sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FELIZ 2010! RôRôRô!

Bomdia! Boatarde! Boanoite!

Parece que muitas pessoas “curtiram” o meu infortúnio com o cartão de crédito, pois alguns comentaram e MUITOS me enviaram emails.
Obrigado a todos e, só para conhecimento, não acabou ali! Ainda levei quase 10 dias para receber o cartão que meu genro postou pelo correio. Diziam que demoraria 3 dias a chegar. Demorou 10. Três, só para sair do Brasil. Deveria ir pra LA! Foi pra NY, MIAMI, etc... Um cartão internacional ao "pé da letra"! Mais viajado do que eu! Mas o site do correio (de lá) tem um lugar que você coloca uma reclamação!!!! Coloquei. Uma semana DEPOIS de chegar no Brasil, decorridos quase 30 dias depois da reclamação, recebi uma mensagem deles dizendo que foi ótimo eu ter colocado a reclamação, que eles sentem realmente muito o ocorrido e que, se eu ainda não tivesse recebido o tal cartão, para solicitar uma segunda via...... kkkkkkkk!

Mas hoje meu assunto é outro: Assisti a um filme italiano.... um cara, numa ilha, acorda todo dia e continua a ser ONTEM! Somente para ele o tempo passa. No início ele fica bravo... desesperado.. se rebela.. depois, ele vê a oportunidade de fazer absolutamente TUDO (namorar quem quiser, xingar, ficar bêbado, gastar muito dinheiro, etc....) porque no outro dia, tudo volta. É SEMPRE dia 13 de agosto! Ao final, acaba ficando cansado e SEM ESPERANÇA!

O autor deve ter se inspirado no colombiano Gabriel García Márquez, premio Nobel da literatura em 1982 (100 anos de solidão). Para Aureliano Buendia, todo dia era SEGUNDA FEIRA! Aqui também, a “não passagem” do tempo, causa desesperança e finalmente LOUCURA!

Assim, aquele que é o maior algoz do ser humano (o envelhecimento, que ocorre pela passagem do tempo), é também a sua razão de equilíbrio, de ser, de viver....
Recebi de uma prima querida um verso de Drumont, também a propósito da passagem do tempo. ... quem inventou fatiar o tempo em anos..... etc, etc...

Por outro lado, a física moderna já provou que o tempo NÃO FLUI UNIFORMEMENTE NO ESPAÇO! O "meson mù" (partícula sub-atômica), que não deveria existir na superfície do nosso planeta, uma vez que é “criado” nas altas camadas da atmosfera, tem vida média curtíssima e velocidade insuficiente para fazer “a viagem” da atmosfera até a superfície, é encontrado aqui, o que “prova” que o tempo para ele (meson mù), é DIFERENTE do nosso tempo.

Juntei tudo: A passagem do tempo, que nos destrói, também é a responsável pela nossa esperança no amanhã. Nossa CERTEZA que este amanhã chegará, a menos que tenha chegado o nosso momento final. Daí, lembro da cobra mordendo o próprio rabo e do símbolo do Yin e Yang.
Daí, a divisão do tempo, em minutos, horas, dias, anos, etc... é talvez a MAIOR invenção do homem. A invenção da ESPERANÇA, que se RENOVA a cada fim de ano.
Desejos, vontades, intenções, são renovados. Como se fosse mágica, no Ano Novo, TUDO vai mudar. Religião – Re ligare – Ligar novamente – Ligar o homem ao Divino, após a separação. Não importa qual a sua religião. Como diz o ditado: A ESPERANÇA é a última que morre.
Por isso, em 2010, ESPERE, mas mais que esperar (ter esperança), HAJA, ATUE, faça a diferença porque para mudar o mundo é preciso mudar seu país, mas para isso é preciso mudar toda sua cidade. Porém, para mudar sua cidade é preciso mudar sua família. E, para mudar sua família, é preciso MUDAR VOCÊ mesmo. (ditado chinês).

FELIZ 2010. É o meu desejo a todos.

sábado, 31 de outubro de 2009

Agruras de um cartao de credito INTERNACIONAL!

Bomdia, boatarde, boa noite!

Agora, vivendo aqui nos Estados Unidos eh que me dei conta de que, em cada lugar do mundo, temos um horario diferente (e um teclado de computador tb.... o deles, naum tem acentos!!!!)

Volto hoje pra contar como um “sistema” pode ser bom(para situacoes normais) e burro (ao mesmo tempo), para excessoes.

Ninguem pode negar que hoje, ter um cartao de credito eh uma comodidade.
1- Pode-se andar praticamente sem dinheiro, o que eh otimo no Brasil, para o caso de assaltos (roubos ou furtos, sei la o termo correto a ser utilizado).
2- A praticidade de ser aceito (hoje) em quase todas as lojas, restaurantes, etc.... (quase porque por ex. em Catalao GO, cidade onde moro, muito lugares ainda nao aceitam), facilitando sobremaneira as nossas vidas.
3- Na eventualidade de falta de cash, de uma dificuldade momentanea, voce poder utilizar o cartao e pagar quando puder, claro dentro do seu limite e arcando com os juros escorxantes que sao cobranos em nosso Brasil varonil (e nao adianta culpar os banco, financeiras, etc... Os culpados somos nos mesmos que votamos e colocamos no poder gente que vai la pra nos roubar, atraves dos impostos mais caros do mundo).

Tudo isso controlado por um “sistem” muito bem projetado para garantir o usuario, quem aceita o cartao, etc... Porem, a despeito das vantagens apresentadas acima, alem de outras, quando algo sai dos “padroes normais” a coisa muda completamente de figura.

Vindo aos US em setembro, percebi que meu cartao venceria em outubro. Tarde demais para solicitar prorrogacao no Brasil e cedo demais para receber em casa o cartao novo. Ligo para o cartao para solicitar que seja entregue nos US. Negativo. Entrega somente no endereco que consta no “sistema”. OK, entao altero o endereco pra US. Negativo. Somente para enderecos no Brasil (Detalhe: eh um cartao internacional, cuja sede eh nos US). Portanto, sem ter mais opcoes, viajo com o cartao que expira em 31 de outubro.
No dia 21 ligo para o cartao (US) e sou informado que posso simplesmente pedir um cartao suplementar. Otimo, vamos fazer isso.
- OK senhor, vou conecta-lo com o Brasil.
- Alo, meu nome eh fulana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
- Conto a historia........ (mais de 20 minutos no fone para que ela entenda), porque o cartao suplementar eh para roubo ou perda.... e o meu, NAO foi roubado e nem perdido. Perde a validade!
- Para sua seguranca o Sr. Pode confirmar alguns dados? Nome que consta no cartao suplementar; Sua data de nascimento; Nome completo de sua mae; cor da sua cueca!!!
- Obrigado Sr. por confirmar; Mas Sr. o cartao suplementar so funciona com as maquinhas antigas, aquelas de colocar e passar rolinho em cima!
- Aquelas do tempo do guarana de rolha? Isso nao existe mais, nem no Paraguay!!!
- Sinto muito Sr. em que mais posso ajuda-lo?
Em nada, claro. Retorna para o atendente nos US.
Explico a explicacao e o atendente (muito educado e cortez) me replica:
- A atendente no Brasil esta mal informada. Os cartoes suplementares, alguma vezes apresentam problemas na tarja magnetica, mas, basta o caixa digitar o No. do cartao e a transacao sera efetuada!
- Are yoy sure? (Vc tem certeza?)
- Absolutamante.
- OK, entao vamos providanciar. Vamos contactar o Brasil e eu fico na linha junto.
- Alo, meu nome eh ciclana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
- Atendente americano (que surpreendentemente fala um otimo portugues do Brasil – nao de Portugal – nada contra os portugueses) explica.
- Mas Sr. se o Sr. solicitar agora o emergencial, imediatamente os cartoes originais que estao no Brasil serao cancelados e o “sistema” enviara novos cartoes para o seu endereco de correspondencia.
Explico (pela 5ª vez), que nao adianta irem cartoes para a minha residencia no Brasil porque nao tem ninguem para recebe-los e portanto eles deverao retornar. Solicito que o endereco seja alterado para a residencia de uma de minhas filhas que podera receber o cartao no Brasil.
- Ok Sr. qual o novo endereco?
- Rua..........
- Ok Sr. o endereco esta atualizado mas o “sistema” leva 48 hs para reconhece-lo. Caso o Sr. Solicite seu suplementar agora, imediatamente o “sistema” enviara novos cartoes para o seu endereco antigo.
Atendente americano entra na linha....
- Entao posso sugerir algo? Deixamos o processo todo pronto. No dia 23 o Sr. liga, diz o No. de referencia e o atandnete somente “completa” o pedido.
- OK, perfeito, mas por via das duvidas, como conheco o Brasil, vamos deixar para o dia 26 (segunda feira).
- OK, vou deixar gravado no seu registro que o Sr. ligara de novo no dia 26.
FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:
Dia 21 19:00hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 19:30hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 21:00hs. Trim........ cel chamando! Deixa mensagem. Entrar em contato com cartao. Nao entro, pois so deveria ligar dia 26.
Dia 21 22:00hs. Trim........ cel chamando! Atendo.

