quinta-feira, 7 de outubro de 2010

23a. Savona. Saimos a noite pra achar algum barzinho!!!! Cidade MORTA!!! Mas achamos um Castelo!!! Fechado. Anotamos pra ir amanhã.
Voltamos pro hotel, que tem um restaurante anexo.
Chegamos. Restaurante cheio. Fomos pra uma mesa, mas demos um “fora”. Já tinha uma senhora “esperando” pela mesa. Poucos empregados... ficamos parados em frente ao bar pra ver se alguém se tocava e nos atendia!
De repente chega um cara (o dono), e todo educado nos pede desculpas, dia que faltou um funcionário. Pergunta se queremos beber algo antes de jantar e diz que nos arruma uma mesa em 10 minutos.
Quero tomar uma cerveja. Faço o pedido!
O cara, na maior cara de pau, teatralmente me diz que “justo hoje”, não entregaram a cerveja, mas que oferece (de graça) duas taças de vinho!
Aceitamos.
Em 10 minutos nos chama e oferece um pra especial! Aceitamos.
2 minutos depois, com os dotes teatrais, volta e diz que “aquele prato acabou”, mas..... tem um outro.........
Pergunta de onde somos, o que fazemos, etc..... no final a comida foi muito boa mesmo....

Porto marítimo e comuna da região sudoeste da Italia, na Liguria, capital da Provincia de Savona, na Riviera di Ponente n mar Mediterraneao.
Savona foi uma das cidade da industria do ferro na Italia, com fundições, ind. Naval, ferroviáira, etc.
Habitante mais famoso de Savona foi o navigador Christopher Columbus. 'Columbus's house', está situada nas montanhas de Savona.

Pela manhã tomamos café e saimos. Vamos ao castelo. Está aberto somente para visitar as partes altas. Torre, amurada, etc.... Muito legal!

Historia
Habitada em tempos remotos, tribos Ligures cairam em mãos Romanas em 180 BC, depois da guerras Punicas onde a cidade era aliada de Cartago. Passa para o controle Lombardo em 641 (queda do império romano) após um pequeno período de dominação Ostrogoda e depois Bizantina.
Adquire a independencia no século 11. Luta contra Genova até ser definitivamente conquistada em 1528, até os tempos de Napoleão, e subsequente anexação ao reino da Sardenha-Piedmont (1815).

Principais locais
• Perto da Rocca di San Giorgio, no "Promontorio del Priamar", esta a fortaleza de Priamar, construida pelos genoeses em 1542, depois usada como prisão. O patriota Italiano Giuseppe Mazzini westeve preso ali.
• Ao lado da Catedral está a Cappella Sistina (Sistine Chapel).
• Palazzo Della Rovere.
• Palazzo Delle Piane, também conhecido como Palazzo Delle Palle.
• As Torres velhas.
• Sanctuary of Nostra Signora della Misericordia.
• Na visinhança da cidade está a casa de Domenico Colombo, pai de Christopher Columbus, onde viveram muitos anos.
• Igreja de Nostra Signora di Castello.

24a. Genova. Passamos “ao largo” de Genova. Super engarrafamento, mesmo na autoestrada.
É a cidade que tem o mais moderno porto da Italia, capital da Provincia de Genova e da região da Liguria. População de 610,000 na área urbana. Na área Metropolitana aprox. 1,400,000. Parte da velha cidade de Genova está na Lista World Heritage (UNESCO) em 2006.
Genoa, forma o sul do triangulo industrial Milan-Turin-Genoa no norte da Italia. PIB 15.08 billion Euros, ou 1.3%, é a 5a. cidade após Roma (6.45%), Milano (4.74%), Turino (2.19%) e Napoles (1.51%). O Bank of Saint George, um doa mais velhos do mundo, foi fundado em 1407..
Primeiros habitantes da area foram os Ligures. Um cemeterio, datado dos séculos 6o. e 5o. BC, testifica a ocupação pelos Gregos. É provavel que Etruscos e Fenicios tiveram bases em Genoa.
Na era Romana, Genova estava nas mãos de Marseilha e Vada Sabatia, a moderna Savona. Diferente de outros assentamentos Ligures e Celticos, aliou-se a Romano foedus aequum ("Equal pact") na Seconda Guerra Punica. Foi assim destruída pelos Cartagineses em 209 BC. Reconstruida, inicia o comércio de peles, madeira e mel.
Após a queda o império Romano, é ocupada pelos Ostrogodos, depois pelos Bizantinos. Quando os Lombardos invadiram a Italia em 568, o Bispo de Milano fugiu para Genova. Papa Gregorio o Grande era grande amigo desse bispo. Em 773 o reino Lombardo foi anexado pela França; os 1os. Carolingeos conde de Genova, foi Ademarus, que morreu na Corsega em luta com os Saracenos.
Por muitos séculos, Genovaera uma pequena cidade, obscura, do Mediterraneo. Saqueada e queimada em 934 por pirates arabes, mas rapidamente reconstruida.

