabrica Italiana de Automóveis Torino).

Tempos Romanos
No século 1 BC, os Romanos criaram um campo militar (Castra Taurinorum), depois dedicado a Augustus (Augusta Taurinorum).
Idade média
Após a queda do Império Romano a cidade é conqistada pelos Lombardos, seguindo uma história parecida a Milão e Novara. Ao final do século 13, quando foi anexada pelo Duque de Savoia, a cidade já tinha 20.000 habitantes.

Séculoas 16 a 19
Emmanuel Philibert (Cabeça de ferrod) fez Turino a capital do Ducado de Savoia em 1563. Em 1706, durante a Batalha de Turino, os Frenceses sitiaram a cidade por 117 dias sem conquista-la. Após o Tratado de Utrecht, o Reino da Sardenha foi anexado ao Ducado de Savoia e o arquiteto Filippo Juvarra começa o maior reprojeto da cidade.
Turino, e todo o Piemonte, foi anexado pela França. Após 1814, Piedmont-Sardinia começam uma ação para unificar a Italia. Em 1871, o Fréjus Tunnel foi aberto, fazendo de Turino um importante canal de comunicação entre Italia e França. Em 1861, Turino torna-se a capital do reino da Italia. Em 1865 a capital passa a Florença e em 1871, a Roma.

Século 20
Após a I guerra, iniciam-se os conflitos entre trabalhadores e industrias. Primeiras greves ocorrem em 1920 na fábrica de Lingotto. Turino torna-se a Automobile Capital.
Na II Guerra Turino foi alvo doa aliados e foi severamente bombardeada, por causa das fábricas da FIAT, que produziam aviões, tanques e automoveis. Na ofensiva da primavera de 1945, a Força Expedicionaria Brasileira chega a cidade. A população cresce rapidamente após a Guerra e atinge 1 milhão em 1960 e 1.2 milhões em 1971.
50a. Chamberry. No curacao dos Savoia, Chambery oferece aos visitantes uma importante area de velhas ruas e casas historicas. Dominada pelo castelo dos Duques de Savoia, a velha cidade de Chambery é uma das mais interessantes da frança.

51ª. Grenoble. “Maledetta città!!!! Tinha uma “deviasion” que custou um saco de dor de cabeça pra gente! Uma lerda duma greve…. Miguinhos do Lula e da Dilma!!!!
Sul da França no pé dos Alpes onde o rio Drac junta-se ao Isère é a capital do departamento de Isère. Cidade de 2.000 anos, experimentou period de expansão economica nos séculos 19 e 20, simbolizado pelos X Jogos Olympicos de inverno em 1968. População de (2006) 156.107 habitantes.
Primeira referencias a Grenoble datam de 43 BC. Cularo era naquele tempo uma pequena vila Galica fundada pelos Allobroges. Uma muralha foi construída em torno da cidade em 286 AD. O Imperador Gratian visitou Cularo e, tocado pela hospitalidade do povo, tornou-a uma vila Romana. Com isso, Cularo foi renomeada Gratianopolis (“cidade de Gratian”) em 381 (levando a Graignovol e a Grenoble). Após a queda do Império romano, a cidade passa a fazer parte do reino de até 1032, quando se integra ao Santo Império Romano

Idade média
Grenoble cresce muito no século 11quando o Conde de Albon escolhe a cidade como capital de seus territorios. A posição central de Grenoble permite ao conde aumentar sua autoridade. Quando o conde toma o título de "Dauphins", Grenoble torna-se capital do Estado de Dauphiné.
Em 1336, o último Dauphin Humbert II fundou a corte de justice e a Universidade de Grenoble em 1339. Velho e sem herdeiros, ele vende seu reino a França em 1349 com a condição de que o rei da França adotasse o título de Dauphin. O único Dauphin que realmente governou sua provincial foi Louis XI, de 1447 a 1456.
De Louis XIV a Revolução Francesa
A revogação do Edito de Nantes por Louis XIV causou a partida de 2.000 Protestantes de Grenoble, enfraquecendo sua economia, mas também enfraquece a industria de luvas de Grasse, deixando as fábricas de luvas de Grenoble sem competidores. Isso permite o fortalecimento economico e o desenvolvimento da cidade durante o século 18.
Em 1813, Grenoble estava sob ameaça de tropas Austriacas, que invadiam a Suiça e Savoia, mas a cidade contem os ataques, e derrota os Austriacos, mas a cidade acaba ocupada.

Século 20
A I Guerra continua a acelerar o desenvolvimento da cidade. Para sustentar o esforça de Guerra, novas hidroeletricas são criadas ao longo dos rios da região, e muitos outros empreendimentos se movem para lá, incluso de armamentos militares.
Em Setembro de 1943, tropas Germanicas ocupam Grenoble. Durante a II guerra, na Batalha dos Alpes, a invasão Nazista para perto de Grenoble em Voreppe pelas forças do General Cartier. As forças francesas resistem até o armisticio.

52ª. Valença. É uma pequena cidade da Espanha (não confundir com Valência), que fica logo após Grenoble.
Nimes, Motpelier, Perpignan, Girona, Barcelonae Sitges

Chegamos após 11 horas de carro.... mas Deus tem sido muito legal com a gente. 9 maravilhosos dias de sol.... mal acabamos de chegar..... chuva.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.