- Sr. Barioni? Aqui eh do cartao..... o Sr. solicitou um cartao emergencial mas ele foi negado pelo seu banco no Brasil!
- Como ? AINDA nao solicitei nada!!!!!!
- O Sr. NAO solicitou?
Mais 1 horas e meia para explicar TODA a situacao....
- Entao o Sr quer que CANCELE o seu cartao emergencial?
Mais 1 hora para chegar a um “novo acordo” exatamente igual ao anterior. Algum “desgrassado” viu o pedido, NAO via a observacao e “mandou ver” o pedido pro Brasil!
FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:
Dia 26, 18hs ligo para o cartao. Dou o No. de referencia.
- OK Sr. vou conecta-lo com o Brasil.
- Alo, meu nome eh beltrana, etc, etc, em que posso ajuda-lo?
20 minutos explicando a situacao.
- Para sua seguranca o Sr. pode confirmar alguns dados? Nome que consta no cartao suplementar; Sua data de nascimento; Nome completo de sua mae; cor da sua cueca!!!
- Obrigado Sr. por confirmar; OK Sr. entao o Sr. deseja solicitar o cartao suplementar (especial para viajantes com problemas)?
- Sim.
- OK Sr, sua solicitacao esta confirmada, seus novos cartoes irao para o endereco de correspondencis (confirmado) e o novo cartao suplementar chegara em 24 horas.
3º. FICO FELIZ. CASO RESOLVIDO!
Ledo engano:

Dia 28, entra o rapaz da UPS (servivo de correio americano) no escritorio com o cartao nas maos (num envelope, claro).
Recebo, abro, verifico; Meu sobrenome escrito errado!!!!!!! Baroni ao invez de Barioni. Comeram um “I”!!!! Nao faz mal, vou tentar. Saio, vou ao Ralphs (mercado) comprar uns frios pra lanchar.
Pego as mercadorias, vou ao caixa, entrego o cartao:
- Sr. O cartao foi “negado”!
- Explico a situacao (esqueci do negocio de digitar). Mostro o cartao original e explico que esta bloqueado por causa do suplementar.
O caixa pega o original da minha mao e diz:
- Vamos tentar com este, talvez ainda funcione! NEGADO.
OK, pago em dinheiro. US$ 23,18. Thank You! Have a nice day!
Chego no escritorio e ligo imediatamente para o cartao.
Enquanto estou falando recebo (em outro fone), uma ligacao de meu filho que estava fora:
- Liga imediatamente pra sua namorada no Brasil porque ela esta desesperada. Ligaram pra ela do cartao, neste momento e disseram que “alguem” tentou fazer uma compra de enorme valor, nos Estados Unidos e o “sistema” bloqueou TODOS os cartoes, para sua seguranca, imediatamente.
Explico a situacao para o atendente americano.
- OK Sr. vou verificar com o pessoal no Brasil (espera na linha).
Entro em contato com a namorada pelo MSN.
- Voce esta bem? Foi sequestrado?
- Nao, tudo normal, explico a situacao.
Atendente americano entra na linha (15 minutos depois).
- Sr. Nao estou conseguindo falar com o Brasil e nao quero deixa-lo esperando por mais tempo. Assim que conseguir, ligo de volta.
Continuo no MSN acalmando a namorada que quase morre de susto, tem dor de cabeca, etc.... Explico que eh mais facil ela ser sequestrada em Catalao (Brasil) do que eu aqui.
Mais 20 min. Cel toca.
- Sr. aqui eh o etendente do cartao. Consegui falar como Brasil. Eles nao sabem exatamente o que occorreu mas, ficou acertado que o Sr. deve tentar usar novamente o cartao. Nao esqueca que, caso ele nao passe pela maquina, solicite ao caixa DIGITAR o No. do mesmo.
Saindo do escritorio, hora do almoco, vou com meu filho em uma loja de materiais para escritorio. Office Depot. Enquanto ele escolhe materiais fico olhando. Vejo uma filmadora, 2 em 1 (tira fotos tambem), da Sony, compacta, em oferta. Preco otimo. Meu filho confirma que eh boa marca, bom produto, um amigo tem uma igual. Decido comprar.
Filmadora, cabos, cartao de memoria, seguro, etc.... US$ 236,99. Chego ao caixa e entrego o cartao. Caixa passa na maquina: Cartao NEGADO!
Explico que o cartao eh suplementar, mostro o original, solicito que o No. seja digitado. Caixa chama gerente. Um indiano (aparentemente) muito desconfiado!
- Infelizmente Sr. na California ha uma lei que PROIBE DIGITAR Nos de cartao.
???????? !!!!!!!!!!!!! Meu filho paga com o cartao dele!
Ligo imediatamente para o cartao. Explico a situacao. Liga com Brasil. Brasil atende (varios minutos depois). Explico a situacao (novamente).
- Sr. Ontem realmente houve uma tentativa de compra no Ralphs, etc... etc..... o Sr. Confirma que foi o Sr.?
- Claro que confirmo.
- Pois entao Sr. consta do “sistema” que foi enviado um telegrama para seu endereco de correspondencia solicitando a confirmacao de dados, o Sr. recebeu este telegrama?
- Nao sei, o endereco de correspondencia fica no Brasil e eu estou nos US!!!!
- OK Sr., mas o Sr. confirma o endereco?
- Sim confirmo.
- OK Sr. este procedimento eh para sua seguranca. . Consta tambem do “sistema” que ontem os procedimentos realmente foram feitos, mas ESQUECERAM de desbloquear os cartoes, o Sr. deseja que os cartoes sejam desbloqueados?
- Obvio que desejo, senao, pra que quero os cartoes?????
- OK Sr. um momento. OK Sr. os cartoes foram desbloqueados com sucesso. A partir desse momento o Sr. ja pode comprar em qualquer estabelecimento.
FICO FELIZ PELA 4ª VEZ! PROBLEMA FINALMENTE RESOLVIDO.
Ledo engano!

Saimos do escritorio e vamos na ROSS (loja de deptos) ver algumas coisas que minhas filhas pediram.
Antes, vamos passar num 7-Eleven da vida e comprar uma coca so pra certificar que o cartao realmente esta funcionando.
Para, entra na loja, pega uma coca, vai ao caixa, entrega o cartao!
- Cartao negado, Sr.!!!!!
Pesso para DIGITAR o no.
- Impossivel Sr.
Pago em DINHEIRO! Ligo novemante.
- Atendente falando portugues (de Portugal). Mas Sr. o cartao emergencial, apesar de ter tarja magnetica, ela nao funciona. Em TODOS os estabelecimentos, so sera aceito, DIGITANDO o No. do cartao! (conforme a PRIMEIRA informacao!!!)
Explico que na California ha uma lei que proibe digitar.
- Entao nos desculpe Sr. mas o “sistema” so opera desta maneira. Sinto muito! Nao temos como ajuda-lo!!!!!!

Ligo pra minha filha:
- Voce recebeu um telagrama do cartao?
- Sim! Mas nao abri.
- Abre e leia.
Escrito no telegrama: Sr. consta em nosso “sistema” que o Sr. solicitou transferencia de endereco de.... para...... no dia....... caso o endereco esteja ERRADO ou o Sr. NAO RECEBA ESTE TELEGRAMA, favor entrar em contato imediatamente.
????????? – Se eu NAO RECEBER ou o endereco estiver ERRADO, como vou entrar em contato????
E falamos dos irmaos portugueses!!!!!!!!

Dia 30. Ligo pela enesima vez.... para certificar que, pelo menos, os cartoes originais ja tenham sido enviados pra casa da minha filha e que, quando chegarem la, o meu genro ponha no correio para ca.
.......... OK Sr. seus cartoes foram enviados somente ontem pois estavam bloqueados devido a uma tentativa de compra no exterior...... etc... etc.....

RESULTADO: O “sistema”, para MINHA seguranca, bloqueou os MEUS cartoes porque EU tentei usar o MEU cartao emergencial que o proprio “sistema” me enviou.
Como NAO respondi ao telegrama confirmando o endereco que EU solicitei que fosse alterado, NAO enviaram os cartoes originais, ATE que EU confirmasse pela enesima vez.
Depois de varias ligacoes, etc., o “sistema” NAO liberou nada, porque ESQUECERAM de me perguntar se eu REALMENTE QUERIA que eles fossem liberados.
E o “sistema”, para MINHA SEGURANCA, somente liberou no dia 29, portanto 8 dias apos o 1º. contato. O Correio (nosso correio brasileiro) tem de 6 a 8 dias para entregar (porque eh em SP. Se fosse em GO eu estava perdido), mas como estiveram em greve, por quase um mes, deve ter MUITA corrspondencia atrasada. Portanto, deve levar mais ALGUNS dias....
DAI: Estou nos US, sem cartao, sem dinheiro e terei que esperar ALGUNS dias ate o cartao chegar no Brasil para ser finalmente enviado para mim.
Se eu fosse um simple turista, estaria REALMENTE enrrascado.
Pobre de nos, simples turistas brasileiros.......