Idade média e Renacença
Em 1100, Genova emerge como uma cidade independente. O Bispo de Genova era o presidente da cidade; Genova era uma das chamadas "Maritime Republics" (Repubbliche Marinare), junto com Veneza, Pisa, e Amalfi) suportadas pelo comércio, construção naval e bancos, com as maiores e mais poderosas frotas navais do Mediterraneo.
A Republica de Genoa extendeu-se da moderna Liguria e Piedmonte, Sardenha, Corsega com controle completo sobre o mar Tirreno. Com as cruzadas, colonias foram estabelecidas em Aegean, na Sicilia e no Norte da Africa.
O colapso dos Crusados foi compensado pela aliança com o Imperio Bizantino, que abriu oportunidades de expansão para os mares Nego e da Crimea. Rixas internaa entre as poderosas familias, os Grimaldi e os Fieschi, os Doria, Spinola, e outros causaram muito ruptura, mas em geral a republica progrediu. O ápice politico de Genova veio com sua vitoria sobre Pisa na batalha naval de Meloria em 1284, e sua rival, Veneza, na Batalha de Curzola em 1298.
Entretanto, a prosperidade não durou muito. A peste negra, importada para a Europa em 1347 causa um colapso economico e populacional. Genova adota o modo Veneziano de governo, sob o Dodge de Genova. Em 1390 Genova inicia uma crusada contra os piratas Barbaros com a ajuda da Frença e cerca Mahdia. Após um período de dominação francesa, de 1394–1409, Genova é governada pelo Visconde de Milano. Genova perde a Sardenha para Aragon, Corsega para revoltas internas e colonias para o imperio Turko Otomano.
Christopher Columbus, naacido em Genoa, doa um décimo de seus ganhos por descobrir a America para Espanha, para o Banco de Saint George em Genova. A cidade renasce. No tempos de pico século 16, atrai uitos artistas, incluindo Rubens, Caravaggio e Van Dyck. O arquiteto Galeazzo Alessi (1512–1572) projeta muitos palacios, assim como fez Bartolomeo Bianco entre 1590–1657.
Em Maio de 1684, como punição para Genova por apoiar a Espainha, a cidade foi ombardeada e subjulgada pela Frença. Foi ocupada pela Austria em 1746 durante a guerra de Successão Austriaca. Em 1768, Genova é forçada a ceder a Corsega para França.

História Moderna
Com as mudanças na economia e rotas comerciais, o Novo Mundo e além do Mediterraneo, a politica e economia de Genova declinou. Em 1797, sob pressção de Napoleon, Genova torna-se protetorado frances chamado Ligurian Republic, anexada a França em 1805.
Apesar da revolta Genovesa contra a França em 1814 libertando a cidade, delegados no Congresso de Vienna sancionaram sua incorporação o reino do Piedmont terminando um século de brigas para a Caso dos Savoy adquirir a cidade.
A cidade ganha a reputação de berço anti-Savoy agitações, com climax em 1849 com o Saque de Genoa, ainda que a união com os Savoia fosse economicamente muito boa. Com novo crescimento, Genova ajudam Giuseppe Mazzini's na guerra de unificação da Italia. Em 1860, Giuseppe Garibaldi sai de Genova com 1000 voluntários para iniciar a campainha.
Durante a II guerra a frota Britanica bombardeou Genova e uma bomba cai na catedral de San Lorenzo, sem explodi-la.
Desde 1962, a mostra internacional de barcos de Genova envolve os maiores produtores. O 27o. G8 foi na cidade em Julho de 2001, sob violentos protestos. Em 2007 15 oficiais, incluindo policiais e dois médicos, foram declarados culpados por incitar os protestos. Em 2004, a European Union designa Genova como Capital Cultural de Europa, junto com a cidade Francesa de Lille.
Depois de contornar genova, voltamos pra beira do mar…….