CONCLUSAO FINAL: O “sistema” de cartoes eh otimo, para quando voce NAO PRECISA dele, porque se REALMENTE precisar..........

terça-feira, 7 de julho de 2009

Mulheres no Poder - Nada Contra!!!

Golda Meir CONSIDERADA HEROÍNA
3-5-1898, Kyiv 8-12-1978, Jerusalém

Nome de solteira Golda Meyerson, Mabovitch. Criança, emigrou para os ES (1906) e, em 21, estabeleceu-se na Palestina, começando a trabalhar para a criação de Israel, aliando-se ao movimento sindical Histadrut e no Partido Trabalhista (Mapai) e integrando a frente da divisão política da Agência Judaica (1946-1948). Em 1948, chefiou as infrutíferas conversações com o rei Abdallah da Transjordânia a fim de tentar uma solução pacífica para o conflito na Palestina. Foi embaixadora na União Soviética entre 48 e 49, ministra do Trabalho entre 49 e 56, dos Negócios Estrangeiros entre 56 e 66, secretária-geral do Mapai entre 66 e 68 e, primeira-ministra em 69, após a morte de Levi Eschkols. Demitiu-se após a Guerra do Yom Kippur, em 73.

Indira Priyadarshini Gandhi, CONSIDERADA MÁRTIR Allahabad, 19-11-1917 Nova Délhi, 31-10-1984


Primeira-ministra da Índia entre 66 e 77 e entre 80 e 84. Filha de Jawaharlal Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Mulher e ocupando a mais alta posição numa sociedade, na época, bastante patriarcal, esperava-se que fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário. Filiou-se em 39 ao Partido do Congresso Nacional Indiano, e passou mais de um ano presa por atividades durante a guerra. Seus primeiros anos na política foram dedicados a ajudar o pai, Nehru. Tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão no gabinete de Lal Bahadur Shastri, e em 66 foi escolhida para suceder Shastri como primeiro-ministro. Criou seu próprio partido do Congresso em 69. Reeleita em 71 —em campanha feroz com plataforma socialista e slogan célebre (garibi hatao ou expulsar a pobreza) Após a bem-sucedida guerra indo-paquistanesa de 71, sua popularidade subiu no auge. Após a derrota nas eleições de 77, sua carreira parecia encerrada, mas em 79 reelegeu-se e governou até ser assassinada, em 1984.


Margaret Thatcher CONSIDERADA SÁBIA Lincolnshire, 13-10-1925.


Estudou química em Oxford. Em 51 casou-se com um executivo da ind. Do petroleo, que a introduziu na política. Em 53 estudou direito. Ingressou no Part. Conservador, e em 59 ganhou lugar na Câmara dos Comuns. 2 anos depois foi secret. de Estado para Assuntos Sociais, e ministra da Educação e Ciência. Seguidora do ideal econômico de Friedrich Hayek, aboliu a distribuição gratuita de leite nas escolas, o que provocou protestos. Considerada líder mais enérgica da ala direita do Partidor, substituiu Heath na direção do mesmo (75). Elaborou um programa para inverter a crise da economia mediante redução do estado e a implementação de um programa de privatização. Reduziu os serviços sociais e, o poder dos Conselhos de Salários, abolindo o salário mínimo - que via como um estorvo às pregorrativas de administração. Estudou a negociação da participação do Reino Unido na CEE e para abolir o poder sindical.


Angela Dorothea Merkel CONSIDERADA ÉTICA Hamburgo, 17-07-54 1ª. mulher a presidir um governo da Alemanha.


Filha de pastor, acompanha o pai na Alemanha Oriental, onde cresceu. Estudou Física na Univ. de Leipzig onde doutorou-se. Trabalhou como química em Berlim Oriental, onde viveu até à queda do Muro em 89. Na CDU foi apadri-nhada por Helmut Kohl, participou como ministra da Mulher e da Juventude (após a unificação alemã), e Ministra do Ambiente. De início desvalorizada como política, conquista destaque. Após o escândalo de corrupção que atingiu a CDU e Helmut Kohl, surge como única capaz de assumir a liderança do partido. Nas eleições de 2002 foi obrigada a ceder a candidatura de Chanceler a Edmund Stoiber, líder dos democratas-cristãos. Considerada uma centrista em questões sociais como o aborto e a homossexualidade, é partidária de reformas na economia, que incluem a flexibilização dos contratos de trabalho. Opõe-se à entrada da Turquia na União Europeia. Foi uma partidária da invasão do Iraque de 2003. O Merkel foi recebido do seu ex-marido Ulrich Merkel. Casou-se em seguida com o químico Joachim Sauer e não tem filhos.


Verónica Michelle Bachelet Jeria CONSIDERADA SOCIAL Santiago, 29-09-1951 é uma médica e política chilena.


Filha de Gen. viveu em bases da Força Aérea Chilena, e entre 62 e 63 nos US. Regressou, participando em grupos musicais e de teatro. Em 70, ingressa na Faculdade de Medicina e licencia-se cirurgiã pediatra. No começo do governo de Allende, ingressa na Juventude Socialista. Em 72, seu pai é indicado para um cargo, mas com o golpe de estado é detido por "traição", morrendo em 74. Ela é presa com a mãe (75) e torturada. Após 1 ano de reclusão, partem para Austrália, e depois Alemanha Oriental. Continuou os estudos em Medicina casando-se com Jorge Dávalos. Volta ao Chile em 79, retoma os estudos, formando-se em 82. Como médica foi rechaçada pelas autoridades, que levantaram razões políticas. Com bolsa do Col. Médico do Chile especializa-se em Pediatria e Saúde Pública. Incorporou-se à ONG PIDEE até 90, ajudando a filhos das vítimas do regime militar. Entre 94 e 97, exerceu funções como assessora do Minist. da Saúde. Em 96 entra num curso onde, devido ao seu desempenho e ao financiamento estatal, foi convidada a estudar em Washington. Em 98 trabalhou como assessora do Ministério da Defesa e em 2000 foi nomeada ministra da Saúde, com prazo de 3 meses para acabar com as listas de espera nos consultórios. Não alcançou este objetivo, mas conseguiu uma importante redução. Em 2002, em resultado de mudanças na composição do gabinete ministerial, Bachelet tornou-se a primeira mulher na história republicana do país a desempenhar o cargo de ministra da Defesa e devido a popularidade, tornou-se candidata às eleições presidenciais. Em 2006 obteve 53,5% dos votos, convertendo-se na primeira mulher presidente de seu país.

Dilma Roussef INDICADA PELO PRESIDENTE LULA PARA PRÓXIMA PRESIDENTE,
SUA FICHA FALA POR SI:
CONSIDERADA TERRORISTA E ASSALTANTE!!!! Lembre-se disso em 2010!


terça-feira, 30 de junho de 2009

EDUCAÇÃO - TRIBUTO ao CQC

Dizem que o humor, advindo da inteligência, é a dádiva divina que fez do homem o ser mais sábio da natureza. É a habilidade que o distingue dos outros animais, mais que o movimento do dedão, mais que andar ereto, etc....
Por outro lado, ainda no assunto humor, tem “aquela piada” da criação do mundo, quando Deus foi distribuindo dificuldades, catástrofes, agruras, etc., aos países, mas quando perguntado pelos motivos por querubins, Ele responde:
- É que nestes países vou colocar povos destemidos, determinados, corajosos, persistentes, que vão domar as agruras, sobrepor-se as catástrofes, vencer as dificuldades.
Feito isto, sobrou um belo pedaço de terra. Deus então olhou para aquele pedaço e sentenciou:
- Neste torrão, colocarei as praias mais belas, as mais verdes matas, água em abundância, todos os tipos de metais, preciosos e não preciosos, pedras..... e continuou despejando só coisas boas, ao que um querubim mais ousado pergunta:
- Mas Divindade, desculpe; porque tudo de ruim espalhado pelo mundo todo e este pedaço com tanta coisa boa?
Ao que Deus responde:
- Meu filho, em compensação vais ver a mer.. de povinho que vou colocar lá!!!!

Pois é, em matéria de humor, somos “um prato cheio”!
Mas o que tem isto a ver com Educação? Com CQC?
T U D O!
Hoje temos:
Pastelões de baixíssima qualidade, tipo “Zorra Total”, “Uma escolinha muito louca”, (cópias baratas do humor do Chico Anísio), “A praça é nossa”, (nossa!!!!! Que saudades do velho Nóbrega!), “A grande família” e “Toma lá, dá cá”, (Cópias baratíssimas da Família Trapo), . Aliás, não sei onde essa gente arruma TANTA besteira junta!
Se, ao invés de programas de humor que mais trazem tédio do que outra coisa, os canais de TV dessem mais espaço para este tipo de programa, que faz do humor NATURAL que é este país e este povo, uma ARMA contra a corrupção, os desmandos, as maracutaias, abrindo os olhos do povo, utilizando a sua própria linguagem, quem sabe abreviaríamos em alguns séculos o nosso tormento.
Há que se louvar a imprensa (TVs inclusas) que hoje dão ampla cobertura aos descalabros que, sempre ocorreram, mas que passavam em branco para a população. Penso que a continuar assim, dentro de 3 ou 4 séculos, seremos um país descente, com um povo esclarecido, votando em gente que realmente pense (primeiro) no bem estar da população e do país, ao invés de pensar no seu próprio bem estar e de seus apaniguados.

Entretanto, minha tese é de que, se existisse um CQC (com a mesma qualidade) em cada canal de TV (mesmo nas TVs a cabo), abreviaríamos em séculos o nosso caminho.

Pense nisso.
Se entender que é bom, inicie uma campanha mandando emails para a Globo, Record, SBT, etc......., “cobrando nosso direito de ter programas de humor, pelo menos, no mesmo nível do CQC”.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

EDUCAÇÃO e CONCEITOS....

SOMOS TODOS IGUAIS. SOMOS TODOS IGUAIS! .... SOMOS TODOS IGUAIS?
Temos a “tendência” de achar que DEVEMOS ser TODOS IGUAIS!
Desde os primórdios da pré escola, principalmente nas escolas não particulares, os professores (forjados nas faculdades públicas, aprendendo – e repetindo - que TODOS DEVEM SER IGUAIS), é impingida a idéia de que o ESFORÇO, vale tanto (ou mais) quanto o REAL CONHECIMENTO, pois TODOS DEVEM SER IGUAIS, CONHECER IGUAL, GANHAR IGUAL. (Será que os nossos políticos gostariam disso?)
- Coitadinho,... ele é meio burrinho, mas é tão esforçado!
- Coitadinho,... ele é tão DISCRIMINADO!!!!!
- Coitadinho,... ele é “de cor”!!!! (Como se fosse um DEFEITO DE FABRICAÇÃO)
Como os governos (municipais, estaduais e federal), têm necessidade de quantidade (em detrimento a qualidade), premia-se os despreparados.

Só para fazer uma comparação, no sistema americano, os professores são treinados para identificar aqueles que estão fora da média.
Para a “grande massa”, um estudo eficaz, mas direcionado para o que cada um é CAPAZ. Se John é capaz de ser mecânico, será mecânico. Nunca será um Engenheiro.
A diferença é que ambos serão respeitados, viverão bem, com todas as comodidades disponíveis, etc.

Na verdade, TODAS as religiões pregam: SOMOS ÚNICOS. Cada ser humano é ÚNICO, com suas características, boas e ruins (não gosto de falar qualidade e defeitos, pois o que é qualidade para um, pode ser um defeito para outro. Qualidade para uma sociedade, pode ser vista como um defeito numa outra. Defeito num certo momento, pode ser qualidade em outro).
E é exatamente essa individualidade que DEVE ser respeitada.

Ora, se TODAS as religiões, TODOS os Deuses ensinam que TODOS somos diferentes e, que exatamente essa diferença nos faz únicos, humanos, seres superiores, cada um com suas peculiaridades e capacidades, por que raios nossos educadores (educadores?) aprendem e repassam, sem questionamentos (quem sabe por este motivo nossos “ermanos” nos chamam de macaquitos!!!) essa balela de “SOMOS TODOS IGUAIS”?

Somos todos Únicos, diferentes, e por esse motivo, temos TODOS, o DIREITO de sermos tratados com educação, mas cada um segundo o seu merecimento. Não se quer dizer com isso que, uma pessoa rica deva ser tratada com mais educação que uma pessoa pobre.
Ambos têm que ser tratados com a MESMA educação.
Também a ambos DEVEM ser dadas as MESMAS OPORTUNIDADES.
Entretanto, se tratamos todos com a mesma educação, damos a todos as mesmas oportunidades e, se um fica rico e o outro pobre, um torna-se sábio e outro ladrão, não é culpa do governo, da sociedade, do sistema, da educação, dos professores, etc. É simplesmente uma característica da individualidade de cada um.

Ah, mas dirão os defensores dos “direitos humanos”!
O ladrão não pôde freqüentar as melhores escolas, foi submetido a uma parcela da sociedade que propiciou a sua marginalização....
Ah! Neste caso, falhou o governo, a sociedade, NÓS, etc...
Não demos as mesmas condições para este indivíduo.
Entretanto, os outros não podem pagar por esse erro. O cidadão honesto, cumpridor de seus deveres, pagante de seus (absurdamente altos) impostos, não pode ficar presos em suas casas, enquanto o “coitado”, que foi submetido aos rigores da vida e tornou-se um ladrão, fica “ livre, leve e solto” desfrutando das “igualdades” oferecidas pela nossa benevolente sociedade.

Não temos a menor intenção de encerrar o assunto, nem tampouco sermos donos da verdade. Ao contrário, só pretendemos que você comece a pensar.....

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O QUE É BOM, DURA POUCO! (Artigo especial para Catalanos).

É um velho ditado que aprendi com minha adorada mãe.
Estou há 11 anos em Catalão. Vindo de SP, muito bem recebido, querido por muitos e odiado por poucos, (graças a Deus) filho de pai industrial e comerciante (restaurantes, boite, bar, açougue, entre outras empresas), também com alguma experiência no ramo do comércio (barzinho, casa de batidas – caipirinha etc..., mercadinho, açougue, entre outros), sempre estive “ligado” no comércio da cidade, pois sempre tive muita vontade de proporcionar algo bom (no ramo do entretenimento e/ou alimentação) para retribuir o tanto que fui bem recebido.
Entretanto, apesar da cidade ter crescido muito nesses 10 anos, hábitos antigos não são fáceis de deixar, bem como hábitos novos (happy hour por ex.) não “pegam” facilmente e isso torna muito difícil investir dinheiro sem previsão de retorno.
Adicione-se a isto, o fato da (falta de) qualidade no atendimento. Lembro (horrorizado), numa das primeiras noites que passei em Catalão, quando fui comer no antigo Beto´s. Pedi uma porção de batatas e um suco. O suco chegou primeiro (ainda bem), com o copo sujo de baton. Sexta feira, casa cheia (penso que por não ter outra opção!). Olho para o copo e peço para o garçon “trocar de copo”. Muito espantado ele me pergunta o porque?
Explico que o copo está sujo de baton, ao que ele replica:
- Num vai adiantá porque a cisterna quebrou há 3 dias! Tá tudo assim......
Paguei e sai sem comer nem beber. O garçon “não entendeu o motivo!”
Só para mencionar, há ENORME diferença, por exemplo, entre um super mercado pequeno (Bretas) e um mercadinho que cresceu (São João). Um, foi planejado, construído, pessoal treinado, etc., para ser um Super Mercado. Outro, igual barraco de pobre, foi colocando um “puxadinho” aqui, outro ali, mas sem planejamento, sem atendimento, sem....... (melhor omitir).
Voltando ao entretenimento e não retornando até os áureos tempos do Beto´s, mas só para ficar no mais recente, vimos o Távolas iniciar “bombando”, e depois de alguns meses, ficar às moscas. Bom atendimento, bom ambiente, preço justo, mas......
Mais recentemente, o Carpe Dien. Bons pratos, capricho, preço justo, mas.....
Semana passada fui ao Bistrô DonaAnna. Local aconchegante, bem cuidado, de ótimo gosto. Menu muito bem escolhido, pratos muito bem decorados, como o ambiente, bom atendimento, bom gosto e (o que é mais importante) atenção aos detalhes (trocar toalhas na troca de clientes) e bom atendimento, além do preço justo, música suave (e de bom gosto).
Espero que Catalão já esteja pronto para esse tipo de estabelecimento e que este sobreviva, pois realmente merece. Só depende de nós.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aproveite a vida, Certo, ou Errado? Um pouco de Psicologia de “fundo de quintal” pra descontrair!