25a. La Spezia. Na cabeça do Golfo de La Spezia na região noroeste da região da Liguria é a capital da província de La Spezia. Localizada entre Genova e Pisa no mar Ligure, é um dos principais portos militares e comerciais italianos, e hospeda a maior indústria militar da Italia, OTO Melara.

Historia
A area de La Spezia tem assentamentos desde a pre-historia. Nos tempos de Roma o centro mais importante era Luni hoje Sarzana (perto de La Spezia). Capital do curto período de Niccolò Fieschi Signoria entre 1256 e 1273, inevitavelmente ligada com Genova cresce e muda.
De fato a influencia Ligure ainda é visivel no layout urbano assim como nos tipos de construções e decorações.
Caminhando ao longo do mar, és possivel ver muitas evidências e traços do passado historico: pedras gravadas, portais do século 14, construções em estilo renascentista, marrasquino e baroco e decorações adornando portais de palacios que pertenceram a família Doria e a Princesa de Massa.
La Spezia conheceu extraordinario desenvolvimento na 2a. metade do século 19, quando o grande Arsenal Naval comissionado pelos Savoy transforma o destino da cidade. Na II guerra, La Spezia tornou-se ponto de partida para sobreviventes do Nazismo dos campos de concentração. Do verão de 1945 a primavera de 1948 mais de 23,000 Judeus conseguiram sair da Italia clandestinamente para a Palestina. Por isso, La Spezia é chamada «Schàar Zion», Porta do Sião.

Mais uma dezena de vilarejos, sempre serpenteando por estradas tortuosas em sobe e desce de montanhas...

Passamos por Massa, entre outras até chegar em....
26a. Viareggio. É uma cidade e comuna localizada ao norte da Toscana, Italia, na costa do mar da Liguria. Population de 64,000 é o centro do norte da Riviera Tuscana conhecida como Versilia, e a 2ª. maior cidade da Provincia de Lucca.
Conhecida como resort a beira mar, e pelo famoso carnaval de Viareggio (datado de 1873), e seus carro alegóricos de papier-mâché, que (desde 1925), passeiam ao longo da calçada conhecida como "Passeggiata a mare", antes da páscoa.
Região habitada desde o 16o. século, quando tornou-se a única ponte para o mar para a república de Lucca. O prédio mais velho de Viareggio, a Torre Matilde, data do tempo dos Lucchesi em 1541 como fortificação contra as ameaças constantes de corsarios.
Viareggio também é um centro industrial e manufatureiro; com industria naval, pesca e floricultura, bases econômicas da cidade.
Viareggio dá o Premio literario Viareggio Répaci, estabelecido em 1929. O Festival Gaber, em Agosto desde 2004 para celebrar a memoria de Giorgio Gaber, músico Italiano.
Por causa da longa rivalidade entre Viareggio e Lucca, os Luccheses referem-se a Viareggio como Marina di Lucca. Por outro lado, o povo de Viareggio escrevem músicas carnavalescas ridicularizando os vizinhos de Lucca.

Historia
Durante o século 3 BC, as montanhas de Versilia foram invadidas por tribos Ligures que, vinham do norte. Em 180 BC os Romanos bateram os Ligures e começaram a colonizar Versilia (hoje Massaciuccoli, Camaiore, Pietrasanta).
Ateoria mais aceita diz que o nome da cidade deriva do Latin, Via Regis, o nome da estrada Medieval lingando a fortificação construída na praia de Lucca.
De acordo com outras versões, o nome deriva de Vicus Regius. Esta teoria baseia-se no fato que naquele tempo, havia um pequeno centro habitado (vicus) na area conhecida como "Gli Ortacci" que pertencia ao imperio, portanto regius ("Real").
Por volta de 1000 A.D. inicia hostilidades entre Lucca e Pisa com objetivo de controlar a costa da Versila, que desde a idade média era um mero feudo em constante rivalidade.
Cidade dos barcos e dos canais. Meu pai falava muito nela. Eu tinha muita vontade de conhecer... Minha mãe também esteve por aqui....