Em primeiro lugar quero dizer que penso não haver "certo e errado", nem “defeito ou qualidade”. Ambos dependem muito de quem, quando, onde, como e por que.
-Quem rouba uma galinha para matar a fome do filho, é ladrão, vai lotar mais ainda as cadeias. Quem rouba milhões (ou põe dólares na cueca), é amigo do presidente, está solto.
-Em Catalão, por ex., é feio se prostituir no meio da rua (interior do Brasil - subdesenvolvido). Em Amsterdam, é normal e dá trabalho (digno, com carteira assinada) para muitas "profissionais".
-Há alguns anos, mãe solteira (no Brasil) era considerada prostituta. Hoje aqui mesmo, é considerada Heroína. Como esses eu poderia escrever um livro de exemplos.
Por outro lado, desde a mais longa antiguidade, tudo o que é PROIBIDO, tende a ser considerado melhor. Quando crianças (portanto ingênuas), sempre gostamos do "mal feito". Isso é irremediavelmente recorrente no ser humano normal, portanto, não pode ser errado.
Então, fazer algo de errado, por exemplo, seria uma garota bonita, sexy, elegante, de bom papo, namorar (ou ficar, ou transar, etc), com um homem casado ou teoricamente impedido por qualquer motivo?
Depende: Uma vez que o mundo tem mais mulheres do que homem, Catalão tem mais mulheres do que o resto do mundo, muitos dos (ditos) homens, jogam água pra fora da bacia, muitos outros, cuidam melhor dos "cavalos da roça" do que das namoradas, esposas, etc (nada contra, algumas até gostam!!!), outros ainda, pertencem a categoria de "casados" (portanto segundo as mulheres - impedidos), quanto mais velho o homem (e portanto mais experiente e charmoso), mais mulheres estão a sua disposição, quanto mais velha a mulher (e portanto mais "baranga"), menos homens a querem; considerando tudo isso, penso que não!
Somando-se tudo, substraindo-se e tirando nove vezes fora, sobra o seguinte. Quanto mais tempo passa sem que a mulher aproveite a vida, menos tempo (e oportunidade) terá para fazê-lo.
Mas, desta vida, só levamos o que "experimentamos". As sensações, os momentos felizes. Krishnamurti, um filósofo contemporâneo hindu, escreveu que a nossa vida é feita de instantes. Temos poucos instantes infelizes, Pouquíssimos instantes felizes e enorme maioria de instantes neutros.
A arte de viver, segundo ele, estaria exatamente em tentar, sempre que possível, ter um instante feliz, ainda que seja somente UM instante, porque são esses instantes felizes que alimentam nossa alma e nos impulsionam a continuar.
Ao contrário, nós estamos sempre "esperando" algo acontecer, quando na verdade devemos FAZER as coisas acontecerem.
O Passado, mesmo há um segundo, já passou, não retornará NUNCA mais. O Futuro, ainda não chegou e, como não sabemos da nossa sorte, poderá nunca chegar. Um caminhão desgovernado na próxima esquina, um pequeno coágulo numa veia e, nosso Futuro jamais chegará.
Por este motivo Deus nos deu um Presente. Para ser vivido com intensidade, um instante de cada vez. Maravilhas acontecem a nossa volta todos os instantes, mas nós não vemos. O vôo de uma borboleta, uma criança brincando, a silhueta de um corpo de mulher num entardecer ensolarado num lago azul, etc...
Como disse o velho poeta: A vida é a Arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Eu concordo, mas adiciono: Melhor aproveitar cada instante, mesmo que de desencontro em desencontro, até se encontrar. E se o “grande encontro” não acontecer? Pelo menos aproveitamos o Presente! (Especial)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Como "NÃO FAZER!"

Após 30 anos militando em diversas indústrias, me vi chamado para outras plagas, trabalhando numa instituição de ensino.
Após 30 anos de muita aprendizagem de “como atender o cliente” e de muita frustração ao necessitar recrutar mão de obra especializada (ou qualificada), encontrei-me do lado da mesa ao qual poderia aliar as dificuldades vividas, a realidade de hoje e assim contribuir, uma vez conhecendo as dificuldades da empresa e sabendo das dificuldades da escola para a formação dessa mão de obra tão escassa e necessária.
Ledo engano. Minha felicidade durou pouco. (Dizem mesmo que felicidade de pobre dura pouco....)
Levei quase 15, dos 30 anos militando em diferentes departamentos ligados a qualidade para entender o que “realmente” uma norma de qualidade (uma ISO, por exemplo) significa, embora o Dr. E. Deming já falasse disso há mais de 60 anos, quando nem havia ISO!!!
Sabem qual o significado?
- Profundo respeito ao cliente. Simples assim. O cliente em primeiro lugar.
Depois de várias tentativas frustradas de implementar qualidade, sem sucesso, em vários locais diferentes, aprendi que para que se tenha Profundo respeito ao Cliente é necessário atender as necessidades DESTE CLIENTE e jamais as necessidades do auditor. Simples assim!!!!
Entretanto, não é o que ocorre nas empresas, ou pelo menos em muitas delas. Como é sabido, a escola está sempre (e isso não é pejorativo), vindo a reboque da indústria, que por sua própria natureza é de vanguarda.
Assim, ao desembarcar na escola, deparo-me com a implementação de um Sistema Gestor da Qualidade, o famigerado SGQ.
Muito bem, sabendo o que se passou na(s) indústria(s), das necessidades destas e das potencialidades de “cortar caminhos”, aprender com os erros, pensei ingenuamente:
- Agora vai!!!!!
Porém, esqueci de algo primordial. Sistemas, e sua implementação, envolvem pessoas e pessoas tem egos e egos, via de regra, são EGOístas, EGOcêntricos, tendentes a criar obras mirabolantes, complexas, engessadas, cheios de procedimentos, instruções, que atendem aos EGOs dos criadores e dos auditores, mas (infelizmente) desprezam os pobres dos clientes (no caso, alunos e empresas).
Para piorar, ouvindo a TV num desses dias, me sobressalto com uma notícia, dessas pequenas, sem muita ênfase, que ilustra bem o paternalismo assistencialista em que vivemos e que não tem levado a nada positivo, ou a tudo o que poderia levar.
Reforma na Lei do Estágio.
Para facilitar a obtenção do estágio, tão necessário a prática profissional?
Claro que não.
Para distribuir benesses aos apaniguados e (isto sim), dificultar a obtenção do mesmo pelos reles mortais.
Sempre com “boas intenções”, no intuito de “preservar” o estagiário, agora ele, que deveria “pagar” para ter a chance de fazer um estágio e aprender o que não lhe foi ensinado pela escola, tem direito a férias remuneradas, proporcionais, etc., etc.
Ora, que ingenuidade! Um antigo professor meu de marketing, em tom de brincadeira, chamava os estagiários de “vermes rastejantes”.
Explicando: pela total impossibilidade que existe hoje no sistema de ensino, de “reter” alunos, em qualquer serie, de qualquer escola, seja ela pública ou particular, está largamente demonstrado, por todos os índices e provas nacionais e internacionais, que nossas escolas formam semi-analfabetos, certificados, mas longe do que se poderia chamar de BASICAMENTE QUALIFICADOS.
Assim sendo, estagiários só importunam os funcionários, que na indústria (diferentemente das escolas e repartições públicas) têm metas e prazos a cumprir, bem como atrapalham o bom andamento dos processos, seja ele qual for, em que este pseudo-profissional for inserido.
Na verdade, o estagiário só atrapalha e é um completo estorvo para a empresa, que não só, tem zero de incentivo para acolhê-lo, como ainda tem despesas (não investimento, porque pouquíssimos poderão ser aproveitados), com transporte, alimentação, seguro, EPI’s, etc., etc., que dificilmente serão recuperadas.
As poucas (grandes) empresas, que apesar de todos estes inconvenientes ainda ofertam uma “bolsa auxílio”, são realmente dirigidas por almas abnegadas e altruístas e DEVERIAM ser incentivadas, mas ao contrário, acabam sendo mais penalizadas com a “nova” lei.
O resultado?
Pobres dos nossos desafortunados alunos que precisarem de estágios.........
VIVA A BURROCRACIA E A CEGUEIRA ESTATAL!!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Brincando com Números....... e com vidas!!!!!

Hoje (18-05-2009) recebi email de um professor de física baiano, indignado por ter descoberto que UM ÚNICO senador “vale” por 688 professores.
Lançou uma campanha! Troque um senador por 344 professores! Imagino que ele esteja sugerindo diminuir o número de senadores pela metade.
0052 Senadores;
0513 Deputados Federais;
1059 Deputados Estaduais;
0181 Diretores no Senado
0104 Diretores na Câmara dos Deputados
0067 Diretores no Palácio do Planalto
1924 Salários iguais ou maiores que o salário dos Srs. Senadores.

5560 Municípios; Número de Vereadores: cidades até 1 milhão de habitantes = 9 a 21; de 1 a 5 milhões de habitantes = 33 a 40 e acima de 5 milhões = 42 a 55.
51.784 Vereadores, mas como os salários dos Srs. Vereadores é bem mais modesto, vamos considerar que cada 3 vereadores equivalem a um dos nobres colegas deputados ou senadores.