Viareggio é mencionado pela primeira vez em 1169 quando um torre de madeira é construída para guardar a costa. Em 1172 uma construção militar chamada Turris de Via Regia é erigida. Nos anos seguintes Viareggio, foi involvida em hostilidades etre Pisa e Lucca em sua tentativa de controlar a costa. O conflito vem pelo desejo dos Lucchesi ganhar um acesso para o mar, e de Pisa temendo a competição da cidade rival. Nesses anos o Sr. feudal, Lorde de Versilia foi forçado a abdicar em favor de Castruccio Castracani. Nos anos seguintes Viareggio foi marcada por batalhas, invasões e pilhagens. Além disso é afetada pela peste, contada por Giovanni Boccaccio em Decameron.

Séculos 15-17
Nesses anos, Florença expande seu controle pela Toscana. Lucca, entretanto, consegue se manter independete em troca de pagamento de impostos.
Em 1513, Papa Leo X retira o porto de Motrone do controle de Lucca, que afeta diretamente o futuro de Viareggio que, a partir daquele momento, torna-se o foco dos esforços de Lucca para fazer da cidade centro comercial ativo, e, além disso, com a nova torre erigida em 1534, para proteger o porto, muitos assetamentos aparecem.
O século 17 foi talvez o mais difil periodo para os 300 habitantes de Viareggio; a area era insalubre, malaria e outras epidemias faziam a vida dos pescadores e fazendeiros, bem dificil. Lucca, por outro lado, aumenta seus esfoços para melhorar a qualidade de vida encorajando migrações para a nova cidade.
Vagarosamente, Viareggio muda de aparência; e pequenas igrejas e muitas fabricas são cosntruidas, seguidas por um grande número de lojas. Enquanto isso, o porto torna-se mais ativo, enquanto o cultivo dos campos tem início.

Séculos 18 e 19
Em 1701 Viareggio torna-se comuna (municipio). Em 1739, graças ao trabalho do eng. hidraulico Bernardino Zendrini os pantanos são finalmente drenados e a cidade torna-se uma cidade que a nobreza de Lucca constrói seus palacios.
Em Maio 1799 Viareggio era um centro popular dos Jacobinos.
Com a invasão da Italia por Napoleon, os Luccheses são governados por Felice Baciocchi, embora o poder real estivesse nas mãos da irmã de Napoleon, Elisa. O governo de Elisa foi caracterisado por medidas impopulares. Por outro lado, as políticas financeiras dela tiverem resultados dubios. Nesta época adota-se o sistema metrico.
Com a queda de Napoleon and Baciocchi, Viareggio foi o centro de vários atos de violencia. Em Março de 1814 a população protesta abertamente contra a Frença, em atos quer tornaram-se atos de puro vandalismo.
Viareggio fica sob controle da Austria até 1817 quando, Mary Louis de Bourbon é designada a nova Duquesa de Lucca. Em 1820 Viareggio obteve o status de cidade.
Em 1824, Charles Louis de Parma toma o governo de Lucca e contribui muito para a expansão de Viareggio, construindo uma nova igreja, um cassino e dois resorts em Viareggio.
Em 1847 Lucca é adquirida pelo Grão Duque da Toscana. Viareggio, neste novo cenárioin, desenvolve como resort da Toscana. Em 1848 a cidade adota seu brazão de armas.

Século 20
Marcado pela indústria do turismo, determina drasticas mudanças. A Passeggiata ou passarela foi criada, com cafés e lojas, contribuem para tornar a cidade na "Pearl of the Tyrrhenian Sea". Madeira era muito usada nas construções e em 1917, uma grande porção da cidade se perde num incêndio.
Durante a II guerra, Viareggio foi submetida a pesado bombardeio e suburbios inteiros são destruidos.
Após a guerra a reconstrução começa, mas a cidade muda sua aparência dramaticamente. Hoje Viareggio é uma cidade famosa pelo seu carnaval e industria naval.

Século 21
Porto e Marina
2 extensões do atual canal Burlamacca foram construidas em 1577.
Em 1740, Bernardino Zendrini constroi uma barreira para prevenir que a água do mar chegasse ao lago Massaciuccoli. Em 1820 Maria Luisa de Borbone, duquesa de Lucca construiu a 1a. marina de Viareggio, completada em 1823, e recebe o nome de Marina de Lucca. Entre 1871 e 1873 a chamada Marina da Toscana é construida, e depois a Marina da Italia em 1911. Em 1938 a Marina do Imperio é construida, seguida pela Marina de Viareggio em 1970, a Marina da Madonnina, e o novo farol. A Madonnina pode suportar até 500 naves.