Totalizando 19.185 Salários equivalentes a 688 professores.
Claro que tudo isso sem levamos em conta os Srs. Ministros, nem tampouco os “milhares” de apaniguados que cada um dos Srs. Senadores, Deputados, Diretores, Ministros, etc., podem contratar, sem concurso, etc....

Não teríamos escolas para colocar tantos professores, concordam?
Portanto, ainda que solidário ao ilustríssimo professor baiano, e considerando que um professor ganha tanto quanto um policial, um enfermeiro, sugiro que dividamos não por 2, mas por 3 o número de “Representantes do Povo” nas câmaras, assembléias, senado e troquemos não somente por professores (tão necessários a nossa combalida educação), mas também por policiais, enfermeiros, etc., não menos necessários para nossa precária saúde e a nossa depauperada segurança.

688 / 3 = 299 Senadores; 171 Deputados Federais; 353 Estaduais, 117 diretores no Senado, Câmara e Palácio (o que ainda é um exagero), e 17.261 vereadores espalhados pelos nosso 5560 municípios.
Com isso, poderíamos contratar: 2.487.655 Professores + 2.487.655 Policiais + 2.487.655 enfermeiras que, somadas aos mais de 5 milhões de empregos de prostituta (regularizado pela CBO 5198-05 Profissional do sexo: Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Trabalhador do sexo), proporcionariam, em meses, os 10 milhões de empregos que o Lula prometeu!
Não é uma ÓTIMA idéia?
É ótimo também que as pessoas comecem a perceber esses números, mas a única coisa que entristece é que o próprio professor (que se excluiu do contexto), admite que os (outros) professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e o governo finge que está tudo bem!
Será que se contratarmos mais 2 milhões de professores eles vão deixar de “enganar” os alunos?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Guarde este Nome!

“Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim”.

Sérgio Moraes (PTB-RS), relator do Conselho de Ética
Há 2 semanas li uma reportagem nas páginas amarelas de Veja, onde o deputado Michel Temer afirmava que o congresso não pode pagar pelo descaminho de ALGUNS (A,B ou C) poucos deputados........
Menos de uma semana depois e, temos TODO o abecedário envolvido... M de Michel Temer incluso.
No fundo, ele tem TODA a razão.
Temos a MAIOR democracia do mundo! Como tudo aqui nas paragens brasilguaias ( temos tudo ... Maior do Mundo!!!!). Mas alguém já se perguntou se, e somente se, por hipótese NÃO FOSSE OBRIGADO A VOTAR? Será que alguém iria lá perder o seu tempo? Tenho minhas dúvidas, mas acho que não. Nos Estados Unidos (esta sim, a maior democracia do mundo), NÃO é OBRIGADO a votar! Num país de 300 milhões de habitantes, comemoraram porque Obama teve 64 milhões de votos e Mc Cain, 56 milhões ( aprox. 30% da população) foi as urnas. Uma vitória da democracia. Nunca antes nesse país.... houve uma mobilização tão grande!
Entretanto, obrigado ou não, somos NÓS que colocamos ELES lá!
Mas QUEM são ELES?
Ora, ELES, somos NÓS!
ELES são os REPRESENTANTES do povo. ELES, são O POVO!
Não adianta espernear, dizer que VOCÊ não votou nele, votou em OUTRO, mas NÓS (O POVO), votamos. E o OUTRO, é tão ruim (ou mais) do que ELE!
Não adianta dizer que “brasileiro” não sabe votar (O Pelé que o diga). VOCÊ é brasileiro (ou se esqueceu disso?).
Claro que tem gente boa, mas mesmo os bons acabam se CONTAMINANDO. Veja o Gabeira, o Suplici......
Só me falta agora acharem algo do Cristovam Buarque.
Esse sim, é porreta. Cheio de (boas) idéias. Batalhador da EDUCAÇÃO, mas educação de verdade. Não esta que está aí, apresentando Quantidade ao invés de Qualidade.
Sabiam que ele disse que a única forma de melhorar a educação era OBRIGAR a todos os funcionários de todos os níveis de governo, deputados, vereadores, senadores, etc, a matricular seus filhos em escolas públicas.
Não pode? Fere os “direitos humanos”? Fere o direito ESCOLHA?
Não fere NADA!
Basta fazermos um “Movimento Popular” e mudarmos a constituição. Você sabia que o POVO pode MUDAR a Constituição?
Basta mover uma “Ação Popular” (Segundo Constituição Federal/88, no inciso LXXIII do art. 5º: ) (LEI Nº 4.717, DE 29 DE JUNHO DE 1965.)
“Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Trata-se de um remédio constitucional, o meio do qual se pode valer qualquer cidadão, que comparecendo perante o Estado-juiz, denunciando a existência de um ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.”
Entretanto, mudar a Constituição é mais fácil que mudar os Costumes! Será que QUEREMOS, mudar nossos costumes? Queremos que as coisas realmente sejam corretas, queremos acabar com o nosso popular "jeitinho”? Queremos perder a esperança de um dia também poder “mamar”?

Pois é. Se nossas respostas foram SIM, mão a obra! Vamos inserir um artigo na Constituição que, ao ESCOLHER ser eleito para algum cargo, ou ao ESCOLHER fazer um concurso para “mamar nas tetas do governo”, você estará se COMPROMETENDO a colocar seus filhos em escolas públicas, até por uma questão de ECONOMIA!

Outra regra que sugiro: Se nenhum candidato obtiver pelo menos 10% de votos, deverá ocorrer nova eleição e, os concorrentes NUNCA mais poderão concorrer a nenhum cargo público!

Outra: Todo postulante ao cargo de administrador (prefeito, governador, presidente, diretor, etc), DEVE passar por um teste prático de administração. Deve ser colocado frente a um computador e “jogar” num SIMULADOR (SimCity por exemplo), durante um certo período de tempo. Caso a cidade administrada, neste tempo, não atinja níveis razoáveis nos indicadores de performance, esse candidato a candidato será IMPEDIDO de concorrer.

Complete com suas sugestões e vamos nos MOBILIZAR. Quem empunha esta bandeira?

terça-feira, 5 de maio de 2009

AÇÃO; SUPER AÇÃO; SUPERAÇÃO!

É FENOMENAL a capacidade de SUPERAÇÃO do povo brasileiro.
Basta ver seu Ídolo SUPERAR uma adversidade (Roooooooonaldo!), para esquecer de tudo, da vida, dos impostos, das falcatruas da corja de “parlamentares” que assola o país.
Nosso suado dinheiro é usado para pagar passagens aéreas pra Europa, Estados Unidos, Japão, para namoradas, parentes, amigos dos “parlamentares”, milhões de reais “jogados na lata do lixo do mundo”, mas tudo bem...... Roonaaaaaaaaaldo (o fenômeno) marcou um gol........
O povo está atolado em dívidas, a crise vem piorar a situação, há desemprego, mas tudo bem....... o Curingão foi campeão, ô meo!!!!!
As empresas, antes sérias, se acostumaram às propinas para conseguir obras, todo mundo (parlamentar, amigo de parlamentar ou apadrinhado de parlamentar, claro), leva a sua parte em TODOS os negócios (ou serão negociatas), com NOSSO suado dinheiro, mas tudo bem.... O Mengão foi campeão, ô meo!!!!!
Já compararam o futebol ao circo romano. A única diferença é que lá, quem estava na arena lutava para continuar vivo. Hoje, nossos gladiadores modernos são coniventes com o sistema. Eles também se locupletam com a miséria do povo. Ganham milhões, ganham em Euros, deixam o país em busca de fama (mais fama) e dinheiro (mais dinheiro), enquanto o povo, come o pão que o “governo” amassou.

Não tenho nada pessoal contra Ronado, Ronaldinho (o gaúcho), Kaká, Keké ou Kiki, mas esses gladiadores da atualidade “enganam o povo” e ajudam os “parlamentares” a amealhar nosso rico dinheirinho.
Como? Coringão e Mengão foram campeões. Na câmara (deveria ser a de gás) os deputados bradam por justiça!
- Querem acabar com meu casamento? Como vou sair do MEU Estado (note que o Estado é Dele), para vir “trabalhar” (cof,cof,cof) os 3 (isso mesmo, três) dias semanais na Capital (Ilha da Fantasia), sem trazer minha mulher? Ela vai me abandonar!!!
Ora, senador (ou deputado, sei lá), no seu caso, seria até uma benção, mas como o Sr. mesmo dispensa esta benção (se livrar da mulher), faça como todo e qualquer trabalhador de qualquer país, (inclusive do Brasil), quando viaja a serviço e quer levar sua consorte; pague do seu bolso a passagem dela! Aliás, o Sr. ganha bem (entre outras coisas, já que trabalhar mesmo não trabalha), para isso.
Mas o Povão tá feliz...... deixa o “coitadinho” do deputado (ou será senador?) “tirar uma casquinha”!
- Quem sabe um dia eu chego lá a aproveito também! Ou quem sabe eu conheço um desses e ele me dá “uma boquinha” também!

A história de Superação dos brasileiros, e Ronaldo é um exemplo, pode e DEVE ser mostrada, cantada em prosa e verso. Nada contra.
Aliás, a história desse Ronaldo é uma bela história, mas..... e o povo com isso?
Aqui, infelizmente é que chego a terrível conclusão:
O povo, tem TUDO a ver com isso.
Foi o povo que elegeu os vereadores, deputados, senadores, presidentes, corruptos.
É o povo que vai, como gado, levar seu suado dinheirinho pra ver histórias de superação com Ronaldos nos campos do Brasil.
É o POVO que deixa as coisas como estão porque tem a Esperança de um dia conseguir mamar nas tetas do governo.....

Como eu disse antes.... não sei da verdade, não tenho a pretensão de ser dono dela.
Só quero fazer você “Pensar”!

terça-feira, 28 de abril de 2009

EDUCAÇÃO, JORNALISMO e QUALIDADE!

BARBARIDADE!

Jornalismo é (ou deveria ser) coisa séria.
Em certas cidades não é!
Um jornal local traz na sua edição do mês de abril, uma reportagem realmente importante: SMTC faz modificações no trânsito.
Em quatro parágrafos, a jornalista (jornalista?), conseguiu cometer 7 (sete) erros crassos de concordância... e gerúndio.....
- Será instalado dois femáforos....
... sendo um ( ) esquina com rua...... (onde foi parar o NA?)
... Cortando os caminho......
Um dos parágrafos não faz o menor sentido:
... explicou que para que haja a melhorias necessárias, (virgulas onde não precisa e faltando onde necessárias, concordâncias, etc... foram pro chapéu!) é necessário infelizmente pela quantidade de veículos no município não se pode mais circular de forma aleatória. (????????????)
Que belo parágrafo. Desde Camões até Monteiro Lobato viraram-se em suas covas!

E por aí vai.......
O jornal (jornal???), apresenta como responsável uma pessoa que tem um No. MTB – GO (números)JP.
Minha ignorância não tem o alcance necessário para saber o que significa o tal MTB. Numa pesquisa rápida na net, aparece algo relacionado com Sindicato de Jornalistas.
Se isso é uma verdade, se o órgão que representa a classe dos jornalistas deu algo parecido a uma licença para esta pessoa se intitular jornalista, fico com uma enorme pena de um Stephen Kanitz, de um Diogo Mainardi, e de tantos outros......
Aliás, não sei se tenho pena deles, ou do tal Sindicato GO!

Não sei se acontece em outras cidades ou se é uma peculiaridade desta, onde existem mais de 19 (dezenove), jornais. E todos seguem o mesmo diapasão.
Espertalhões, vagabundos, que mamam nas tetas dos políticos locais (usando nosso dinheiro) e vivem das doações (sim, porque não tendo nenhuma penetração, não surtem nenhum efeito de venda ou propaganda), de comerciantes desavisados ou que tenham o "rabo preso" com os tais políticos, ou algum parentesco com o “jornalista”, apoiado (aparentemente) por um número, oferecido pelo tal sindicato, que lhes permite afrontar a nobre profissão, maltratar a nossa (já tão maltratada) língua e tripudiar os cidadãos (medianamente) esclarecidos, com esses erros Transmontanos.

Assim é D+!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

VIVENCIANDO QUALIDADE

Indiscutivelmente estamos vivenciando a ERA da QUALIDADE.
Todos querem qualidade, procuram qualidade, cobram qualidade. Criaram-se órgãos específicos para garantir a qualidade (ISOs, etc), para reclamar a qualidade (Procons), que defendem o consumidor (defender-se quem está “apanhando”!!!), delegacias especiais e até fóruns especais para tratar de assuntos relativos a qualidade (ou a sua falta).
E alguém aqui (ou em qualquer outro lugar), pode ser contra isso? Contra esse movimento em favor da qualidade? Contra esse “furor” de cobrança por qualidade?
Em sã consciência, claro que não.
Empresas montam programas de qualidade, escolas propõem metas de qualidade, prestadoras de serviços fazem propaganda e marketing baseados na excelência da qualidade de seu atendimento.
De todos os cantos do mundo, aparecem os famosos “Sistemas de Qualidade”. Sistema GM de qualidade, propaganda, out-doors, revistas, rádio e televisão, e de repente, ouvimos no noticiário que o novo fenômeno de popularidade (e unanimidade) mundial, o Sr. Barack Hussein Obama (uma mistura de cristão, mouro e negro, fundido no cadinho da esperança da América do Norte – God Bless America), foi a público solicitar que o anterior (e mais impopular) presidente que a America teve (Sr. Bush filho), liberasse a miserável quantia de 25 bilhöes de dólares (sim, 25 bilhöes – de dólares), para SALVAR a GM, que até então era considerada a GIGANTE (tudo nos US é o maior do mundo – parece uma cidade que conheço – já ouviram falar na cidade de Itu em SP?).
Salvar? Mas como salvar uma empresa que é a maior do mundo, que tem um sistema de qualidade, etc., etc?????? Que produz os melhores (será mesmo?) veículos do mundo?
Mas não paramos por aqui. A Ford, (do velho Henry Ford, que Deus o tenha!), aquele que começou a revolução industrial, que introduziu a linha de montagem multiplicando por 500 a produtividade e sendo um exemplo para o mundo, também está à beira da banca rota.
E a 3ª. (das BIG 3), a Chrysler? Como anda? Pior que as duas irmãs maiores.
Como explicar essa FALTA de qualidade administrativa (sim, porque qualidade se apresenta em tudo), nos fornecedores, na logística, na produção, mas principalmente, na administração.
Se lá estas coisas acontecem, o que não acontecerá por aqui?
Uma das ferramentas de qualidade utilizada (e inventada) pelos japoneses se chama: a filosofia dos 5 S’s. Ou 5 Sensos.
Em português isso não faz muito sentido, mas mesmo assim usamos (ou copiamos, como macaquinho e papagaios), esses tais de 5 S’s. Na realidade hoje até já inventaram mais 2 Ss. Em outros lugares, inventaram mais 5!!!! Sr. Santos Dumont que se cuide.
Um dos Ss, é o que representa a LIMPEZA.
Todo mundo sabe que limpeza é essencial, certo? Alguém gostaria de tomar água num copo sujo de baton?
Pois é: uma das primeiras experiências minhas numa certa cidade, num certo bar da moda (aqueles em que toda a juventude vai, não porque é o melhor, mas porque está na moda e não tem outra opção), me serviu um copo, para cerveja, todo manchado de baton. Quando pedi para trocar (para espanto do garçon), ele alegou que não adiantaria, porque outro poderia estar até mais sujo.
Quando indignado perguntei o motivo, ele “candidamente” me respondeu:
- Porque estamos sem água. A cisterna está com problemas há uns 3 dias!!!!!!