Carnaval
Salutiamo il Carnevale Ch'è rumore, ch'è follia,
l'universa frenesia che rinascere ci fa.
Considerado o maior carnival da Italia e da Europe. Nasceu em 1873, hoje apresenta os carros alegóricos de papier mâché primeiramente introduzidos em 1925. Desde 1954, RAI televisa para todo o pais em rede national.

Principais locais
• Vila Orlandi
• Vila Borbone (etre Viareggio e a Torre do Lago Puccini).
• Vila Puccini, Museum.
• Monumento a Resistência e a Paz, (largo Risorgimento).

27a. Pisa. Estive aqui há 35 anos!!!!!! Quando chegamos, eu e meus colegas (éramos em 5) quase "enchemos" a praça. Tínhamos nós e mais 20 ou 30 pessoas....
Hoje, tinha MILHARES de pessoas amontoadas aqui e ali....
15 euros cada pra subir na torre!!!!

Ficamos meio "enjoados"!!! kkkkkk
É uma cidade da Toscana, Centro da Italiay, no lado direito da foz do Rio Arno no mar Ligure. Capital da Provincia de Pisa. Pisa é conhecida no mundo por sua torre inclinada, a cidade de 87,500 residentes tem mais de 20 igrejas historicas, muito locais e varias pontes sobre o Rio Arno. A cidade abriga também a grande Universdade construida no século 12.

Historia
As origens de Pisa se perdem nos séculos. Estando na junção de 2 rios, o Arno e o Serchio no mar Ligure. Os Pelasgios, os Gregos, os Etruscos e os Ligures foram considerados como os fundadores da cidade. Achados arqueologicos que remontam ao século 5 BC confirmam a existencia da cidade, comerciando com os Gregos e Gauleses. A presença de um túmulo Etrusco, descobertos durante escavações na Arena Garibaldi em 1991, clarificam as origens Etruscas.
Autores Romanos antigos referem-se a Pisa como a cidade velha. Servius escreveu que Teuti, ou Pelopes, o rei de Pisei, fundou a cidade 13 senculos antes. Strabo referiu-se as origens de Pisa ao mito de Nestor, rei de Pylos, após a queda de Troia. Virgilio em seu Aeneid diz que Pisa já era uma grande e desevolvida cidade; a fundação da cidade em terras Etruscas foi creditada aos assetamentos da costa Alpheus.
O papel maritimo de Pisa já deveria ser relevante uma vez que lhe é atribuida a invenção do rostrum (um tipo de navio): com a vantagem de ser o único porto na costa oeste de desde Genova (nesse tempo uma pequena vila) até Ostia. Pisa serviu de base para expedições navais Romanas contra Ligures, Gauleses e Cartagineses. Em 180 BC, tornou-se uma colônia Romana, como Portus Pisanus. Em 89 BC, Portus Pisanus torna-se um municipio. O Imperador Augustus fortica a colonia e muda seu nome para Colonia Iulia obsequens. De 313 torna-se um Bispado.

Idade média e Antiguidade
Durante os últimos anos do Império, Pisa não declinou como outras cidades da Italia, provavelemtne graças a complexdade do seu sistema de rios e consequentemente fácil defesa. No século 7 Pisa ajuda o Papa Gregory I fornecendo vários navios para a expedição militar contra os Bizantinos de Ravenna: Pisa foi o único centro Bizantino da Tuscia a cair pacificamente em maõs Lombardas, por assimilação da vizinhança com as quais ,mantinha interesses comerciais. Pisa começa desse modo a tornar-se a principal porta do Mar Tirreno e principal centro comercial entre a Toscana e a Corsega, Sardenha e o sul da França e Espanha.
Após Charlemagne abater os Lombardos sob o comando de Desiderius em 774, Pisa entra em crise, mas recobra-se rapidamente. Politicamente torna-se parte do ducado de Lucca. Em 930 Pisa torna-se o centro da Tuscia. Lucca era a capital mas Pisa era a cidade mais importante. Em 1003 Pisa foi protagonista da primeira guerra comunal da Italia, contra Lucca. Do ponto de vista naval, a emergencia dos piratas Saracenos faz com que a cidade aumente sua frota, que dá a cidade a oportunidade de mais expansão. Em 828 navios de Pisa assaltam as costas do Norte da Africa. Em 871 tomam parte na defesa de Salerno contra os Saracenos. Em 970 dão forte suporte a Otto I na expedição contra os Bizantinos das costas Calabresas.

Século 11
O poder de Pisa como forte nação maritima atinge o apice no século 11 quando adquire fama tradicional como uma das quatro Repúblicas Maritimas da Italia.
Nesse tempo, a cidade era um importante centro comercial controlando significante parte do Mediterraneo. Expande seu poder em 1005 até a Reggio Calabria no sul da Italia. Pisa estava em continuo conflito com os Saracenos, que tinham suas bases na Sardenha e Corsega, para controlar o Mediterraneo. Em 1017 a Sardenha foi capturada, em aliança com Genova, pela derrora do rei Saraceno, Mugahid. Esta vitoria da a Pisa a supremacia mar Tirreno. Quando Pisa toma a Sardenha de Genova, um novo conflito e rivalidade crescem entre as poderosas republicas. Entre 1030 e 1035, Pisa consegue derrotar várias cidades rivais na Sicilia e conquista Cartago no Norte da Africa. Em 1051–1052 o almirante Jacopo Ciurini conquista a Corsega, provocando mais resentimento dos Genoveses. Em 1063 o almirante Giovanni Orlando, vem em auxílio de Norman Roger I, toma Palermo dos piratas Sarracenos. O tesouro tomado dos Sarracenos em Palermo permite a Pisa começas a construção da catedral e outros monumentos da famosa Piazza del Duomo.
Em 1060 Pisa inicia sua 1a. batalha contra Genova. A victoria consolida a posição de Pisa no Mediterraneo. O Papa Gregory VII reconhece em 1077 a nova "Lei dos mares" instituida por Pisa, e o imperador Henry IV garante os direitos de nomear seus próprios consules. Era a simples confirmação da situação, porque neste tempo os marquis já tinham sido excluidos do poder. Em 1092 o Papa Urban II dá a Pisa a supremacia sobre a Corsega e a Sardenha.
Pisa saqueia a cidade Tunisiana de Mahdia em 1088. 4 anos depois, navios de Pisa e Genova ajudam Alfonso VI de Castilla a expulsar El Cid de Valencia. Uma frota de Pisa de 120 navios também toma parte na 1a. Crusada que toma Jerusalem em 1099. No caminho, nãoperdem a oportunidade de saquear algumas ilhas Bizantinas: os crusados de Pisa eram liderados pelo arcebispo Daibert, futuro patriarca de Jerusalem. Pisa e as outras Republicas Maritimas aproveitam as crusadas para estabelecer postos comerciais e colonias na costa leste das cidades do Levante. Em particular Pisa fundou colonias em Antiochia, Acre, Jaffa, Tripoli, Tyre, Joppa, Latakia e Accone, além de possessões em Jerusalem e Caesarea e pequenas colonias no Cairo, Alexandria e Constantinopla, onde o Imperador Bizantino Alexius I Comnenus garante especial direito de comércio. Em todas essas cidades Pisa tem garantia de privilegios e imunidade de taxação, mas tem que contribuir com a defesa, em caso de ataque. No século 12 a parte sob controle de Pisa em Constantinopla tem mais de 1,000 pessoas.

Século 12
Em 1113 Pisa e o Papa Paschal II acertam, em conjunto com o conde de Barcelona e outros contingentes da Provença e da Italia (exceto os Genoeses), uma guerra para libertar as Ilhas Baleares dos Mouros: a rainha e o rei de Maiorca haviam sido aprisionados pelos Tuscanis. Mesmo que os Almoravides tenho reconquistado as ilhas rapidamente, o botim ajuda Pisan no seu magnifico programa de construções, especialmente a catedral e Pisa ganha um papel proeminete no Mediterraneo.
A guerra inicia em 1119 quando os Genoeses atacam várias gales, e dura até 1133. A guerra é por terra e mar, mas as hostilidades limitam-se a pequenos ataque e assaltos.
Em 1135, Innocent II resolve o conflito com Genova, estabelecendo a asfera de influencia de Pisa e de Genova. Em 1136, Pisa destroi os navios no porto, assalta os castelos e faz retroceder um exército enviado por Roger de Aversa. Esta vitoria leva Pisa ao pico de seu poder igualando-se a Veneza.
Por fim, mas não a última, o grande aumento de poder de Pisa leva a outra guerra com Genova.
Inicia-se em 1165 e continua até 1175 sem grandes vitorias. Por volta de 1204o novo Papa Innocent III, alia-se a Liga Guelph da Toscana, liderada por Florença, estipula um pacto com Genova, e enfraquece a presença de Pisa no sul da Italia.
Par conter a influência de Genova no mar Tirreno, Pisa estreita relações com a Espanha e a França (Marseille, Narbonne, Barcelona, etc.) e tenta desafiar o governo de Veneza no mar Adriatico. Em 1180 as 2 cidade assinam um pacto de não-agressão nos mares Tirreno e Adriatico, mas a morte do Imperador Manuel Comnenus em Constantinopla muda a situação.