Mas voltando ao Senso de Limpeza e as coisas que acontecem lá e aqui, gostaria de propor uma questão.
Existe uma corrente na educação que diz: O que ouço, esqueço; o que vejo, me lembro e o que faço, aprendo.
Vejamos:
(Deveria aparecer a foto de uma feira do Brasil, mas não consegui colocar)
FEIRA NO BRASIL - SÓ SUJEIRA, PAPEL NO CHÃO, COPINHOS, FRUTAS, VERDURAS PODRES, ETC...
(Idem para uma feira nos Estados Unidos)
FEIRA NOS US! A IMAGEM DA LIMPEZA!
Reflexão sobre o assunto.
Porque, a deles é limpa? Tem gente limpando o tempo todo? Limparam porque íamos tirar foto? Uma tava no começo e outra no fim? Americano é MELHOR que brasileiro?
Não tem gente limpando o tempo todo, não limparam para tirarmos fotos, ambas são assim desde o início até o fim e americano NÃO é melhor que brasileiro. Ao contrário, somos melhores.....
Mas então, se nós somos melhores (em quase tudo), porque convivemos com essa sujeira?
1º. – Eles sabem que NÃO sujar é melhor que LIMPAR.
2º. – Eles aprendem isso DESDE crianças, em casa e nas escolas.
3º. – Eles têm CERTEZA, que se sujarem, vão pagar MULTA (Dói no bolso!!!)
Pelo mesmo motivo, aqui ocorrem tantos casos de corrupção, em todos os níveis.
Lá fora não há casos de corrupção? Claro que há, mas em número infinitamente menor. Aqui, até o lixeiro, sem desmerecer a profissão, mas somente para exemplificar uma profissão que mexe com lixo, (lembrar o caso do lixo em Ribeirão Preto quando o Sr. Palocci era o prefeito da cidade) se puder, corrompe-se ou é corrompido.
Qual o motivo?
No meu entender existem dois grandes motivos:
1- O sintoma, que é a impunidade. Se ninguém é punido, todo mundo pode tirar uma lasquinha. Lei do Gerson.
Quem aqui conheceu (ou ouviu falar do Gerson – canhotinha de ouro da seleção de 1970, tri-campeã mundial de futebol?)
2- A CAUSA: Falta de EDUCAÇÃO. (Dr. E. Deming)
Viva o Ex-ministro Cristovam Buarque de Olanda.
Mas o que tudo isso tem a ver com Qualidade?
Só busca qualidade, clama por qualidade, avalia o VALOR da qualidade, quem tem QUALIDADE de VIDA e qualidade de vida só ocorre com: EDUCAÇÃO!
Infelizmente, o Brasil está hoje (como diz a música) há léguas, muitas léguas, de oferecer uma educação Razoável.
Estamos (em todos os níveis; os testes nacionais e internacionais não nos deixam dúvidas), na era da Quantidade e não da Qualidade de ensino e de educação.
Na era do: Me engana que eu gosto, onde professor finge que ensina aluno que finge que aprende.
Resultado desta conta de faz-de-conta? Quando o aluno, “certificado” chaga pra procurar emprego, não consegue desempenhar e, se não consegue desempenhar, não arruma emprego. Daí as empresas clamam:
- Não há gente Qualificada!
Os alunos clamam!
Tenho um “monte” de certificados, das “MELHORES” escolas, normais e técnicas, mas não consigo emprego, porque?????
Alguém arrisca uma resposta?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PRODUTIVIDADE É ISSO! É ISSO? Ou é ISO????

TPS - Sistema Toyota de Produção, Kambam, JIT, etc...... são palavras pouco comuns ao leitor normal, mas bem conhecidas dos que trabalham em indústrias (boas indústrias), que correm buscando PRODUTIVIDADE.
Produtividade garante competitividade e esta garante emprego e permanência no mercado. Satisfação do cliente.
Empresas buscam incansavelmente a Produtividade: fazer mais com menos, mantendo a qualidade e a satisfação do cliente.
Por outro lado, penso que todos já ouviram falar no “custo Brasil”. Uma coisa que todos falam, mas poucos se dão conta do que é.
Pois bem, vamos tentar demonstrar o que é o tal “custo Brasil”, na prática e para isso vamos buscar no dia-a-dia um exemplo.
Bancos são instituições que deveriam nos auxiliar, guardando o dinheiro de quem tem de sobra e emprestando esse dinheiro para outros que precisam, cobrando para isso uma taxa, popularmente conhecida como “juros”. Com esses juros (na verdade o custo do dinheiro), os bancos deveriam pagar seus custos, empregados e, como nós somos os clientes, nos atender bem, satisfazendo nossas necessidades.
Devido a estabilidade, os bancos acostumados a ter lucros extraordinários, começaram a vender “serviços” aos “clientes”. No momento de vender, como todo vendedor, mil maravilhas.
- Previdência privada – não confie na previdência oficial, faça uma previdência privada e GARANTA o seu futuro. Tudo simples, fácil, maaaaaravilhooooso!
Entretanto, você leu o contrato nas suas entrelinhas????
Penso que não. Ninguém tem paciência para ler, né?
Pois é. Deveria.

Dia 26-10-2008. Banco do Brasil. Agência 331-5 (Catalão – GO). 10:20hs.
A cliente dá entrada e retira uma “senha” para o ATENDIMENTO PERSONALIZADO.
Senha No. 335.
Sobe as escadas e senta (atendimento personalizado!!!!). Olha para o painel de senhas: No. P313. 3 atendentes.
Calcula: 335 – 313 = 22. Dividido por 3 atendentes, 7 para cada atendente. 8 minutos cada, 55 minutos de espera!!!
- Ufa..... 55 minutos para resgatar um dinheiro que é seu??????
Ledo engano;
Um dos atendentes, após 40 minutos, ainda estava atendendo O MESMO cliente. (Atendimento personalizado virou sinônimo de atendimento demorado.)
Os outros dois, atenderam 2 clientes cada.
- Ufa! Pelo menos (acho que por causa da demora), a cada 3 clientes chamados, 2 já não estavam mais lá!!!!!
Depois de quase uma hora, o atendente finalmente acaba de atender o tal cliente. Quase UM HORA depois?????
- Bom, mas agora ele atende mais gente.
Ledo engano;
Um cliente que já estava há quase 20 minutos sendo atendido por um dos dois outros atendentes, é encaminhado ao atendente de uma hora!!!!!
Mais 10 ou 15 minutos o cliente encaminhado sai da mesa de atendimento e é encaminhado ao caixa.
- Legal, agora ele atende mais gente.
Ledo engano;
Ele avisa ao atendente que atendia anteriormente que, após a ida ao caixa, retornará a mesa, mas que ele estaria saindo para o almoço.
Ficam 2 atendentes.
Este cliente volta a mesa, volta novamente ao caixa e volta a mesa novamente. 3 vezes!!!!
Após duas horas, faltam ainda 3 pessoas antes de nossa desafortunada cliente que quer recuperar o dinheiro que, só para lembrar, É SEU.
2 horas e 20 minutos depois, finalmente a senha 335 é chamada.
Nossa cliente senta e diz o que quer.
Resgatar o dinheiro que é seu no plano de aposentadoria.
O atendente informa que o “procedimento” é o seguinte:
Ele (atendente) liga para uma central (0800) e ela (a cliente) fala com quem atender.
Ele liga. Não consegue. Depois de 3 ou 4 minutos tocando, sem ninguém atender, a ligação cai.
Ele liga para outro 0800.
Atendeu! VIVA!
Pede pra ela digitar a senha da conta.
Ela digita.
Pede pra ela falar com o atendente.
Ela fala, explica, diz o que quer, e recebe a notícia. O telefone era aquele que não atendeu. Depois de 6 ou 7 minutos de ligação, tem que ligar de novo. Pro fone que não havia atendido. O primeiro!!!!
O atendente, paciente, liga de novo. Após várias tentativa, aproximadamente 10 minutos após, desta vez atende.
Digita a senha.....
Fala com o atendente.......
- Qual o MOTIVO que a Sra. quer retirar SEU dinheiro?
Ora, se o dinheiro é dela, não é necessário motivo. Basta QUERER.
Não, para o banco não basta. Para depositar seu dinheiro é MUITO fácil, mas sacar????? Por que?
Mais 7 ou 8 minutos para convencer o funcionário”, que ela está REALMENTE certa de que quer resgatar SEU dinheiro.
Mais alguns minutos e ela recebe um número referente ao atendimento.
Em 5 dias úteis o dinheiro FINALMENTE estará na sua conta.
- Preciso retornar ao atendente do banco?
- Não, obrigado. Desliga.
Resumo: Após esperar por mais de 2 horas na fila, perder quase mais uma hora com o atendente da mesa (impedindo outros clientes de serem atendidos), ambos atônitos descobriram que bastava ela ter ligado de casa mesmo para o tal 0800!!!!!!!
Resultado: Cliente satisfeito???
Óbvio que NÃO.

Ok, mas agora vamos a algumas comparações.
Haviam 22 clientes a serem atendidos as 10;20hs.
Pelo menos 10 desistiram. Sobraram 12.
Para 3 atendentes, após 3hs (180 minutos), os 12 haviam sido atendidos.
Uma FABULOSA média de 15 min. por atendimento, sendo 3 clientes por atendente, ou seja, UM atendimento por hora, por atendente.
Mas descontando o atendente que, neste período atendeu só 2 clientes!!!!!!!

Bom, vejamos aqui na mesma região, uma comparação com a PRODUTIVIDADE em uma indústria.
Na Mitsubishi, faz-se um veículo a cada 8 minutos, longe da maior produtividade das indústrias automobilísticas em outras regiões (que é MUITO maior), mas mesmo assim, um bom grau de produtividade, se levarmos em conta a pouca mecanização do processo produtivo da Mitsubishi.
Em 180 minutos, a Mitsubishi produz, 23 veículos.
Cada um, custa em média 50 mil reais.
Produtividade = 23 x 50.000,00 = R$ 1.150.000,00 (riqueza produzida no período)
Se dividirmos esse valor pelo número de atendimentos do BB, teremos:
1.150.000,00 / 12 = R$ 95.833,00 por atendimento.

Com certeza o atendimento MAIS CARO DO MUNDO.
Este é um exemplo cotidiano do “custo Brasil”.

Entenderam?

TRIBUTO ao POETA!

A VIDA É A ARTE DO ENCONTRO,
EMBORA HAJA TANTO DESENCONTRO PELA VIDA!