Século 13
Em 1209 houveram 2 conselhos em Lerici para encontrar uma solução final para a rivalidade com Genova. Um tratado de 20 anos de paz foi assinado. Mas em 1220 o ressentimento de Genova e Toscana contra Pisa cresecem novamente. Os anos seguintes são conturbados.
Em 1238 Papa Gregory IX forma uma aliança entre Genova e Veniza, contra o imperio, e portanto contra Pisa também. Em 1241, uma frota combinada de Pisa e Sicilia, lideradas pelo imperador Enzo, ataca um comboio de Genovana Isola del Giglio, e Genova perde 25 navios, e milhares de marinheiros, 2 cardeais e um bispo são feitos prisioneiros. Pisa foi excomungada. Essa medida só foi removida em 1257.
Em 1254 o povo se rebela e impõe 12 Anziani del Popolo ("Pessoas Velhas") como politicos representativos da Comunidade.


Declinio
Começa em 1284, quando uma frota numericamente superior, son o comando de Albertino Morosini, é derrotada pela brilhiante tatica da frota de Genova, sob o comando de Benedetto Zaccaria e Oberto Doria, na Batalha naval de Meloria. Esta derrota acaba o poder de Pisa e a cidade nunca se recupera: em 1290 os Genoeses destroem o Porto Pisano e o cobrem de sal. Continua o comercio porém em reduzida quantidade, mas o fim vem quando o rio Arno começa a mudar seu curso, não permitindo aos navios chegarem a cidade pelo rio. A região também se infesta de malaria.
Quando em 1494 Charles VIII de França invade a Italia, Pisa pega a oportunidade de reclamar sua independencia. Mas essa liberdade não dura muito. Após 15 anos, de batalhas, Pisa é reconquistada em 1509 pelos Florentinos liderados por Antonio da Filicaja, Averardo Salviati e Niccolò Capponi. O papel de maior porta da Toscana vai para Livorno. Seu declinio é claramente mostrado na população.
Pisa é a cidade natal de Galileo Galilei. Torna-se um centro industrial e sofre repetidas destruições durante a II guerra
Enquanto a torre de Pisa é a imagem mais famosa da cidade, existem muitos outros monumentos de arte e arquitetura, como a Piazza del Duomo, o norte da cidade. A Piazza del Duomo..
Outros lugares interessantes:
• Piazza dei Cavalieri, com Palazzo della Carovana, com sua incrível fachada projetada por Giorgio Vasari.
• Igreja de Santo Stefano dei Cavalieri. Pintada por Vasari, Jacopo Ligozzi, Alessandro Fei, e Jacopo Chimenti da Empoli. Contem spolios da batalha naval entre Cavalieri e Turcos nos séculos 16 e 18, incluindo a bandeira de batalha de Ali Pacha.
• Igreja de St. Sixtus.
• Igreja de St. Francis.
• Igreja de San Frediano.
• Igreja de San Nicolau. Pinturas incluem a Madonna with Child de Francesco Traini (século 14) e St. Nicholas Saving Pisa from the Plague (sécilo 15).
• Capela de Santa Maria della Spina.
• Igreja de San Paolo a Ripa d'Arno.
• O Borgo Stretto, visinhança com arcadas medievais e o Lungarno, as avenidas ao longo do rio Arno.
• O palácio dos Medici
• Jardim botanico di Pisa.
• O Palazzo Reale, onde Galileo Galilei mostrou ao Gran Duque da Toscana os planetas que ele descobriu com seu telescopio.
• Palazzo Gambacorti, contrução Gotica do século 14.
• Palazzo Agostini, também Gotico fundado em 1775.
• Mural Tuttomondo.
• Museo da Opera do Duomo.
• Museo Sinopie.
• Museo Nazionale di S. Matteo.
• Museo Nazionale di Palazzo Reale.
• Museo Nazionale degli Strumenti per il Calcolo: exibe a coleção de instrumentos como compasso que provavelmente pertenceu a Galileo Galilei.
• Museo di storia naturale.

LUCCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.